[Resenha] Um Lugar Para Ficar - Deb Caletti

Olá, amigos Inspirados!

     Seria muito bom se pudéssemos conhecer o que há de pior nas pessoas. Talvez seja essa uma afirmação meio estranha de se fazer, é claro que devemos ver o melhor! Mas e se, nessa balança de prós e contras, você sair perdendo? Em alguns momentos nos envolvemos com pessoas erradas, investimos em relacionamentos errados. Podemos sair machucados, e não é apenas uma metáfora. Machucados de verdade.



Alguns segredos são fortes o bastante para destruir você.

Título: Um Lugar Para Ficar
Autora: Deb Caletti
Editora: Novo Conceito
272 páginas


     Clara Pea e seu pai se tornaram companheiros e amigos, desde a morta da mãe. Havia poucos segredos entre eles, pelo menos era assim que pensava Clara. Mas sua vida não se resumia a isso. Os romances da juventude prometiam ensiná-la a viver. O problema foi a maneira como ela viveu cada uma dessas lições.
     Conhecer Christian, a princípio, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Mas, passado algum tempo, o relacionamenteo ficou complicado, o rapaz amava de uma forma possessiva e, Clara percebeu tarde demais, doentia. A fim de fugir desse trauma, ela e seu pai fazem uma viagem de verão para uma casa na praia, uma região onde os fantasmas do passado mantinham-se à espreita. Muitos segredos se entrelaçam nesse romance e, para respirar livremente outra vez, Clara vai precisar dar muitas braçadas contra a maré. Nesse processo, ela acaba dando mais uma chance a si mesma, mais uma chance para se apaixonar.

     A obra de Deb Caletti apresenta uma organização um pouco diferente. Os capítulos se alternam entre os acontecimentos antes da viagem e após a viagem. Num momento estamos vivenciando o momento em que Clara conhece o jovem Christian. No capítulo seguinte, ela está no faro da praia tentando esquecer o seu passado assustador com o rapaz problemático. Outro detalhe diferente são as observações do rodapé das páginas. Não se tratam de anotações tércnicas sobre palavras estrangeiras ou informações geográficas. São as próprias anotações de Clara, como pensamentos à parte que, embora não alterem a compreensão da história, dão bastante originalidade à estrutura da obra.
     Em resumo, Um Lugar Para Ficar é um drama fictício que revela como o amor às vezes pode machucar, de muitas formas. Escrito em primeira pessoa, é narrado sob a ótica de Clara Pea. Não posso dizer que é um clichê, mas o drama está longe de ser único. Em alguns pontos a leitura tende a querer ficar monótona, mas é interessante observar que todos os capítulos acrescentam uma informação relevante à história, sempre nos fisgando quando estamos começando a nos distanciar. O gênero é direcionado especialmente para o público feminino, alguns trechos são bastante açucarados e românticos, principalmente quando Clara descreve seus sentimentos quanto aos namorados que teve.
     Clara é uma personagem bipolar, ao meu ver. Embora se diga tímida e demonstre isso às vezes, geralmente age como se pudesse controlar a situação entre ela e um pretendente, uma confiança incomum em pessoas tímidas. A autora usa constantemente o "não sei porque fiz isso" para justificar algumas tolices da protagonista e, na minha opinião, é uma falha de criatividade. Usar o argumento de "não se pode explicar" ou "alguma coisa me disse para fazer assim" é uma maneira pouco imaginativa de dar linha ao enredo, mas a autora soube trabalhar a composição das personagens e criou uma atmosfera aconchegante ao longo da trama.
     Sob um ponto de vista amplo, a leitura é bem agradável, bem rápida, mas tende a nos fazer ficar acostumados com leituras fáceis. É o tipo de romance que, depois de lido, pede por uma leitura mais clássica. Recomendo pelo prazer que a leitura de Um Lugar Para Ficar me trouxe. Afinal, todos precisamos de um lugar só nosso, e nada como uma boa leitura ao lado de Deb Caletti para encontrarmos um lugar assim. =)
 

     - Pea. - Ele suspirou como se achasse que eu não tinha conserto, e me olhou seriamente - Não podemos ficar tão envolvidos em nossos próprios equívocos a ponto de perder a beleza simples da verdade.
Capítulo 25 - página 265  


Uma ótima leitura! Fiquem na Paz!

8 inspirações:

  1. Adorei a resenha Pedro, estou lendo "Um Lugar para Ficar" e estou apaixonado pela autora bem como por sua narrativa.
    Espero ficar maravilhado como você, grande abraço!

    http://weboysforlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Pedro!!

    Como sempre, uma resenha original, imparcial e bem escrita :)


    Achei muito legal usarem as notas de rodapé como "notas de rodapé mentais" da narradora da história.. rs... interessante e diferente, com certeza! Não sei como isso afeta (acrescentando ou atrapalhando) o ritmo da leitura, mas deve ficar legal!

    No comecinho da resenha, fiquei bastante interessada pelo enredo... mas, à medida que entendi como a história se desenrola, parece ser um pouquinho "depressiva"!! Talvez pelos acontecimentos que a protagonista vive...

    Nada contra, de jeito algum! Mas não é a leitura que tenho procurado, ultimamente :)


    Beijão!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro

    ResponderExcluir
  3. Adoro suas resenhas :) Gosto de romances assim, que vai e voltam na história, no maior estilo Tarantino rs Apesar do que você disse, achei o enredo diferente do que tenho visto por aí. O único livro que me vem a mente que trata da relação pai-filha é "Tudo Aquilo Aquilo Que não Foi dito", acho que é isso, e a história desse é meio esquisita. Enfim, vou adicionar ao desejados só porque é leve e tenho procurado por coisas do gênero.

    Um beijo!
    http://www.vireapagina.com

    ResponderExcluir
  4. Estou com esse livro aqui e ele não me chamou atenção, na verdade nem li a sinopse e a sua resenha é a primeira que eu leio, se não engano. E posso dizer que sua resenha me surpreendeu, ameeei, esta de parabéns.

    Me interessei pela livro, apesar que me mostrou que parece ser um tanto depressiva, por causa dos atos da personagem, mas só lendo mesmo para ter certeza. Talvez e leia esse mês ainda ou não.
    Beijos e sucesso.
    Bruna- Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Oi, Pedro!

    Gosto de suas resenhas! Elas se destacam das outras quue vemos por aí, por seu olhar mais crítico e por fazer até descontraído. Sabe usar os dois ao favor da resenha, sem prejudicar o enredo da obra.
    Mesmo assim, não vou ler o livro, não faz muito meu gosto, não sou o público alvo... O que não vai fazer a editora parar de ver...hehe
    O blog está cada vez mais de parabéns!
    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não parece bem um romance, tá mais pra um dramão. Capítulos está sem acento. Sim, se fosse na minha resenha adoraria que me falassem.

    Sobre os pensamentos dela, eca, eu não li, mas pelo que percebi, não concluindo claro, isso tende a ser chato, mas acho que esses pensamentos me irritaram durante a leitura.

    Clara vai me lembrar em muito Dana de Glimmerglass.
    Agora sim, li a palavra "drama fictício", no 4º parágrafo, e olha o que vejo, "monótona", deve ter sido por causa dos pensamentos infames que ela colocou sem necessidade. Eu disse que era sincero?

    Pois bem... ^^ Mas até que fim, tem algo que eu possa me comparar com ela, tipo, a bipolaridade, estou a par disso, e convivo bem.

    Talvez a autora, use outros artíficios pra mostrar que não sabe como terminar uma situação, mas isso vários autores usam, então não há exceção pra esse.

    Afinal de contas adoro um livro que me dá prazer.

    Bela resenha, e apontou ítens que eu adoraria saber sobre o livro, sem contar absolutamente nada que não me fizesse não ler, eu gostei da resenha, bem original, e diferente, ela tende a ser bem imparcial. Congrats! ^^

    Abração do Rafa, do blog Leituras Vivas.

    ResponderExcluir
  7. Pedro eu já li o livro e gostei bastante, ele é um daqueles livros para se refletir, mas achei que a autora poderia ter ousado um pouco mais, uma pena que não. Também adorei as notas de roda pé!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  8. Mentira que vc já leu?
    O meu ainda tá na fila!!!
    Amei a resenha, acho que agora vou adiantar ele na fila.
    Estou mesmo precisando de um romance assim, que me faça refletir um pouco.

    Bjkas

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos