[Resenha] - Paperboy, de Pete Dexter

Alô, amigos Inspirados! 
      Nessa semana de Aniversário do Blog Inspirados, trago até vocês a resenha de um livro incrível que nos foi dado pela editora Novo Conceito, uma parceria que merece ser celebrada nessa data tão especial. Por isso, antes de mais nada, obrigado NC! Essa resenha é dedicada especialmente a mais um ano como parceiros! Vamos lá!
     Paperboy foi minha primeira experiência com romances góticos declarados. E, depois de pensar muito e analisar sobre o que dizer, percebi que a obra de Pete Dexter só me deixou boas impressões.




Título: Paperboy
Autor: Pete Dexter
Editora: Novo Conceito
333 páginas2013


     Jack e Ward James são dois irmãos muito diferentes - especialmente aos olhos de seu pai. Enquanto o primeiro é um completo desastre, expulso da faculdade e sem nenhuma perspectiva além e entregar jornais, o outro é, além e mais velho, mais responsável e ambicioso. Jack é um garotão sem futuro traçado, e Ward é um jornalista que corre atrás de suas histórias com unhas e dentes.
     Suas vidas se cruzam com Charlotte, uma mulher apaixonada por homens no corredor da morte, o próprio assasino Hillary Van Wetter, e um jornalista de caráter muito duvidoso, Yardley Acheman. Nessa conturbada relação, eles se comprometem a provar a suposta inocência de Van Wetter, acusado de matar o xerife local. E, a cada passo em busca de respostas, a história se mostra uma verdadeira areia movediça. E não é só porque ela esconde vários segredos ao longo das páginas... É porque ela te engole, e você não consegue mais abandonar o livro até que ele termine.

     Quando encarei a narrativa de Pete Dexter, transformada na voz de Jack James, percebi que alguns personagens podem ser tão complexos que, mesmo depois de terminarmos um livro, não conseguimos desvendá-los. Foi o caso de Ward, o irmão mais velho e respeitado jornalista, ou de Charlotte, o tipo de garota que sustenta o jargão "ninguém entende as mulheres". 
     A história começa muito bem, trazendo toda a sua carga obscura. Uma das poucas coisas que temos hoje em dia são livros que fisgam o leitor logo na primeira página. Muitos livros que li esse ano foram do tipo "cara, insiste mais um pouco que a história melhora". com Paperboy, ninguém precisou me dizer isso e, se tivesse dito, eu nem teria prestado atenção, estava ocupado demais, imerso no livro. E quando os personagens são apresentados ao leitor, é como se uma conexão surgisse, e foi o que aconteceu. 
     A trama tem uma estrutura bem feita e, embora pareça que o foco seja desvendar o crime, o núcleo de toda a história está muito mais voltada para as angústias internas que cada personagem carrega. A maneira como Dexter nos apresenta cada uma delas nos faz pensar de onde ele tirou os ingredientes para uma história tão corrosiva e envolvente, tudo numa mesma porção. 
   
***

     Pra quem ainda não sabe, o livro inspirou o filme de mesmo nome (por isso a capa). Jack James, a voz narrativa, é estrelada por Zack Affron e o irmão Ward é encarnado por Matthew McConaughey. Eu sei que, para muitos, o eterno ator teen de musicais da Disney pode estragar a imagem que o livro tenta trazer, e ainda estou pensando se arrisco assistir, afinal, o livro deixa uma marca muito forte no leitor. Em todo caso, temos Nicole Kidman interpretando a voluptuosa Charlotte.


     O diretor é Lee Daniels, o mesmo que dirigiu o filme "Preciosa" - filme que tem uma pegada completamente diferente de Paperboy, daí mais uma de minhas inseguranças. Mas pretendo curtir a sensação deixada pelo livro mais um tempo. Quem sabe, depois disso, eu não volto aqui pra falar do filme? =)

É isso, pessoal, tenham uma excelente leitura!
Fiquem na Paz! 


4 inspirações:

  1. Oi Pedro tudo bem?
    Este livro foi um dos melhores que li até o momento. Curti muito o livro e o filme - aliás, assista o filme, ele é bem interessante e complexo como o livro.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro!
    Tenho alguns receios em relação ao filme. Primeira resenha que leio sobre o livro e gostei! Gosto de tramas bem estruturadas, Cada vez mais. :)

    Beijos!

    Lu

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro, beleza?!
    Não havia lido nenhuma resenha sobre esse livro apesar de já ter o visto em algumas livrarias. Eu sou bem eclético e bem aberto a novas leituras. Nunca li nada desse gênero, mas fiquei com uma vontade tremenda de ler! Parece ser incrível e eu lerei, antes de ver o filme! rs

    Muito massa o aniversário do blog! As editoras são grandiosas e contribuem muito para o crescimento de nossos blogs! Sou parceiro da iD e amo muito o carinho dela com os parceiros! haha enfim!!

    Abraçãao aí, e até a próxima :D
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Será uma das próximas leituras, gostei muito do review, não fazia ideia que o livro era "tenso" e complexo, inclusive tive que reler a sinopse pra entender só por causa dos nomes kkkkk lerdeza mode on. Irei sem expectativas, mas agora ~~por dentro~~ da trama depois daqui.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos