Viajando Pelas Págnas, por Tullia Maria



Olá, Inspirados Viajantes!!

Estão todos bem?
Espero que sim e que possam aproveitar bastante o passeio de hoje! Depois de algumas semanas no exterior, a “Viajando Pelas Páginas” volta ao Brasil para desvendar mais um cantinho especial retratado na nossa literatura, mais precisamente no livro “Assassinato na Biblioteca”!
Aproveitem a “viagem” por Santos e conheçam alguns dos lugares pelos quais o investigador da história passou!
Grande beijo,

Tullia Maria



 Santos: Cidade de Cultura e Paisagens Naturais


Localizada no interior de São Paulo, Santos chama a atenção por suas belezas naturais, arquitetônicas e paisagísticas. Com uma orla de cerca de 7 km, a cidade é um ótimo destino para os que apreciam as atividades beira-mar. As praias, que recebem os nomes de bairros do município (como Gonzaga e Ponta da Praia), além de serem bons locais para a prática do surf, também contam com ciclovias próximas e com um dos maiores jardins do mundo acompanhando a sua extensão. No entanto, apesar de tantas atrações litorâneas, os demais monumentos da região mostram que Santos é muito mais do que apenas uma cidade praiana. 


O principal cartão postal da região é o Monte Serrat, um morro que, além de abrigar o Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat (padroeira da cidade), também possui um mirante que proporciona uma visão panorâmica da cidade e elementos nos arredores, entre eles algumas ilhas e morros. Além disso, o passeio de bonde, que leva ao local, é outra grande oportunidade de apreciar a região.



No Centro Histórico também se encontram importantes monumentos como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Capela da Ordem 3ª anexa a ela, importantes representantes da arquitetura colonial, com uma mescla dos estilos barroco e rococó. Outra atração de destaque é o Museu do Café Brasileiro, que conta com estátuas representando a indústria, o comércio, a lavoura e a navegação. 


Para apreciar ainda mais as opções culturais da cidade, o turista pode visitar a Pinacoteca Benedito Calixto, em estilo neoclássico, e o Centro Cultural Patrícia Galvão, que engloba teatro, galerias de arte e museu de imagem e som, considerado o mais importante complexo artístico da localidade.

Já no bairro de Ponta da Praia é possível encontrar os principais centros dedicados às belezas marinhas. Entre eles estão os Museus Oceanográfico e da Pesca e o Aquário Municipal, este último se destacando também pela presença de um tanque que reproduz o fundo dos rios amazônicos e por um enorme acervo de seres de água doce (além dos de água salgada).


Os que gostam de apreciar a natureza poderão visitar ainda o Orquidário Municipal, um parque zoológico e botânico com mais de 22 mil metros quadrados. Além da diversidade de orquídeas e dos lindos jardins, a área conta com animais silvestres e espécies ameaçadas de extinção, como o mico-leão-dourado e o macaco-aranha.


A cidade de Santos também abriga uma curiosa atração para os turistas e locais: trata-se do Cemitério da Filosofia, localizado no bairro de Saboó. Envolvido em lendas e histórias de milagres, o lugar se tornou famoso e recebe muitas peregrinações de pessoas que acreditam ter recebido intercessão de algumas figuras sepultadas lá. Mesmo para os que não acreditam nessas versões, não deixa de ser um passeio ligado à vida cultural da localidade. 



2 inspirações:

  1. oi Tullia, Helena Gomes é ótima autora e o livro parece instigante. Essa cidade tem lugares incríveis pra se visitar. Cenário bacana pra história. O Museu Oceanográfico seria o primeiro lugar onde eu iria, com certeza.

    Parabéns pela postagem.

    Rosa Mattos
    http://contosdarosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rosa!!
      Concordo com você!! Foi o meu primeiro livro da Helena, mas eu adorei! E ela insere muito bem a cidade durante a trama...
      Espero que possa visitar! ^^
      Obrigada! :) E obrigada também pela visita!
      Beijo!

      Excluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos