[Inspirações clássicas] Uma rosa para Emily

Primeiramente, boa tarde, Inspirados. Eu queria iniciar dizendo que, não, Inspirações Clássicas não morreu. Juro! O que acontece apenas é que eu sou uma pessoa enrolada e esquecida ocupada, então... Acho que já entenderam. hehe Peço desculpas, galera. Mas, enfim, vamos ao que interessa.

Hoje, vamos resenhar um conto! Foi um que me deixou encantada quando precisei lê-lo para uma matéria da faculdade. Então, com vocês, Uma rosa para Emily.


Título: Uma rosa para Emily
Autor: William Faulkner




"E assim passou ela de geração para geração – querida, inevitável, impenetrável, tranquila e perversa."







William Faulkner é um dos mais aclamados escritores estadunidenses. Ganhador do prêmio nobel da literatura em 1949 "for his powerful and artistically unique contribution to the modern American novel" (em tradução livre minha, por sua poderosa e artisticamente única contribuição para o romance americano moderno). Faulkner retratou bem em suas obras a decadência da sociedade tradicional americana.

Uma rosa para Emily é assim. Começamos o conto já sabendo que a protagonista, Emily, está morta, e o narrador nos leva em retrospecto através da vida da mulher. Miss Emily vivia em uma casa que, já para a época, era antiga; vivia uma vida reclusa e discreta. Tal coisa, porém, tinha o efeito contrário - ao invés de fazê-la passar desapercebida, traz todos os holofotes para ela. Afinal, ela mora em uma cidade pequena e se recusa a manter contato com qualquer um que não fosse seu criado... Algo havia de estar por trás disso, não?

Enquanto viajamos pela vida de Miss Emily, percebemos que ela era uma mulher decidida e forte. Quando jovem, tinha um pai rígido, mas, ainda assim, participava da sociedade; quando o patriarca morreu, ela se fechou em seu casulo. Emily Grierson era uma fortaleza, um símbolo da cidade tal como era quando ainda era governada por aqueles que agora jaziam mortos. Ela resiste em suas antigas tradições, mesmo quando o novo governo e a nova geração tentam moldá-la ao que está acontecendo no momento. Miss Emily é uma muralha inflexível e impenetrável...

...mas não tão impenetrável assim. Ela deixa uma brecha abrir quando conhece um homem que vem a ser seu noivo. Começa a ser vista passeando pela cidade com ele; comprando coisas com ele; rindo com ele... Porém, um dia, ele some. E ninguém mais vê sombra de Miss Emily, ninguém mais entra na casa de Miss Emily, até o dia em que ela morre. E, quando isso acontece, as pessoas que lá estão veem mistérios desfazendo-se e tudo, enfim, fazer sentido.

Uma rosa para Emily é realmente surpreendente e delicioso de se ler. Se alguém se interessar, disponibilizei o PDF aqui. São cinco páginas deliciosas e surpreendentes, com um final intrigante e arrebatador.

É isso. Até a próxima! ~

Jenny

1 inspirações:

  1. Adorei a resenha!!! Uma Rosa para Emily é realmente um excelente conto. Vale a pena fazer uma resenha para as pessoas o conhecerem melhor.
    Ficou muito boa. Tenho certeza que várias pessoas irão se interessar pelo conto depois de ler isso.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos