[Resenha] Feche Bem os Olhos - John Verdon

     Quem não curte uma boa história policial com suspense e reviravoltas? Feche Bem os Olhos tem bastante disso tudo, e mais um pouco até!



Título: Feche Bem os Olhos
Autor: John Verdon
Editora: Arqueiro
424 páginas



Se você pensa que existe redenção para os erros do passado, o presente pode mostrar que você está fatalmente enganado.


     Dave Gurney era um renomado detetive, o Superdetetive, assim nomeado pela mídia. Mesmo aposentado, as chuteiras penduradas não o impediram de solucionar o intriganto caso Mellerey história do livro Eu Sei o Que Você Está Pensando - confiram resenha AQUI. Quando pensou ter chegado ao fim da linha de sua profissão, um outro caso muito curioso é levado até ele.
     Gurney tinha um grande problema: era viciado em mistérios. Quebra-cabeças psicológicos eram o seu fetiche. Viver no campo não estava fazendo bem ao detetive aposentado e sua esposa Madeleine não parecia satisfeita com a inquietação do marido. Esse caso, como o anterior, seria mais um pretexto para as alfinetadas categóricas de Madeleine. Mas, também, poderia significar o risco à sua família.
     O caso, de uma 'simples' decaptação da noiva - noiva, essa com potencial para uma psicopata violentadora - no dia do casamento, tranforma-se numa verdadeira conspiração psico-patológica tão complexa que nem mesmo o Superdetetive Dave Gurney conseguirá sair sem alguma sequela. Essa nova investigação vai exigir o máximo de Gurney, e numa dessas, muitas histórias inacabadas do passado vão à tona. Não apenas isso, a relação de companheirimos entre Dave e Jack Hardwick, um detetive esperto e igualmente irritante, acaba chegando ao nível de cumplicidade de verdadeiros amigos.  O negócio agora é se abaixar e torcer pra não ser atingido também.


     Não é fácil escrever sobre um livro que mexe com você e que se torna um dos melhores na sua lista de favoritos. John Verdon, desde o seu primeiro livro publicado - Eu Sei o Que Você Está Pensando - mostrou-se um grande escritor do gênero suspense/policial. A narrativa, em terceira pessoa, é muito bem feita, flui facilmente e, a melhor parte, prende o leitor do início ao fim.
     Os personagens (na minha opinião, é a coisa mais importante num bom livro) são muito bem feitos. Você pode traçar uma linha imaginária e diferenciá-los perfeitamente, e, melhor, são tão bem estruturados que fica difícil acreditar que são apenas personagens fictícios. Madeleine, a esposa do detetive, é uma das minhas personagens favoritas. Ela possui um sentido afiado para análise de situações, embora viva emotivamente. Ela é o tipo de figura chamativa sem precisar ser extravagante.
"era um sorriso capaz de fazer a gente acreditar que a vida era boa."

     O casal possui uma história intensa e traumática, o que é responsável pela susposta falta de sentimentos do protagonista. Eles se aproximam muito mais depois do caso Mellerey (descrito no livro anterior), mas, só pra aguçar a curiosidade dos leitores, posso dizer que em Feche Bem os Olhos, Dave e Madeleine se aproximam ainda mais, numa reviravolta empolgante.  
     Uma coisa interessante que vale a pena destacar são os capítulos em itálico, escritos à parte do ritmo normal da história. John Verdon deixa nesses capítulos uma amostra bastante significativa do que se passa na mente do assassino. O legal desses capítulos é que são escritos de uma forma quase poética e, embora não exista um terrorismo explícito na narrativa, fica muito claro o tom doentio do criminoso, mesmo sutil.


"Ele ainda não tinha um nome definitivo para a experiência. Sonho não dava conta de todo o seu poder. Era verdade que na primeira vez em que acontecera ele estava quase caindo no sono, os sentidos desconectados de todas as exigências mesquinhas de um mundo nojento, sua mente livre para ver o que estava prestes a ver, mas a vaga semelhança com um sonho comum terminava aí."

     Feche Bem os Olhos é um quadro bem elaborado de um universo de agressores sexuais diagnosticados com psicopatia. John Verdon, nessa obra, pouco aborda a questão do abuso sexual como discussão social, ela é mais um elemento que compõe a trama sem tirar sua importância e preocupação.
     E, como todo bom livro policial, o final desse não poderia ser menos empolgante! Impossível contar mais sem entregar a melhor parte. Pra isso, vocês vão ter que ler. Se você não ler, falta de recomendação não é o problema. Vale muito a pena!

     Boa leitura! Fiquem na Paz! =)
 

15 inspirações:

  1. Quando vi esse livro da Arqueiro, confesso que não curti. Mais ai depois peguei para ler com calma a sinopse e pensei bem e cheguei a uma conclusão: É o livro é BOM!! E agora lendo sua resenha só confirmou. :) Sem falar na capa que eu achei bem legal \o
    Vou ver se na próxima solicitação eu pego ele :)
    Beijos
    Bruna
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não li o livro anterior do autor, morro de vontade de ler, lembro que quando ele foi lançado foi super bem comentado. Não tinha lido nenhuma resenha de Feche Bem os Olhos, a sua é a primeira, e acabo de ficar com uma vontade de enorme de acompanhar essa história! Ótima resenha :D

    Bj;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    não dava nada por esse livro. Agora lendo sua resenha percebi toda a essência e o que o livro mesmo tem para repassar. Sinceramente, você foi muito profundo e eu gostei sua forma sincera de abordagem.
    Agora mais um livro para minha pilha.

    abração meu amigo.

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
  4. Que resenha é essaaaaaaaaaaaa?????????
    Eu que nem queria ler o livro acabei de mudar de idéia!!
    Eu gosto de suspense policial, mas como não li nada desse autor, deixei passar.
    Mas agora eu querooooooooooooooo


    Bjkass

    Alessandra Tapias
    http://www.topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concertexza é um livro pra mim, sou viciado em mistérios, gosto de descobrir as coisas, qualé porque não falou do final? Agora tenho que acrescentar na minha meta de leitura é? rs.

    Abraços, http://desleituras-em-serie.blogspot.com.br passa lá qualquer dia.

    ResponderExcluir
  6. Oi.
    Adoro suspense! Gurney parece um workaholic, viciado literalmente! E ainda aparece um amigo igual a ele, não se se suportaria. kkkkk
    Apesar de ter adorado a resenha como sempre, e de nunca ter lido John Verdon, vou dar uma chance primeiro à Eu Sei o Que Você Está Pensando, já que vc indicou ler o primeiro, primeiro. Confuso né. rs
    Pior que não gosto de ler em 3ª pessoas, mas estou me acostumando, pq a maioria dos que leio por este não me são dos melhores, talvez eu me surpreenda.
    A capa é linda! *_*
    Interessante é que os fatos vão se intercalando pelo que vi... E no final parece um emaranhado que é desfeito rapidamente.


    ps: 'companheirimos' acho que está errado. Averigue! rs
    E ah, seria mais 'cool' se colocasse os números das páginas nas citações. É uma dica. ^^

    ResponderExcluir
  7. Para começar adorei o tema do livro, ele parece ser ótimo demais, eu já te disse que estava louca para ler esse livro, agora só quero mais ler ainda!


    beijos
    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  8. Oie Pedro
    Amo um suspense, mas tinha receio de ler algo do ator, depois de resenhas desanimadoras do livro Eu Sei o Que Você Está Pensando.
    Mas sua resenha me fez ficar com vontade de ler.
    bjos

    ResponderExcluir
  9. Adoro livros que possuem reviravoltas, suspense e investigação :Ç
    Adorei a dica de leitura Pedrão xD
    Sem contar na capa, que achei massa :p
    Parabéns pela resenha, a cada dia melhor visse? HAHA ;)
    Abração e muito sucesso SEMPRE.

    Ewerton Lenildo - @Papeldeumlivro
    papeldeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Parece ser um livro bem interessante... gostei!


    Olá!
    Vim aqui para convidá-lo(a) a conhecer o meu livro que lançará agora em Setembro 2012. Peço mil desculpas pelo “spam”, mas é muito difícil divulgar livros, sobretudo aqui no Brasil. Nós, autores nacionais, ainda somos muito desvalorizados, mas continuamos na luta para que esse fato seja revertido!
    Sendo assim, gostaria que conhecesse a minha obra chamada “Meu Conselheiro de Luz”. Trata-se de um romance voltado para a literatura juvenil.
    Seria de grande ajuda que você adicionasse a obra em seu skoob:
    http://www.skoob.com.br/livro/257467
    E no facebook:
    https://www.facebook.com/MeuConselheiroDeLuz
    Desde já agradeço a sua atenção e tenha um ótimo dia!

    ResponderExcluir
  11. Esse livro tem um bom enredo e uma trama interessante, mas quando lhe vi, pela capa, achei que era "grande" coisa. Depois de ler a sinopse e resenhas, me convenci para ler.

    ResponderExcluir
  12. Esse livro sem duvida é espetacular...nao vao se decepcionar.

    ResponderExcluir
  13. é necessário ler antes o "eu sei o que você está pensando"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol =)
      Olha só, ao meu ver, não importa qual você leia primeiro, embora o livro "Eu Sei O Que Você Está Pensando" seja o primeiro. Mas é importante que você leia os dois, pois algumas relações entre alguns personagens são bem explicadas no primeiro livro e, mesmo assim, se você lê EU Sei O que Você Está Pensando, ainda assim você tem a sensação de que existe um passado por trás daquele livro. É o charme do autor hehe

      boa leitura xD

      Excluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos