[Inspirações clássicas] O Corvo

Boa noite, inspirados!

Hoje, abrimos o post com um vídeo. Abram alas para Vincent, o primeiro stop motion da Disney e do Tim Burton. O curto data de 1982 e foi gravado como teste - se desse certo, os estúdios Walt Disney começariam a usar a técnica stop motion (é uma animação feita usando modelos físicos - objetos, bonecos - que são movidos quadro a quadro pra gerar a animação ao fim). Conta a história de um garotinho chamado Vincent, que quer ser o Vincent Price - e, que graça, o curta é narrado pelo próprio!


Bom, a ambientação sombria do curta nos traz diretamente ao pai do horror - Edgar Allan Poe (que, inclusive, é o autor favorito do Vincent. E, olha, é um dos meus também!). O conto sobre o qual iremos falar hoje é dele. Aposto que todo mundo já ouviu falar de O Corvo, famoso poema de Poe... Bom, apresento a vocês agora a versão prosa dessa obra famosa.



Título: O Corvo
Autor: Edgar Allan Poe

"...e além do circuito desta sombra, a minha alma não poderá elevar-se nunca mais!"



Edgar Allan Poe é o pai da literatura macabra, misteriosa, policial. Americano, nascido em 1849, Poe fez parte do movimento romântico estadunidense. Também atuou como crítico literário e editor (além de poeta e autor). Poe teve uma vida conturbada - podemos ver isso em suas obras ou comprovar pela sua morte, aos quarenta, causada por uma espécie de delírio. As obras de Poe são marcadas pelo sombrio.

O Corvo, que foi originalmente publicado em 29 de janeiro de 1845, começa na hora lúgubre da noite - meia noite. Vemos um estudante caído sobre os livros, meio adormecido, envolto em torpor causado pela morte de Leonor, sua amada.

Em meio a devaneios, ouve uma batida. Julga ser alguma visita tardia; levanta-se, desculpa-se pela demora, abre a porta... E nada vê. Estremece, achando que era o espírito de Leonor, e volta a fechar a porta. A batida soa novamente. Ele abre a janela e um corvo entra, com pompa sem igual, e vai postar-se num busto de Pallas (ou Atenas, se assim preferirem) que o estudante tinha em seu quarto.

Gozando de sua própria melancolia, o estudante dirige-se ao corvo, perguntando-lhe o nome. Surpreende-se quando ouve uma resposta: "nunca mais". (Parêntese: gente, corvos 'falam'. Assim como papagaios, são capazes de repetição, quando ensinados.) Conversou mais com o pássaro, acomodando-se próximo a ele, sempre tendo a mesma resposta. Então, começa a torturar-se, a dor da perda correndo em suas veias, perguntando ao pássaro coisas que jamais voltariam a acontecer. E sempre tinha a mesma resposta: "nunca mais".

Poe trabalha bem a agonia e a dor do personagem, e conseguimos senti-la correr por nossa mente enquanto lemos o conto. Se alguém se interessar, eu disponibilizei esse também, bem aqui. Pequeno, duas páginas, só, e tão envolvente que as palavras escorrem e rapidamente e leitura acaba.

Edgar Allan Poe realmente vale a pena, galera. Recomendadíssimo!

É isso. Até a próxima!

Jenny.

2 inspirações:

  1. Não sabia que você era fã do Poe!!
    Adorei sua resenha. Normalmente eu não gosto muito de histórias de terror, mas fiquei com vontade de ler esse. Me pareceu bem interessante.
    Também achei que mesclar o curta da Disney para apresentar a resenha deu um toque a mais ao texto.
    P.S.: o arquivo quando abre está vazio.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu comentário. Também sou fã de Poe. Li Histórias Extraordinárias e me apaixonei. O Gato Preto também é fantástico, imperdível.
    Legal sua resenha da poesia, me atentei para fatos despercebidos quando o li.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos