[Resenha] Tequila Vermelha - Rick Riordan

Alô, muchachos e muchachas! =)

     Para quem gosta de um livro cru de narrativa menos tradicional, Tequila Vermelha é uma boa pedida (entendeu? Entendeu? 'Boa pedida', 'tequila'...) =D

     Autor da saga Percy Jackson, Rick Riordan criou um outro estilo bastante diferente, algo entre o policial e o drama, porém com uma dose exagerada de sarcasmo.




Título: Tequila Vermelha
Autor: Rick Riordan
Editora: Record
428 páginas


     Tres Navarre está de volta a San Antonio, sua cidade natal no Texas. acompanhado por seu gato Robert Johnson, ele decide ir a fundo no assassinato de seu pai, o xerife Jackson Navarre, ocorrido há dez anos.
     Durante sua volta, Tres acaba encontrando velhos rostos familiares, alguns bastante promissores, outros nem tanto. Em um dado momento, muitas pessoas que marcaram sua vida acabam envolvidas numa trama bastante complicada: Lilian, sua antiga paixão; Maia Lee, uma paixão intermediária (esta; Ralph, um velho amigo bastante difícil; Dan, um sujeito que é de despertar compaixão em alguns momentos, e ódio em outros. Esses e outros personagens se lançam na trama, e vai ser bem difícil para Tres confiar em boa parte deles.

     Não se engane quanto a capa. Quando vi esse livro pela primeira vez, associei o título e logo imaginei um cenário típico do Velho Oeste. Não, não é exatamente assim. De fato, a história ocorre no Texas, temos xerifes e homens lutando pelo poder da cidade, mas não é do tipo que vemos na televisão, com bolas de feno rolando pela estrada de terra, casas de shows com dançarinas e uma porta "vai-vem". Temos telefones atrás da mesa de passar roupar, carros de luxo, televisores e armas bastante arrojadas. 
     O que Rick Riordan criou foi uma obra com um emaranhado de histórias e dramas familiares que se estendiam à complexa jogatina do mundo da máfia. Tres é um personagem bem estruturado com a personalidade bem delineada: um sujeito formado em Educação Física e Letras, praticante do Tai Chi e ex-detetive de São Francisco. Com doses exageradas e, surpreenda-se, bem medidas de sarcasmo e acidez, o livro é narrado em primeira pessoa. Incrível como Rick Riordan criou uma personalidade tão amável (leia sarcasmo) como Tres Navarre!
     Num estilo mais policial, o autor cria uma trama bastante interessante. Embora Tres seja considerado investigador, ele não assume uma posição tão marcante exercendo esse papel, tanto que ao longo da leitura, boa parte das provas não são, de fato, colhidas e deduzidas por ele. Sua veia investigativa fica mais perceptível apenas nos últimos capítulos, e mesmo assim, é preciso dar um bocado de crédito ao Ralph e Maia Lee.
     Mas a escrita é hilária. Essa foi a primeira obra que eu li do autor e, com certeza, é a responsável por me fazer ficar mais interessado pelo trabalho de Rick Riordan. Isso mostra que existe um escritor versátil por trás do criador de Percy Jackson. Não recomendo a leitura por ser um livro excepcional, e sim por ser divertido e te fazer odiar personagens fictícios quando você quer arrancar algumas cabeças de verdade. Canalizar esse tipo de coisa para a leitura sempre ajuda, então vamos dar o devido crédito ao criador de Tequila Vermelha.
     Aliás, o título do livro também é bastante intrigante, mas só lendo mesmo pra entender. Fazer o quê, ne?

     Uma ótima leitura pra todos!
Fiquem na Paz!



6 inspirações:

  1. Oi, Pedro!
    Nossa, eu sempre tive um tiquinho de vontade de ler Percy Jackson, mas a preguiça sempre falou alto demais, hahaha! Mas Tequila Vermelha parece ser uma opção interessante! Gostei dessa parte de ser diferente de Percy Jackson e o fato de ter acidez e sarcasmo também me atrai muito, rs.
    Bom, vai ter que ficar na fila, porque o castigo pós-Bienal é implacável, hahaha!
    beijão!!

    ResponderExcluir
  2. Não tive a oportunidade de ler os livros do Rick Riordan mas acho que quando o fizer valerá a pena,o livro em questão me pareceu interessante.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. O nome do cara já de 'cara' é esquisito, Tres, isso é lá nome. rsrs Mas em se tratando de livros do Riordan posso suportar. Também pensei que passaria no Velho Oeste. rs Estou com o livro aqui, mas não sabia dessa parte do Riordan dando uma de hilário na sua escrita. Vou ver se ajusto minha meta esse ano pra ler esse também. rs Quero descobrir mais dessa parte da máfia que me interessou. Leituras Vivas

    ResponderExcluir
  4. Eu não comprei este livro pq eu tinha medo que fosse como os outros livros dele, tipo váááários, saga, série, trilogia, tanto faz. Meu bolso não aguenta mais.
    Essa capa eu acho bem bonita. Velho oeste, muito boa!!
    E agora sabendo que é policial, vou ter que tê-lo aqui. Ele é único né???

    Ah! Mas passei aqui pra te deixar um recado também. Você levou os mimos da resenha O Clã dos Magos.

    http://topensandoemler.blogspot.com.br/2012/08/resenha-o-cla-dos-magos.html

    Bjkassss


    Alessandra Tapias

    ResponderExcluir
  5. Ai, que trocadilho é esse do começo haahahahah Realmente, o único livro q se destaca do Rick Riordan pra mim depois de PJ, foi escrito antes tbm, mas ainda tem marcas do autor, o humor e etc

    Fui enganada pela capa tbm, achei q fosse mais velho oeste, enfim, apesar de tudo gosto mais de PJ, mas como o autor está muito nesse plot ultimamente de trio de amigos, Tequila Vermelha foi um alívio pros fãs.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Também tive a impressão de que a história seria retratada no Velho Oeste, mas essa foi outra resenha sua que me deu vontade de ler o livro, apesar das primeiras impressões que ele me trouxe quando o vi na livraria. Já li todos os livros da série Percy Jackson e da série Os Heróis do Olimpo que o autor publicou e já tenho uma quedinha pelas escritas do Riordan, então sabendo agora que o tema é policial, sarcástico e bem humorado, entrou pros primeiros da wishlist!! Valeu Pedro, um beijo :*

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos