[Resenha] - Neuromancer - William Gibson

http://cafedeontem.files.wordpress.com/2011/01/neuro.jpg
***
Título: Neuromancer
Autor: William Gibson
Editora: Aleph
***



     "O céu por cima do porto tinha a cor de uma TV que saiu do ar. 
     — Não é que eu queira — Case ouviu enquanto abria caminho pela multidão que estava na porta do Chat. — Mas é como se o meu corpo tivesse criado, por si mesmo, esta enorme dependência da droga." página 6, capítulo 1


     Case era um requisitado cowboy do cyberespaço - um racker de primeira linha - sempre fazendo grandes negócios usando seu talento em viajar na Matrix, um mundo virtual. Mas cometeu um grave erro, o maior erro que um cowboy poderia cometer: passar a perna nos contratantes. Isso rendeu ao hacker uma terrível dor de cabeça, literalmente. Seu sistema nervoso foi comprometido devido a uma micotoxina aplicada a mando dos patrões ressentidos pelo golpe. Case tornou-se um inválido, nunca mais poderia viajar pela Matrix.
     Sua vida limitou-se às drogas e ao mundo sei lei de Chiba City, o receptáculo de toda a atividade criminosa, desde roubo de dados à pesquisas genéticas ilegais. Era esse o motivo de Case estar ali, buscar uma cura com os especialistas, buscar uma forma de restaurar seu cérebro e poder, enfim, viajar pelo cyberespaço novamente.
     Mas a vida de Case deu outra guinada. Sua vida ainda tinha as mesmas promessas miseráveis de um hacker encostado, quando surgiu Molly, uma samurai das ruas - dotada de implantes oculares e bisturis retráteis debaixo da unha - em seu caminho, alegando que precisava levá-lo até Armitage, um ex-militar com porte assustadoramente atlético. O homem misterioso ofereceu a cura do cowboy em troca de serviços especiais, e a ideia de viajar novamente pela Matrix deu ao Case esperança, ainda que não fosse essa a "palavra-tema" na decadente sociedade futurista.
     Sem ter ideia exata de onde estavam se metendo, Case e Molly formam uma dupla para cumprir as ordens de Armitage e, nas horas vagas, descobrir para quem o patrão trabalha. Uma complexa rede de inimigos se forma na frente deles, e aliados cada vez mais duvidosos são recrutados por Armitage. Especialmente Riviera, um sujeito capaz de criar hologramas a partir da sua simples vontade.


     "As costas do casaco do homem caído incharam e explodiram: sangue
esguichou pelas paredes e porta. Um par de braços de comprimento
impossível, cheio de tendões como cordas, moviam-se no clarão com uma
cor rosada. A coisa dava idéia de que ia subir por si mesma do chão, de
dentro da ruína inerte e sangrenta que havia sido o corpo de Riviera. Tinha
dois metros de altura, apoiava-se em duas pernas e parecia não ter cabeça."
Página 92, capítulo 7


     Ao longo da trama, a rede se torna mais clara, mas ainda complexa. Agora estavam lidando com as IA's (Inteligências Artificiais), personalidades virtuais que comandavam grandes operações. Case, sem ter completa certeza quem seja, de fato, seu inimigo, começou a buscar respostas em todos os lugares, e Molly era a única pessoa confiável em todo o mundo.
 
     Nesse conflito Homem versus IA's, William Gibson consegue criar uma poderosa história que envolve um mundo decadente e noir, uma série de reflexões sobre a sociedade e os passos que tomam a humanidade, além de uma trama astuta capaz de prender sua mente.

     William Gibson revoluciou o termo Sci-Fi. Sua obra inspirou muitos sucessos futuristas, entre eles a renomada trilogia Matrix. A obra Neuromancer, publicada em 1984, reproduz uma sociedade de atmosfera mortiça, com drogas, crime, sexo fácil e outras barganhas da vida pelo prazer prático em um mundo acabado.
     Neuromancer pertence a uma trilogia, a Trilogia do Sprawl, contendo o volume 2 - Count Zero, e o volume 3 - Monalisa Overdrive.
 
    
"E, numa noite de outubro, quando avançava pelas galerias da Eastern
Seabord Fission Authority, notou três figuras, minúsculas e impossíveis.
Apesar de serem tão pequenas, conseguiu descobrir o sorriso do rapaz, as
gengivas rosadas, o brilho dos olhos rasgados e cinzentos — os olhos que
tinham sido de Riviera. Linda ainda vestia o seu blusão; acenou quando ele
passou. Mas a terceira figura, muito junto dela e com o braço em volta dos
seus ombros, era ele próprio.
"
Página 258, Último capítulo
 

     Minha dificuldade em escrever essa resenha foi absurda! Neuromancer é, pra mim, o melhor cybepunk e, por ser o livro que encabeça minha lista de desejados (ou pelo menos briga com uma meia dúzia para assumir o posto), não tem como não se sentir inseguro diante de tamanha responsabilidade, que é escrever sobre algo que tanto gostamos. Mas espero que eu tenha sido convincente o bastante, a ponto de entenderem o meu recado: Neuromancer é muito bom. Não apenas bom, nem ótimo. O livro é incrível! O frenesi da narração, as reflexões, os diálogos agressivos e imundos! Leiam, leiam mesmo! vale a pena, mais do que comer McFlurry ^^

Grande abraço a todos! Fiquem na Paz!

6 inspirações:

  1. Não conhecia esse livro, mas ele me interessa e muito, eu faço parte da computação e não vejo a hora de poder lidar com as IA's, adorei a sua resenha, ela passou muito para mim, vou colocar na minha lista de desejados.

    beijos, Lu

    Ps.: Pedro desculpa não estar aparecendo por aqui, ma é que a minha vida está tumultuada, mas sempre que eu puder eu passo ok? Me avise das postagens pelo twitter ai é mais fácil de eu aparecer aqui sempre.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro no aniversário de 25 anos, com tradução do Fabio Fernandes (Neuromancer 25 da Editora Aleph). Sua resenha está muito boa. O legal do NEUROMANCER 25 é que vem com um glossário e um texto da Adriana Amaral pós livro.

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo já que tenho vontade de ler esse livro. Ainda não li porque a trilogia sai por um preço bem salgadinho. A Aleph quer me matar, sério! Amo sci-fi, mas não tenho dinheiro, haha.

    E sei bem como é difícil resenhar livros quando a gente gosta muito, haha. Até hoje não consegui resenhar A Coisa, do Stephen King. A minha do Laranja Mecânica, que é meu livro favorito, ficou uma bagunça de emoções, haha.

    Muito bacana o blog, já estou seguindo. :D
    Passa lá no meu cantinho também: sobrecafeelivros.blogspot.com.br

    Até!

    ResponderExcluir
  4. A ideia desse livro é realmente interessante e bem diferente do comum, já tinha ouvido falar sobre ele, mas nunca tinha lido nenhuma resenha a respeito.... Não conheço muito do gênero Sci-Fi, mas parece ser uma obra incrível. Vou conferir assim que possível =)

    òtima resenha. Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Neuromancer é um dos piores livros que já li, se não o pior. Livro muito confuso e história desinteressante. Totalmente sem sal. Não consigo entender porque um livro de merda desses consegue tanto sucesso. Parece que estão confundindo complexidade com boa qualidade. Pra falar a verdade acho que a trama nem é complexa, é simplesmente mal explicada pelo autor. O autor parece incapaz de contar os fatos com clareza de forma que tudo se encaixe em um todo. Livro ruim. É uma pena que vários sites considerem esse livro "um clássico da ficção científica". Quando penso em FC me vem à mente Júlio Verne, HG Wells, Robert Heinlein, Arthur Clarke e o grande Isaac Asimov. Esses caras sim escreveram verdadeiros clássicos que nos fazem pensar e nos divertir ao mesmo tempo. Aí me pergunto: o que neuromancer tem pra merecer ser chamado de clássico do gênero da FC?? Neuromancer é a bosta da FC, é um mal representante do gênero. Se uma pessoa que nunca leu ficção científica e resolveu começar, de tanto ouvir elogios sobre o gênero, pegar como primeiro livro o Neuromancer, ela provavelmente vai desisitir da leitura e nunca mais vai quer saber de FC. Como disse, é um péssimo representante do gênero.

    ResponderExcluir
  6. o rapaz realmente não curtiu Neuromancer...rs, respeito sua opinião....
    li somente algumas partes dele...me pareceu um tanto confuso, mas vou até o fim ver o que dá....mas Isaac Asimov realmente é pra o gênio da parada....

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos