Título: O Pássaro
Autora: Samanta Holtz
Editora: Novo Século - selo Novos Talentos
477 páginas
Europa. Século XIII. Quando o baronato exercia forte influência na sociedade, uma família, os Mondevieu, era administrada por Enézio, um barão de pulso firme e de coração duro como pedra. Sua família era composta por três lindas mulheres: a esposa Antonelle, a filha mais velha Elizabeth, e a caçula Caroline. De todas as três, Enézio jamais conseguira total submissão da mais nova. Caroline era uma figura única, cheia de sonhos e um impulso por viver a liberdade plena, um sentimento muito à frente de seu tempo.
O romance envolve Filip, o jovem nobre prometido em casamento - cuja admiração de Caroline por ele não passava de amizade - e o filho do domador, Bernardo. Ainda que Filip amasse a menina, ela não podia corresponder e,por outro lado, não sabia quem poderia amar. Mas as dificuldades da vida jamais lhe prometeram uma trégua, e ela se viu na difícil decisão de abandonar uma vida de conforto para se livrar da mão de ferro do próprio pai.
Tomando decisões cada vez mais desesperadas, Carolina começa a descobrir um pouco de si mesma a cada dia. Suas escolhas, fossem elas inconsequentes ou não, acabam colocando a jovem donzela num caminho rumo a segredos que rondam sua vida, desde muitas gerações passadas. Não apenas isso, Caroline vai descobrir como escolher o amor pode trazer consequências dolorosas.
Motivada por um desejo febril por liberdade, Caroline se envolve com ciganos, mercenários e um romance intenso, tudo isso vivido em incríveis 477 páginas!O final é estarrecedor, com uma reviravolta assombrosa. O real drama da história apenas toma forma no fim, mas o romance e o ar de aventura permanecem com o leitor da primeira até a última página.
Fechou a porta, lançando um olhar ambicioso pela janela, em direção ao horizonte.- Mas quem traçará meu vaminho serei eu.capítulo 10, página 163
O Pássaro serviu para mostrar que a nossa literatura, mais do que nunca, está livre e desimpedida par conquistar as prateleiras mundo afora. Samanta Holtz criou um enredo com personalidade própria, além de personagens bem estruturados e cenários de encher os olhos! Não posso dizer tantos detalhes, pois cada capítulo aguarda o leitor com uma surpresa, mas posso dizer que a escrita da autora, além de fluir facilmente, possui um ritmo delicioso, com passos leves nos momentos certos, seguidos de trotes e tropegos quando a cena de ação exige. Sim, amigos leitores, o romance possui cenas de ação bastante intensas, não são muitas, mas o suficiente para dar ritmo à leitura nos momentos que pedem por uma mudança no compasso.
O enredo não possui apenas um único clímax. Houve vários momentos em que eu pensei que a história estava no fim, mas algo mais intenso sempre acontecia depois, como uma progressão de clímax. De todos os personagens, a que mais gostei foi a cigana anciã, mas não direi nada a respeito, digo isso apenas para deixar a galera curiosa. Isso mesmo, uma aventura longe do luxo e ostentação, é assim que Caroline passa uma boa parte de sua jornada em busca da liberdade e da descoberta de si mesma.
A Samanta também teve um cuidado que eu admirei, o de mostrar as sutilezas no amadurecimento de Caroline. No início a jovem é apenas impetuosa e, convenhamos, bastante arrogante, pensando que por ser diferente das outras pessoas isso poderia torná-la melhor do que as outras garotas da nobreza. Mas, depois de uma árdua jornada, ela se descobre uma pessoa diferente, revigorada.
Samanta soube fazer os desfechos de cada capítulo como um verdadeiro mestre, assim fica difícil fechar o livro e pensar 'beleza, vou deixar o próximo capítulo para depois'. Além disso, os diálogos são sempre intensos quando a situação exige, ou suaves e profundos, e em boa parte das vezes bastante divertido.
O Pássaro conseguiu me despertar alegria, conseguiu me fazer dar aquele sorriso no canto do rosto, senti raiva das crueldades do barão, e compaixão pelas escolhas difíceis que Caroline precisa tomar ao longo da trama. A narrativa da Samanta é leve, em terceira pessoa - o que prefiro - e quase poética, levando não apenas à descrição dos acontecimentos, como também auxilia o leitor na reflexão de cada situação, como se estivéssemos ao lado de Caroline pesando as decisões ao seu lado.
Vale lembrar que a forma como ela escreve me lembrou muito Ana Karenina e algumas obras de José de Alencar, sem necessariamente parecer o eco dos clássicos, mas apenas uma inspiração com sua atmosfera única e original.
A única queixa que tenho a fazer - pequena e que passa despercebida por ser uma obra tão tocante - é a seguinte: embora a história se passe no período medieval, século XIII, consegui notar sutis falhas na temporalidade. Em alguns momentos, a impressão que tive é de estar lendo uma história do período colonial e não do período feudal. Caroline, em alguns capítulos, estava mais para 'Sinhá Moça" do que uma nobre medieval. Mas isso não significa quase nada em relação a todo o resto. Julgar O Pássaro por isso é como jogar fora uma pedra de rubi por causa de um arranhão sofrido.
Numa visão ampla: considero O Pássaro um dos livros mais cativantes que li esse ano, e não é a toa que o coloquei na minha lista de preferidos! Samanta Holtz escreve com a imaginação de mil pensadores românticos, impossível não ficar admirado com a originalidade de sua obra.
Com um sorriso, ela ergueu a xícara no ar e ofereceu um brinde à vidacapítulo 31, página 465
Recomendo a leitura de O Pássaro!
Uma ótima leitura! Fiquem na Paz!
Vou te contar, já li muitas resenhas positivas sobre ess obra, sou maluca por ele mas ainda não pude adquiri-lo.
ResponderExcluirUm romance desse porte não poderá ficar longe da estante de uma romântica incurável como eu.
Sua resenha me emocionou, não só pelo fato de um blogueiro(menino) falar com total competência e sem a vergonha de ser feliz, mas é que geralmente os homens são mais comedidos na hora de resenhar romances...enfim
Amei!
Amei a resenha e amei o livro mais e mais, agora o quero já \o
São tantos livros, tão pouco tempo e tão pouca grana...rsrsrs
Eternos dilemas de blogueiros literários.
Parabéns novamente.
Beijos
Viviane
Razão e Resenhas
Pedro........ *-*
ResponderExcluirNossa, nossa, nossa!!! Recuperando o fôlego após ler uma resenha tão detalhada e cheia de vida.... =)
Obrigada por cada palavra sobre o meu livro!!! Eu me sinto como uma mãe orgulhosa do filho rs rs.... você foi todo misterioso, não me adiantou nadinha sobre o que tinha achado do livro!! Foi muito bom esperar para ter essa surpresa, saber que o livro o encantou tanto e que as qualidades que eu busco ter (e aprimorar) foram todas percebidas e registradas aqui, para dividir com seus leitores.
Obrigada, mais uma vez!!! Nossa, não tenho nem palavras, a resenha ficou linda (como já disse que sabia que ficaria, qualquer que fosse a sua opinião!)
E obrigada pelo "toque" no final!!! É sempre bom sabermos onde podemos melhorar ou prestar mais atenção!
Uma honra ter uma resenha sua do meu livro!
Um abraço enormeeee
Samanta Holtz
Oi Pedro!
ResponderExcluirQuero muito ler esse livro, parece ser ótimo! A autora também é super simpática.
Vou ver se encontro ele na Bienal.
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros
Olá, Pedro!!!!
ResponderExcluirSou irmã da Samanta, já comentei aqui antes!!
Nossa!! Minha irmã estava aqui em sua "bolha" (rs) revisando seu último livro e eu vim aqui, como de costume, dar uma "espiadela"! Aí ela estava lendo sua resenha e vim acompanhá-la!!!
Minha nossa! Ficou LINDA!!!!! Você conseguiu transmitir aos seus leitores muitas das qualidades desse livro tão maravilhoso!!!
Concordo com você, é impossível terminar um capítulo e conseguir deixar para mais tarde o resto da leitura!!! E já adianto para você, isso é uma característica da Sammy como escritora, pois TODOS os livros dela fazem isso com a gente!!! Quando conseguimos deixar o próximo capítulo para depois (ou porque temos um compromisso importantíssimo ou inadiável, ou porque está realmente muito muito muito tarde e no dia seguinte precisamos levantar cedo), simplesmente ficamos com ele na cabeça, pensando no que irá acontecer ou relembrando os lindos e intensos momentos já vividos pela Caroline ou até mesmo sonhamos com o livro!!
As obras da Samanta simplesmente encantam nossa vida e alegram nosso dia!! Nos cativa de forma única e intensa, é por isso que fico TÃO feliz de vê-la publicando o primeiro de muitos romances: porque para mim é quase um alívio saber que mais pessoas poderão sentir o mesmo que eu a cada página!! Seria um crime deixar seus livros somente em casa!!! Então fico muito muito feliz de O Pássaro ser seu primeiro livro publicado, e ainda mais feliz de ver como ele está sendo tão bem recebido!!!!!!!
Obrigada pela linda resenha do meu sobrinho!! Suas palavras sinceras sem dúvida alguma ajudarão O Pássaro a conquistar cada vez mais fãs - desse livro e dessa escritora sem igual!!!!!!!!!!
Um abraço,
Tatiana Holtz
Irmã/Fã da Samanta Holtz
Titita de O Pássaro
Sinceramente, quando eu começo a ler uma resenha sobre O Pássaro, não me surpreendo com os elogios. Ainda não li o livro dela (o que não tardarei a fazer), mas é algo que se torna quase uma obrigação, por se tratar de uma obra tão bem falada por TODOS os que já leram essa obra maravilhosa! Samanta é uma pessoa especial demais e tem tudo para se tornar uma das maiores escritoras da atualidade!
ResponderExcluirBeijão, Samanta!
Parabéns pela resenha extraordinária Pedro!
Beijos!!
http://livrootrio.blogspot.com.br/
Olá,nossa,que resenha maravilhosa,fiquei muito instigada por essa leitura,O pássaro realmente parece ser um livro muito bom!
ResponderExcluirParabéns pelo blog,gostei bastante e estou seguindo ^^
strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br
Estou lendo, e até agora concordo com tudo, um livro adorável, e o mais importante de fácil entendimento, uma linguagem bem acessível.
ResponderExcluirhttp://leituraboadoelira.blogspot.com.br/
Oiie!
ResponderExcluirJá li vaaárias resenhas desse livro e infelizmente nenhuma delas me chamou atenção, nem mesmo a sinopse do livro. Mas a sua fez ao contrário, acendeu aquela luzinha no túnel sabe?! Não se gabe, blz? hahahaha
Parabéns pela ótima resenha.
Beijos
Bruna-Livros de Cabeceira
Os olhos são o espelho da alma,mas talvez possamos ver nos livros esse espelho que substitui bem os olhos . Amei sua resenha e inclusive gostaria de ler esse livro .beijos
ResponderExcluirUau Pedro!
ResponderExcluirQuanta inspiração!
Deixou-me extremamente curiosa, a capa é linda, me passa uma paz sem igual. O conteúdo, você apresentou-me de forma sincera e empolgante.
Já está na minha lista, amei sua resenha!
Parabéns
Ni
@ciadoleitor
A literatura brasileira está dando o que falar, hein? Desejo muito sucesso a esses escritores de primeira viagem e fico na ansiedade para ler os livros deles :)
ResponderExcluirBeijos,
Nats.
http://www.vireapagina.com
Eita resenha perfeita! Adoreeei, é verdade mesmo, tudo o que vc disse; O Pássaro é incrivel e eu também me apaixonei :D A Samanta me surpreendeu muito, positivamente claro...
ResponderExcluirAdorei!
Beijos Pedrinho,
Kate - Kate
drunkculture.blogspot.com