Entrevista & Parceria - Laisa Couto

     Olá, amigos Inspirados!

     É com grande prazer que venho até vocês apresentar mais uma querida escritora e parceira! Pra quem não conhece, Laisa Couto é autora de Lagoena, uma incrível história cujo universo fantástico poderia ser equiparado ao de Senhor dos Aneis ou Crônicas do Matador do Rei sem pestanejar, seme exageros!
     Para quem não conhece, Lagoena é uma trilogia que está sendo escrita no site BookSerie, onde novos autores publicam suas histórias num estilo muito parecido com seriados de televisão. Foi lá que conheci a obra da Laisa e, quando dei por mim, tinha me surpreendido em como temos preciosidades da literatura habitando no anonimato.
     Claro que hoje ela não está mais no anonimato! Laisa C. já ganhou espaço na blogosfera, no Skoob e não me surpreenderia se, a qualquer instante, recebêssemos a notícia de que Lagoena está prestes a chegar em nossas estantes.
     Para conhecer o site, clique AQUI e entre no mundo de Lagoena.
     No blog Inspirados temos a resenha da primeira temporada. clique AQUI pra dar uma conferida =)


O Que Eu Tenho a Dizer:

    Eu, como leitor de Lagoena (li a primeira temporada inteira, apesar de estar devendo a segunda), posso dizer que raríssimas vezes vi na literatura fantástica brasileira uma narrativa tão detalhada e tão empolgante como a de Laisa. O mais saboroso é ver a poesia em cada palavra, a forma como cada personagem é inspirado para exercer um papel na trama, e o jeito original como ela escreve. Sim, fica evidente que ela bebeu da fonte de alguns escritores renomados, como por exemplo Tolkien, mas também fica claro que Laisa cavou arduamente até fazer brotar sua própria fonte. Eu não me surpreenderia se, num futuro próximo, os novos autores dissessem "ah, eu me inspirei em Lagoena. Vocês conhecem, claro!".



~~***~~

     Vamos conhecer um pouco da autora antes de darmos início à entrevista?


~~***~~
AUTORA E OBRA
~~***~~





LAISA C.

Laísa C. quando criança queria ser dentista, artista plástica, bailarina, astronoma ou arquiteta. Em 2010 acabou se formando em Design de Moda.
Nunca quis ser escritora, mas estimulada pelo pai que via "algo" em suas simples redações escolares   começou a escrever o que cinco anos depois se tornou um livro de ficção fantástica.
Lagoena é o primeiro romance da autora, influenciada pelas obras clássicas de fantasia, contos de fadas e lendas locais que conhecia desde criança esboçou os primeiros capítulos da obra com o intuito de apresentar aos leitores uma idéia original e mágica como encontrou em tantos outros autores que admira.


CONTATOS


    Então antes de começarmos, obrigado Pai da Laisa, porque você fez um favor para os amantes de literatura fantástica!



SINOPSE de Lagoena:



Rheita era a única neta de um joalheiro falido. Seu pai havia desaparecido antes da menina nascer e sua mãe falecera no parto quando lhe dera à luz. Morava num país pequeno e isolado, muito ao norte, conhecido como Reino do Vinagre, numa época em que os lampiões ainda iluminavam as ruas de tijolos.

Ainda em luto e rancoroso, Dordi Gornef, o velho joalheiro, por 10 anos mantinha em segredo uma grande descoberta: o significado da marca de um S que Rheita carregava na palma da mão. A menina, desde recém nascida, fora educada a usar uma luva na mão direitA, para esconder um suposto defeito de nascença dos olhares curiosos...
Porém, num certo dia, os esforços do joalheiro para manter o segredo não foram mais úteis. Rheita, que se tornou uma menina muito curiosa e inteligente, acabou encontrando um misterioso Mapa Mágico no abandonado quarto da falecida mãe e desde estão resolveu descobrir o que ele escondia, pois suspeitava que o desaparecimento do pai houvesse relação com o artefato mágico. A partir desse momento, sua vida fica totalmente ligada a ele e através de um chamado do destino Rheita e seu mais novo amigo, Kiel, embarcam numa aventura repleta de segredos ainda maiores, para além de outro mundo, para LAGOENA, A Terra Secreta que corre um grande risco de não mais existir, cabendo à menina salvá-la e proteger o tesouro do mapa da cobiça de um imperador amaldiçoado.
Lagoena é o primeiro romance da autora. Influenciada pelas obras clássicas de fantasia, contos de fadas e lendas locais que conhecia desde criança, esboçou os primeiros capítulos da obra, com o intuito de apresentar aos leitores uma idéia original e mágica, como encontrou em tantos outros autores que admira.

 
     Para mais informações, acesse o SITE OFICIAL da autora. Lá você pode saber um pouco mais sobre os persoangens, o livro, além de poder ter um contato direto com a Laisa!


***
"Guardem o medo em lugares em que nunca mais voltem à procurá-lo, nem como sombra de um motivo qualquer e banal;, somente sigam o mais leve rastro de seus corações."
Trecho do livro Lagoena, cap. 23.
***


~~***~~


~~***~~
ENTREVISTA
 ~~***~~

     Tive a oportunidade de saber um pouco mais sobre a criadora de Lagoena e como sugiu essa incrível ideia. E, claro, nada mais justo do que compartilhar todas essas informações com vocês, leitores! Espero que apreciem da mesma forma como eu, e que as respostas da Laisa possam inspirar os futuros escritores que prometem encher de orgulho os leitores brasileiros =)


     1)      Laisa, tive a oportunidade de ler a primeira temporada de Lagoena através do site BookSérie. Logo de cara Rheita, a protagonista, ganhou toda a minha atenção. De onde você tirou inspiração pra criar uma menina como ela?





2) Eu sempre acreditei que as obras têm alguma coisa de seu criador. Em Lagoena, até onde você imprimiu sua personalidade? Onde podemos encontrar "Laisa Couto" através da história de Rheita? 



3) Rheita tem um elemento em comum com muitas personagens de estórias fantásticas. Ela é a 'escolhida', a única capaz de um grande feito. Na sua opinião, por que isso cativa tanto os leitores? E mais, porque os escritores gostam de produzir esse tipo de herói?

 

4) Aqui no blog Inspirados nossas criações e fantasias viram realidade. Se você pudesse dar vida a um personagem seu, qual seria e por quê? 




5) Além de escritora, você se mostrou uma desenhista fantástica! Sâo esses os seus planos profissionais, ou pretende seguir outra carreira? Fale um pouco sobre. =) 



6) Qual a música que mais combinaria numa trilha sonora de Lagoena?



7) Você poderia ler  pra gente o seu trecho favorito de Lagoena? =)


 
8) Quais são os escritores nacionais que mais te cativam? E os estrangeiros?



9) Fale para os leitores um pouco sobre quem é Laisa Couto.



10) Aqui o espaço é seu. Deixe um recadinho pros leitores do blog =)


~~***~~


     Hoje Laisa C. é, oficialmente, parceira do blog Inspirados, mas bem antes disso já era uma grande escritora apenas esperando o momento certo para revelar seu talento. Fico imensamente feliz em ter meu blog usado como janela para ajudar essa descoberta. Fico aqui na arquibancada, primeira fila, com bandeira e tudo, torcendo para o seu sucesso, Laisa! Que Lagoena seja uma realização sua, e um sonho na mente dos ávidos leitores amantes da LitFan! 

    Sucesso pra Laisa, e uma excelente leitura pra todos! =)
    Fiquem na Paz!

7 inspirações:

  1. Oi,

    parabéns pela parceria!! Que o blog continue com muito sucesso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Antes de tudo, Pedro,

    Quero que dizer que foi vc quem me encheu de orgulho, não pelo fato de ter feito um post sobre Lagoena, mas por esse entusiasmo com a LitFan Nacional. Sei que vc sabe quão é difidícil e árdua essa jornada, fazer que o leitor mergulhe numa aventura escrita por um autor nacional, no entando, tudo é saboroso, cada degrau alcançado é como uma montanha fora da estrada pedregosa....

    Meus agradecimentos aqui são pouco e singelos à altura de suas palavras, comparar Lagoena com autores de grande porte me deixa muito mais que linsonjeada, sinto-me até abençoada. É verdade que o Mestre Tolkien me ensinou muito e estou gostando muito de Patrick Rothfuss.

    Obrigada por ficar na torcida, seu entusiasmo é contagiante. Estou lutando para que o começo dessa trilogia encontre uma boa editora para que eu possa oferecer o melhor para os leitores!

    Att.,

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei maluco por Lagoena!
    Deve ser ótimo!

    Um beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  4. Olá,tinha bastante curiosidade para saber sobre a história de Lagoena e a autora.já sabia faz algum tempo de Lagoena,mas não cheguei a ler,mas fiquei muito encantada! Adorei mesmo ^^ Ótimo post.

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, nunca tinha prestado muita atenção em Lagoena e agora... Estou estupefata. Quero ler o livro não só pela obra, mas porque achei a Laisa uma pessoa muito legal, é fácil de ver isso nas suas respostas. Gostei mesmo!!


    Gislaine,
    atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com
    {ah, segui aqui, pode retribuir? ;D}

    ResponderExcluir
  6. Lagoena me parece ser uma obra e tanto,gostei bastante do post e de conhecer um pouco mais da Laisa.
    Abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei a entrevista, as respostas enfim, tudo!
    A Laísa é uma pessoa talentosíssima que merece todo o apoio! Um dos orgulhos da literatura nacional. LAGOENA é maravilhosa e merece ganhar as estantes do mundo todo!
    Parabéns pelo excelente post.
    Abraço!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos