Métrica é um daqueles livros que você lê de uma vez só e se apaixona antes mesmo de chegar à última página. Sabe paixão à primeira vista? Então, foi exatamente isso que aconteceu comigo quando li esse livro. Acabei me rendendo à narrativa, o que vai acontecer com você também. É impossível não se apaixonar por um história que sabe ser comovente do começo ao final.
E essa história tem como personagem principal Layken, uma adolescente que vê sua vida mudar de cabeça para baixo depois da morte de seu pai. O livro é narrado em primeira pessoa pela personagem, que está de mudança para o Michigan com sua mãe, Júlia, e seu irmão mais novo, Kel. Ela vê a vida que sempre conheceu ficar para trás, junto com seus amigos, quando sua mãe declara que eles não podem arcar com as despesas de viver no Texas agora que o pai dela não está mais lá para sustentá-los.
E é no Michigan que ela conhece Will *suspiros* <3. Ele é seu vizinho e, assim que Lake chega com sua família, ele os visita com seu irmão mais novo, Calder, que se torna amigo de Kel em questão de segundos. E é com Will que ela vai conhecer um novo mundo e começar a aceitar a sua mudança. Will apresenta a Layken um mundo onde as palavras tem poder, e onde ela aprende a se expressar por meio dessas palavras cheias de sentimentos.
Layken é obrigada a amadurecer mais rápido do que deveria, mas encontra em Will um apoio para esse momento. Will tem uma história de vida dramática e altruísta, e cada vez que você conhece mais sobre ele, mais você se encanta. Vale a pena comentar sobre a amizade entre Kel e Calder, os irmãos mais novos de Will e Lake. Eles são tão fofos juntos, e tem uma amizade tão linda! Chega a dar saudade dessa época da nossa vida, onde as preocupações ficam bem mais distantes do dia a dia do que quando crescemos.
A mãe de Lake, Julia, é um ótimo exemplo de mãe. Em uma época como a que Lake está passando - fim da adolescência, morte do pai, mudança de vida - ela sabe como lidar com a filha, e faz com que o relacionamento das duas funcione. Eddie, que se torna melhor amiga de Lake em Michigan, é outra personagem que cativa o leitor. Com uma história de vida difícil, ela é um exemplo de otimismo, e vai te arrancar boas lágrimas.
É um livro cheio de personagens fortes, e com eles você aprende a correr atrás do que você ama. Se tem uma mensagem que fica bem clara na história é que o tempo passa rápido, e você não sabe quando vai partir. É saber superar as perdas, e aprender a viver da melhor forma possível, mesmo quando isso parece improvável. Lições são dadas com cada personagem, e é um livro para se emocionar. É romance, fraternidade e amor transbordando em todas as páginas.
E, além de tudo isso, somos apresentados a duas coisas maravilhosas: a Métrica (Slam, em inglês) e aos Avett Brothers. Métrica é, além da medida de um poema, a cadência que a voz da pessoa toma ao ler um poema. É o modo como ela enfatiza, suaviza e até mesmo usa seu corpo ao ler e interpretar um poema. É à essa técnica que Will apresenta Lake nas páginas desse livro. E Avett Brothers é uma banda SENSACIONAL que a autora ama. Colleen colocou um trecho de uma música deles em cada início de capitulo. É MUITO amor para um livro só, gente. Um dos meus preferidos na vida. Aqui em baixo você pode ouvir uma das músicas de Avett Brothers:
Espero que gostem!
Beijos <3
AMEI a resenha Lari, não vejo a hora do meu livro chegar para eu saber o que vai acontecer.
ResponderExcluirEu já ouvi muito falar desse livro, mas nunca me interessei em ler nenhuma resenha, porém agora que parei para ler... Eu me apaixonei! Preciso muito dele! É o estilo que amo completamente!
ResponderExcluirEstou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
ResponderExcluirreparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.