Dica de Leitura #5

Que tal, moçada?
Cá estou para apresentar a vocês um livro genial. Li de segunda para terça e, não é porque sou um devorador de livros, mas porque ele é pequeno e, melhor, seu tamanho não condiz nenhum um pouco com a sua qualidade xD

Rápido, de fácil leitura, mas uma porta imensa para o curioso, excêntrico e igualmente engenhoso. A Menina Com A Lagartixa, há muito, estava em minha meta de leitura, mas sempre aconteciam coisas (aquelas que nunca sabemos explicar e, ainda assim, são um motivo convincente para nos provocar o adiamento de alguma coisa) que me impediam de ler.
Um dia, eu todo serelepe na biblioteca, vislumbrei a fina capa preta do livro escrito por Bernhard Schlink. Não pude deixar de locar. Não deu outra. Minhas expectativas não me desapontaram, fiquei satisfeito e, melhor, é uma leitura rápida, com um incrível cento de página que pode acrescer em muito o senso crítico literário.
Mas, afinal, ninguém tá nem aí pra isso, querem mesmo é saber do que se trata essa belezinha, certo? Então vamos ao livro, que é o que interessa nessa bagaça xD

A Menina Com A Lagartixa - Bernhard Schlink

Uma família rica cheia de mistérios, um casal de relacionamento conturbado e um menino de nove anos que cresceu em meio a segredos e demasiada privacidade. Isolado das outras crianças, por ser diferente das demais, e ainda com pais que preferiam manter certa distância de tudo (inclusive do filho), o pequeno solitário acabou desenvolvendo um apreço incomum por um quadro de seu pai, uma obra curiosa de uma menina e uma lagartixa na praia. A obra era alvo de ressentimentos da mãe, que sempre acusara a menina na fotografia de ser judia, e fonte de um interesse indizível guardado pelo pai.
O menino cresce e, com ele, cresce sua fissura pela menina e sua lagartixa (por favor, pessoa, leiam essa frase com a maior das inocências, ok? xD). Sua vida mudou drasticamente. De uma grande mansão e jantares bem freqüentados, passou a viver num apartamento alugado no subúrbio  depois que o pai abandonou, misteriosamente, a profissão de juiz para ser corretor. E, a cada dia corrido, o menino sentia que os segredos que assombravam sua vida estavam amarrados ao quadro, o centro do seu mundo onde, sem perceber, passou a orbitar ao redor.
Quando, finalmente, o menino se vê homem, herda o quadro e, num desejo ainda maior, percebe-se tendo um íntimo relacionamento com a menina no quadro. Conversava com ela, contava-lhe assuntos corriqueiros e odiava-a quando era ela a fonte de suas aflições. Numa história envolvendo a proteção de judeus, a guerra e uma mãe violada, o menino irá chegar ao clímax de sua resolução e, num ato surpreendente, ele dará cabo de todos os mistérios.
A Menina Com A Lagartixa traz para o leitor uma sensação de estar sendo enganado, assim como era enganada a criança e, numa súbita necessidade, passamos a correr ao lado do rapaz em busca de respostas. A menina e a lagartixa são tão envolventes que, só agora - escrevendo a resenha - pude perceber que em momento algum o autor cita dá nome ao jovem ou à sua família. Apenas um nome, René Dalmann, é citado.

Se você já leu “O Leitor”, “A volta para casa” e “O Outro”, então conhece a qualidade com que Schlink imprimi suas obras. Moçada, sugiro que leiam, um simples e rápido prazer como esse não irá comprometer o nosso mundo fantástico, certo?
Aproveitem a leitura, e curtam a obra maravilhosa que é A Menina Com A Lagartixa!
Fiquem na Paz!

6 inspirações:

  1. Nossa, adorei a história. Deve ser muuito boa! haha Vou tentar achar pra ler, abraço.

    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A sua resenha me cativou, fiquei impressionada, e agora vou tentar achar esse livro e ler o mais rápido que eu puder.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  3. Seguindo o blog.. gostei muito do seu cantinho !!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro, vim através do seu recado no skoob, já estou seguindo, amei seu blog (o gatinho preto me conquistou...kkk)
    nunca tinha ouvido falar desse livro,mas me parece ser bem interessante.
    Aproveito para fazer aquela propaganda básica do meu blog: www.mybooklit.blogspot.com
    visite e se gostar siga e faça uma blogueira feliz :)
    bjos

    Jack

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais da resenha e do modo como me cativou a ler o livro =)
    Lá vou eu agora percorrer as bibliotecas atrás de um exemplar.. Huahuha

    ResponderExcluir
  6. Li O Leitor e adorei (hoje vale dizer que é muito mais sexy que Cinquenta Tons de cinza, haha). Mas nunca mais li nada do autor e nem conhecia outros títulos. Juro que mesmo depois de ler O Leitor li a frase da obsessão do menino pela menina super inocentemente, haha.

    Até!
    sobrecafeelivros.blogspot.com
    (passa lá :)

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos