[Resenha] A Última Música - Nicholas Sparks

Bom dia Inspirados! Ok, eu sumi do mapa no último mês, e esse especial do Sparks está perdendo um pouco a força. Palavra de escoteiro que este mês encerro com as resenhas ele e passarei a trazer novidades. E galera, agora tenho um dia fixo para postar, me encontrem por aqui todas às terças! E só queria aproveitar para dizer que estou morrendo de inveja da galera que foi na Bienal conhecer ele... Infelizmente, só acompanhei pelas fotitas nas redes sociais. MAS um dia, eu ainda vou lá pedir para ele autografar os meus livros, que sim, são muitos. Beijão, e que vocês tenham um dia maravilhoso!








A Última Música – Nicholas Sparks

Sinopse: Aos dezessete anos, Verônica Miller, ou simplesmente Ronnie, vê sua vida virar de cabeça para baixo, quando seus pais se divorciam e seu pai decide ir morar na praia de Wrightsville, na Carolina do Norte. Três anos depois, ela continua magoada e distante dos pais, particularmente do pai. Entretanto, sua mãe decide que seria melhor os filhos passarem as férias de verão com ele na Carolina do Norte.
O pai de Ronnie, ex-pianista, vive tranquilamente na cidade costeira, absorto na criação de uma obra de arte que será a peça central da igreja local. Ressentida e revoltada, Ronnie rejeita toda e qualquer tentativa de aproximação dele e ameaça voltar para Nova York antes do verão acabar. É quando Ronnie conhece Will, o garoto mais popular da cidade, e conforme vai baixando a guarda, começa a apaixonar-se profundamente por ele, abrindo-se para uma nova experiência que lhe proporcionará uma imensa felicidade – e dor – jamais sentida.
Uma história inesquecível de amor, carinho e compreensão – o primeiro amor, o amadurecimento, a relação entre pais e filhos, o recomeço e o perdão – A ÚLTIMA MÚSICA demonstra, como só Nicholas Sparks consegue, as várias maneiras que o amor é capaz de partir e curar seu coração.

Resenha por Kate: Este é o mais tocante e emocionante livro de Nicholas Sparks, porque em A Última Música podemos ver não só como a sua escrita amadureceu com o passar dos anos, mas nos surpreendemos ainda mais com a sua habilidade de expressar o amor em tão diversas formas.

Ronnie é uma adolescente de 17 anos que se sente traída e até mesmo abandonada por seu pai após o divorcio. Steve era tudo para Ronnie, e quando foi embora, ela se viu perdida e sem saber o motivo de sua ida. E é então que passa a se rebelar, tirando notas péssimas no colégio, andando em má companhia, voltando tarde para casa e até mesmo roubando. Se afasta de Steve, não dando a ele espaço para se explicar. E é quando é obrigada a passar o verão inteiro com ele, que a história começa.

“_ Por que você disse que acreditava em mim?
...
_ Porque confio em você.
_ Foi por isso que fez uma parede para esconder o piano? Quando entrei, não tinha como não notar.
Steve balançou a cabeça.
_ Não. Fiz isso porque te amo.” Pág. 108

O relacionamento dos dois é instável na maior parte do livro. Ronnie por muitas vezes é injusta e frívola com o pai, e é por isso que às vezes senti raiva dela. Porque Steve a ama, e ela é a única que demora a perceber isso. Há Jonah, o irmão mais novo de Ronnie, e ele ao contrário da irmã, adora Steve e ficar com o pai nas férias é uma aventura ‘maneira’, como ele mesmo diria. No entanto, ao conhecer Will, Ronnie passa não só deixar que a conheçamos, mas também passa a conhecer a si mesma.

“_ Espera ai, deixa eu ver se adivinho. Está se fazendo de difícil?
...
_Não devia estar com seus amigos brincando de se olhar no espelho?
Will riu:
_Essa foi engraçada. Não vou me esquecer dela.
_Não é piada. Estou falando sério.” Pág. 128, 129

Algo surpreendente sobre A Última Música também é o fato de Ronnie ser totalmente diferente das outras protagonistas de Sparks. Ela não é insegura, tímida, e acima de tudo sua personalidade é a mais próxima o possível da nossa realidade. Will também surpreendeu e muito, pois seu senso de humor é maravilhoso! Steve, é o melhor pai do mundo, o tipo de pai que eu queria para mim. Que coloca o amor aos filhos acima de tudo e todos. E Jonah... O que dizer? Acho que assim como eu vários leitores viram seu irmão ali. Encarnado naquele pequeno garoto prodígio.

“_Sei o que você quer que eu faça, mas não posso. E não é porque eu não gosto de você. Eu até gosto. Acho que você é legal e jamais deveria ter feito o que fiz. Mas estou no mesmo beco sem saída que você, e acho que Marcus ainda não acabou a história dele com você também.
...
_Como assim?
_ Está falando de novo em você. E não é coisa boa. Se eu fosse você, ficaria longe dele.” Pág 250, 251

No inicio eu gostei de Blaze, mas achei muito errado o que ela fez com Ronnie. E odiei Marcus, é um ser desprezível. Percebi também que o filme de A Última Música realmente foi fiel ao enredo do livro. Não há muitas diferenças, apenas algumas adaptações, mas o livro, sem dúvidas é mais emocionante. Este foi o primeiro livro do Nicholas que me fez chorar, chorar mesmo. Não sei se foi porque estou convivendo com um drama parecido, mas realmente me emocionou. Este é o melhor livro do Nicholas, e eu me arrependo por não tê-lo lido antes. Não vai cometer o mesmo erro, vai? Se ainda não leu, corra e vá ler! Se já leu, me conte o que achou, no que concorda ou discorda comigo.

P.S: Como já se tornou parte do poste, segue o trailer do filme, que por sinal é incrível  Então a galera que ainda não viu, assim que surgir uma pausa, garanto que será uma boa!



2 inspirações:

  1. Sabe, eu concordo com você! Esse livro é incrível, inspirador e foi com ele que eu aprendi a dar valor a muita coisa... Tenho 14 anos e sou apaixonada por um livro de romance ou até mesmo fantasia ou ficção e A Última Música (Primeiro livro do Sparks que eu li) fez eu perceber o quão MARAVILHOSO é esse autor, tanto que hoje tenho mais 4 livro dele e pretendo comprar mais *Risos*
    Boa resenha Kate, adorei! XDXDXDXDXDXDXDXD

    Lara Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Parabens Kate pela sua otima resenha. Estive procurando algumas resenhas sobre o livro para um trabalho, e foi dificil, pois nenhum descrevia do jeito que eu me identificasse. Já o seu, se encaixou direitinho, tendo a mesma opinião que eu achei do inicio, ao fim. Obrigado

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos