[RESENHA] Um Amor Para Recordar - Nicholas Sparks

Boa Tarde Inspirados, como estão nessa segunda feira? Continuando com o nosso especial, e seguindo a ordem, tem resenha de Um Amor para Recordar... Não foi um dos meus livros favoritos, mas em compensação, gostei bastante da adaptação dele para os cinemas. De qualquer modo, foi uma leitura agradável e eu recomendo! Beijos!







Um Amor Para Recordar – Nicholas Sparks

Sinopse: “Há momentos em que desejo fazer o tempo voltar e apagar toda a tristeza, mas eu tenho a sensação de que, se o fizesse, também apagaria a alegria. Assim, revivo as memórias da forma como vêm, aceitando todas elas, deixando que me guiem sempre que possível. Isso acontece com mais frequência do que as pessoas percebem... Quando eu tinha 17 anos, minha vida mudou para sempre... Estou com 57, mas ainda me lembro de tudo o que aconteceu naquele período, em seus mínimos detalhes. Sempre o revivo em minha mente, trazendo-o de volta á vida, e sinto uma estranha combinação de tristeza e alegria quando o faço. Está e a minha história -  prometo contar tudo. No início você vai sorrir e, depois, chorar – não diga que não avisei.” Landon Carter

Resenha por Kate: Nicholas Sparks tem o dom das palavras. Ele as usa, as insere em suas histórias de tal modo, que quase é possível afagar os sentimentos ali descritos.

Landon Carter é um garoto rico que aos seus 17 anos, está no auge da rebeldia. Anda com os populares de sua escola, e não se importa com as pessoas a sua volta. Pessoas estas, que Landon e seus amigos adoram criticar, maltratar ou simplesmente ignorar. Jamie Sullivan é uma destas pessoas.

Jamie é a garota mais generosa e pura que Landon já conheceu, ela ama ajudar as pessoas e por mais que tenha uma vida dificil, está sempre sorrindo. Eles não tinham nada, absolutamente nada em comum. Mas estavam ligados um ao outro e suas vidas estavam prestes a se unir em uma só. Para sempre.

_Bem... Você gostaria de ir ao baile comigo?
...
_Eu adoraria ir com você – ela disse, finalmente – mas com uma condição.
Eu me endireitei, esperando que não fosse algo constrangedor demais.
_E o que é?
_Você tem de prometer que não vai se apaixonar por mim.”  Pág. 43

A medida que Jamie e Landon vão se aproximando, nós podemos acompanhar de perto o quanto nosso garoto rebelde vai amadurecendo, se tornando alguém melhor. E não há como não se encantar com Jamie, ela é a personagem mais doce de Sparks. E ao ler Um Amor Para Recordar, podemos ver que sim, o amor existe. E não digo isso crendo apenas no relacionamento de dois jovens da ficção. Digo isso porque Nicholas Sparks jamais descreveria o amor tão bem, colocaria tanta paixão em seus livros se não tivesse amor em sua vida. Se não acreditasse solenemente nesse sentimento.

Já vi vários de seus leitores dizerem que ‘querem um amor assim’ para chamar de seu. E se você analisar bem, você vai ver que muitas dessas pessoas já viram esse amor de perto e até são amadas assim, mas simplesmente não conseguem enxergar o valor que tudo isso têm. Porque nesta obra de Sparks, não é só o amor de Jamie e Landon que predomina, há também o amor de pai e filha. O amor até mesmo de desconhecidos para com Jamie. Então você nunca pode dizer que nunca foi amado de verdade. Você foi. Só não percebe que o amor vai muito além, não existe só em um ‘relacionamento amoroso’.

“_E como é viver com o seu pai? Ele age do mesmo jeito que na igreja?
_Não. Na verdade, ele tem um ótimo senso de humor.
_Hegbert? – Eu disse, surpreso. Eu nem conseguia imaginar.
...
_Não fique tão surpreso. Você vai gostar dele quando conhecê-lo melhor.
_Dúvido que eu vá conhecê-lo melhor.
_Você nunca sabe, Landon – ela disse, sorrindo – quais são os planos de Deus.”Pág. 97

O interessante desse livro é que é inteiramente narrado sob o ponto de vista de Landon. Então nós chegamos a não só conhecê-lo melhor mas  acompanhamos as mudanças no seu modo de pensar. E ao fim do livro podemos comparar o Landon antes de Jamie e o após. E ficamos maravilhados.
Um Amor Para Recordar ainda não foi o livro do Sparks que me fez chorar. Estou até achando que vou sair invicta após ler todos eles, mas eu aprendi algo. Algo que quem já leu, também deve ter levado consigo: ‘Nós nunca devemos julgar as pessoas que não conhecemos’

“_Sim – disse. – Sinto medo o tempo inteiro.
_E por que você não demonstra?
_Eu demonstro. Mas não em público.
_Por quê, você não confia em mim?
_Não – ela disse. – Porque eu sei que você também está com medo.” Pág. 157

Eu não preciso falar sobre a arte da capa, preciso? É Novo Conceito. Então todos sabemos que é maravilhosa. Também não encontrei erros de gramática e a tradução está incrivel.
Não foi o meu livro favorito do Sparks, mantenho a minha opinião: Um Homem de Sorte é o melhor. Mas para os românticos e até mesmo para os que não são, Um Amor Para Recordar é uma ótima opção, até mesmo por ser uma leitura rápida e tranquila. Para quem ainda não viu o filme, eu recomendo muito! Creio que foi um dos raros casos em que gostei mais do filme do que do livro hehehe. Segue o trailer do filme só para constar...



1 inspirações:

  1. Tenho curiosidade de ler esse livro, mas nunca tive a chance. O filme, eu só assisti alguns trechos, nunca vi por completo.
    Gostei da sua resenha. Abraços!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos