[Resenha] Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes



Olá, gente! 
Hoje eu vim falar de um dos livros que eu mais gostei de ler esse ano: Como Eu Era Antes de Você , de Jojo Moyes. Já aviso que é romance, é drama e é divertido, e que, se esse não for o seu gênero, você deve escolher outra leitura :) Foi um daqueles livros que eu li e dos quais me lembro com carinho desde então.
Nesse livro, conhecemos Louisa Clark, que tem 26 anos, um trabalho que não gosta muito em uma cafeteria, um namorado com quem está há sete anos e morando com os pais, a irmã, o sobrinho e o avô, que sofrera um AVC. E ela não tinha nenhuma pretensão de mudar de vida. Sabe quando uma pessoa se acomoda em uma situação que nem gosta tanto simplesmente porque ali é sua zona de conforto? Então, essa é a nossa Louisa. Só que, um dia, o café em que ela trabalhava fechas as portas e Louisa, que era a maior fonte de renda da família, fica desempregada. Sem nenhuma recomendação para colocar em seu currículo, Lou acaba se vendo obrigada a aceitar o único emprego que não pede nenhuma experiência - e que oferece um bom salário: cuidar de um tetraplégico por um período de seis meses. 


E é aí que conhecemos Will Traynor. Ele, um advogado bem sucedido que utilizava cada hora vaga que tinha viajando para diversos lugares aventureiros, praticando esportes radicais ou ficando com sua namorada, agora se encontrava entrevado em uma cadeira de rodas, depois de sofrer um acidente. E o cara divertido, amante da vida e simpático que ele foi morreu junto com os movimentos de seu corpo, dois anos atrás. Agora, Will é um cara mal-humorado, infeliz e muito, muito amargo. E ele tenta arrastar quem está ao seu redor para esse cenário, porque não faz questão de ser sutil em sua infelicidade. E é justamente esse Will que Louisa conhece e precisa aprender a cuidar.

A sorte de Louisa é que Will tem um enfermeiro, Nathan, e esse já está acostumado com seus humores. Assim, aos poucos, Louisa vai conseguindo mudar um pouco o comportamento de Will. Com a convivência, os dois aprendem a lidar um com outro e acabam se tornando amigos. Will aprende a ver um lado um pouco melhor da vida, Louisa aprende a deixar de ser tão conformada.
Camilla, mãe de Will, pede que Louisa continue mostrando à Will o lado bom da vida que ele ainda tem. Assim, Louisa e Will se veem em diversas situações fora do comum para eles, e ambos aprendem a um pouco mais sobre um lado da vida que ainda não conheciam, juntos.




O namorado de Louisa não entende seu emprego, não aceita as mudanças que aos poucos Lou vai incorporando para sua própria vida. E olha que ele está longe de ser um namorado exemplar. Ele não faz a menor questão de apoiar Lou, mas Louisa encontra em Will a força que precisava para mudar sua vida. E, ao contrário de Lou, que pouco conhece, Will já sabe muito bem tudo que a vida tem de bom a oferecer. Por isso, ele ajuda Lou a conhecer cada uma dessas coisas, mesmo que ele saiba que nunca mais vai poder experimentá-las.



Nessa história, Jojo Moyes nos mostra que amadurecer nem sempre é fácil. Com doses certas de humor e drama, ela nos mostra que sair da nossa zona de conforto para buscar o que queremos nunca é fácil, mas vale a pena. É uma história sobre as mudanças que, inevitavelmente, vão acontecer nas nossas vidas, e sobre as marcas que elas deixam em nós. E, acima de tudo, é um livro que nos faz refletir sobre o que fazemos com essas marcas.
Você vai ler a história de Will e Louisa - e de todos os outros personagens que fazem parte dessa trama - e, mesmo imaginando o que acontece no final, vai torcer para que o que você imagina não aconteça. Porque, no final das contas, esse é um livro que vai fazer você sentir cada dor, alegria ou tristeza junto com os personagens. E que vai te fazer questionar seus sentimentos em relação ao final, mesmo que você entenda os motivos. Um livro sensível e infinitamente emocionante. 
Espero que gostem :D

2 inspirações:

  1. Olá Larissa
    Minha namorada leu este livro e amou, peguei ela diversas vezes chorando por causa do livro.
    Fiquei muito curioso e já anotei para lê-lo tb.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Larissa! Gostei muito da sua resenha. Quando li o título já me bateu uma emoção grande rs Eu amo demais esse livro, a autora é muito talentosa. É bem assim mesmo, com doses de humor e drama ela passa ensinamentos lindos. Mesmo que o final seja previsível, a história em si é linda.
    Eu amo ♥
    Beijos
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos