[Resenha] O Sonho de Eva - Chico Anes

    
     Fico satisfeito quando vejo os livros nacionais ganhando espaço nas nossas prateleiras. Eu mesmo estou aprendendo a apreciar a boa escrita brasileira. Sempre tive a impressão de que nunca mais teríamos bons livros como os clássicos de José de Alencar.  A fim de vencer essa trave mental, decidi me dedicar mais aos livros de novos autores brasileiros, e fiquei feliz com o resultado, quando terminei de ler O Sonho de Eva.



Livro: O Sonho de Eva
Autor: Chico Anes
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304


Dormir
                 Pode    
  Ser
                      Um
   Jogo
                    Perigoso!




      Dra. Eva Abelar era conhecida por sua perícia em sonhos lúcidos, a capacidade em viver os sonhos de forma consciente, talento esse aprendido com o seu pai, Dr. Hermes. Suas pesquisas estavam avançando, e o mundo em breve daria o mesmo falor à doutora assim como valorizaram seu pai. Mas ela não sabia que mentes fora do corpo docente da faculdade estavam interessadas em seus avanços, tampouco que esse interesse colocaria em xeque o livre-arbítrio de toda a humanidade.
     Mãe de uma criança autista, Joachim, e amiga do Dr. Alec, parte importante de seu passado amoroso, Eva Abelar tentava conciliar seu trabalho com sua vida pessoal. Sua irmã, Anna, era um espírito livre, sem impedimentos. Era uma pequena equipe unida, sem grandes reviravoltas no dia-a-dia. Mas o andar da carruagem mudou sua rota bruscamente, prometendo uma turbulência que marcaria a vida de Eva para sempre. 
     Com o suposto suicídio de Anna e o desaparecimento do pequeno Joachim, a doutora perita em sonhos lúcidos se vê metida numa conspiração perigosa, e as pistas apontavam para a Yume, uma corporação chinesa envolvida num novo brinquedo, o DreamGame, um jogo em que seus usuários poderiam jogar video-games nos próprios sonhos. Com o aparecimento de um indiano suspeito e um curioso recrutamento de experts pela Yume, Eva se vê obrigada a entrar de cabeça nesse jogo mortal, tudo para encontrar seu menino e vingar a morte de sua irmã. Mas Eva nunca pensou que o perigo fosse maior do que realmente aparentava. Nessa insana viagem até o ventre do solo chinês, Eva vai revelar os mistérios sombrios que se escondem nos corredores de sua mente, e sentir o hálito quente do desespero, bem de perto.

     Ficção Científica Nacional! É como misturar queijo com goiabada! A narrativa criada por Chico Anes é incrível! Comparando essa obra com os livros que li esse ano, poucos tiveram o grau de refinamento criado em O Sonho de Eva (esse é o terceiro que me ganha pela forma de conduzir a leitura). O autor usa figuras de linguagens próprias, sem o clichê comum de tantas outras narrativas que abusam das metáforas sem valorizar a originalidade. A narração do Chico, em si, é um turbilhão de sensações, provocando o leitor a imaginar-se num sonho, como se as próprias palavras formassem um universo onírico, dispensando imagens. As personagens foram as que me deixaram um pouco deslocados. Embora o autor tenha a receita de bolo certa pra dar forma às personagens, elas não tinham o traço brasileiro que eu esperava. Por se tratar de literatura nacional, achei as personalidades bem americanizadas, mas não pense que isso prejudica a qualidade da leitura.
     Mais pontos positivos atribuídos pela originalidade. Em algum momento da leitura suspeitei que fosse ter alguma conexão com o filme A Origem, mas me enganei. A trama criada por Chico Anes segue um caminho bem diferente, e isso fica evidente depois de quatro capítulos. O grande trunfo da história está na relação de Eva com o filho, um aspecto curioso da história, pois no início o pequeno Joachim apenas existe nas queixas desesperadas da mãe, e só no desenrolar que a criança toma forma como personagem. Acompanhar essa aventura nos deixa sem ar, mas basta dar uma pausa, sonhar um pouco e voltar pra leitura xD.

     Uma leitura que vale muito a pena. Indico pra quem curte o gênero e, pra quem não gosta, O Sonho de Eva vai mudar sua opinião =)

Boa leitura a todos! Fiquem na Paz!



2 inspirações:

  1. Parabéns pela resenha Pedro! Estou ansiosa para ler O Sonho de Eva! Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro!
    Eu já havia lido resenhas desse livro,mas confesso que a sua é a melhor e mais completa que tive a oportunidade de ler.
    Grande Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos