Resenha - Garota Replay, de Tammy Luciano

Olá, amigos leitores!

     Hoje é um dia em que o romance teen vai invadir o nosso blog pra mostrar sua faceta que, confesso, era um completo mistério pra mim. Garota Replay, o mais novo sucesso de Tammy Luciano, é um chicklit com um estilo bem pessoal.Como eu gosto de desbravar mares desconhecidos, decidi ousar um pouco mais nessa leitura.





 
~~***~~

Título: Garota Replay
Autora: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
Páginas: 144

~~***~~








     Thizi era uma garota com inseguranças demais, orientação de menos e um namorado suficientemente problemárico para complicar a vida da nossa protagonista. Como se não bastasse, um acidente acabaria por transformar sua vida num verdadeiro drama. Com a vida sem rédeas e pais ausentes, Thizi vai descobrir coisas sobre si mesma, coisas que nem mesmo ela sabia.
   
     A historia de Tammy foi a minha primeira leitura do gênero chicklit, de fato. Antes de começar a deixar minhas impressões, preciso dizer que a opinião de um homem pode não ser exatamente o que as leitoras estão esperando. Não, eu não vou destroçar a história, mesmo porque não há nada que precise ser destroçado aqui. Tammy Luciano, ao meu ver, soube desenvolver sua história com bastante profundidade, criando uma personagem de traços marcantes.
     Thizi, a protagonista, estava com problemas em seu relacionamento. O namorado era um oridinário que corneava a jovem sem nem hesitar, e ela, por sua vez, era apaixonada demais para se tocar, ou mesmou dar ouvidos ao que todos diziam. Até que um dia seu relacionamento foi destruído por Tito, seu melhor amigo, que precisou coletar uma prova material sobre a traição do namorado infiel. O caso rendeu briga, rompimento e indisposição entre os amigos, e Thizi se viu perdida.
     As coisas não melhoraram quando ela foi a uma festa. Lá estava ela. Não ela, em si mesma. Mas ela, fora, ela outra. Uma outra Thizi, muito mais bem produzida, curtindo a balada. O choque foi iminente. Quem era ela, e por que se parecia tanto com Thizi? A pergunta era um grande mistério (que, acreditem, terá uma resolução surpreendente no final).
     Dizer mais sobre Garota Replay é entregar o ouro. Não pretendo dizer muito mais sobre o enredo em si, mas vou dizer o que senti quando li a obra da Tammy.
     Uma coisa que eu gosto demais é a estruturação de personagens. Enquanto Thizi foi uma personalidade de profundidade, com acabamentos e arestas muito bem aparadas, outras não foram igualmente exploradas. Talvez se deva ao fato de eu gostar de leituras na terceira pessoa, mas estar muito tempo dentro da cabeça de Thizi ouvindo seus pensamentos, deixou a leitura um pouco monótona em alguns pontos, e isso não me deu a oportunidade de me aproximar das outras figuras que compunham a trama. Talvez seja o fato de haver poucas falas, os diálogos eram curtos e não permitia que nada além da visão da Thizi fosse observada.
     Mas Tammy sabe usar as palavras, e muito bem, obrigado. Com ou sem diálogos, ela criou metáforas singulares em sua obra, nada do tipo "o amor constrói pontes" e esses clichês parafraseados, mas bem mais interessantes e profundas. O universo de uma jovem no mundo contemporâneo pode ser resumido, em boa parte, no dia-a-dia da Thizi. Vivendo baseada no que as pessoas diriam nas redes sociais, frequentando os lugares mais badalados da cidade, tento crises existenciais e amando, secretamente, seu melhor amigo. Toda garota tem pelo menos um desses pontos em comum com a protagonista, o que torna a história criada por Tammy cativante.  Com uma personagem humana e cheia de falhas, Garota Replay pode ser um encontro divertido para vocês, leitoras, que gostariam de uma terapia de choque. Se não entendeu o que eu quis dizer, leia. As respostas vão te surpreender.

Um trecho do livro que pode nos ensinar um bocado:

" - Porque às vezes a gente precisa se cutucar, acordar pro mundo. Nem todos têm coragem para dizer: que porcaria você está fazendo com a sua vida? "(página 75)


Curtam uma boa leitura ao lado de Tammy e sua carismática Thizi.
Fiquem todos na paz, e se cuidem! xD
    

5 inspirações:

  1. Fico muito feliz de saber que curtiu Garota Replay! Obrigada pelas palavras e análise super bacana. Sucesso para o seu Blog!
    Bjinhos. Tammy
    www.tammyluciano.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedroo!

    Há quanto tempoooooo rs rs.... lembra-se de mim? Samanta? De "O Pássaro"???? rs


    Adorei a resenha que escreveu sobre Garota Replay! Já li algumas escritas por mulheres, e foi interessante ver o ponto de vista masculino dessa leitura!! Parece ser um livro bem rápido e que faz com que nos coloquemos no lugar da personagem várias vezes...... só esse quote que você escreveu, no final, já me fez olhar pra mim e pensar "Oh, oh... e não é que é, mesmo?" rs

    Parabéns pela sinceridade e objetividade ao escrever a resenha! Estou muito curiosa para ler Garota Replay :)


    Abraço!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro

    ResponderExcluir
  3. Oie Pedro
    que resenha hein amigo.
    Eu não curti muito ficar na cabeça da Thizi, e acho que o que mais me incomodou foi o fato da personalidade dos outros personagens, especialmente do Tito, não ter sido melhor explorada.
    Mas foi uma leitura boa..
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro! Lembra de mim ainda? Tem muito tempo que não passo por aqui, ein? Mas hoje encontrei seu blog e aqui estou eu. :)
    Olha, a sua resenha foi uma que mostrou mais os pontos positivos do livro que eu li nos últimos tempos. Mesmo! Muita gente me falou que o livro é tão chato, que eu acabei adiando a leitura e até agora nada.
    Mas espero ler em breve!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  5. Como sempre, uma resenha perfeita!
    Eu adorei o livro da Tammy justamente por ela nos fazer pensar ao mesmo tempo em que nos diverte com a vida da Thizi e a descoberta da sua Replay!
    Parabéns Pedrinho!
    Senti sua falta por aqui!
    Beijos,
    Nica

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos