[Resenha] Cidade das Cinzas, de Cassandra Clare

Olá, amigos leitores!

     E a saga continua, para o mal ou para o bem. Os Instrumentos Mortais é a história de uma garota, Clarissa, cujo passado fora escondido dela pela própria mãe, tudo para proteger a filha das ameaças do Submundo. Um universo com uma diversidade mitológica admirável, a saga conta com a participação de vampiros, demônios, fadas, ninfas, licantropos, bruxos, pêra, uva, maçã, salada mista...

http://skoob.s3.amazonaws.com/livros/53782/CIDADE_DAS_CINZAS_1297106803P.jpg

Título: Cidade das Cinzas - 2º volume Os Instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera
Sinopse: No mundo dos Caçadores de Sombras, ninguém está seguro. E agora que Clary descobriu fazer parte do perigoso Submundo, sua vida nunca ais será a mesma. Jace, seu recém-descoberto irmão, está cada vez mais impossível, e não parece medir esforços para enfurecer a todos. E sua atitude de bad boy não ajuda em nada quando, após o roubo do segundo dos Instrumentos Mortais, a Inquisidora aparece no Instituto para interrogá-lo... Agora Jace é suspeito de ajudar o pai, o perverso Valentim, num plano que vai colocar em risco não só Idris ou o Submundo, mas toda a cidade de Nova York. E Clary não pode deixar de se perguntar: será que as ironias de Jace são só uma forma de chamar atenção, ou também pode haver uma traição por trás de tanto mistério?

     A história se passa em Nova York e dá continuidade ao livro Cidade Dos Ossos (confira resenha AQUI). Clary - depois de descobrir sobre sua verdadeira natureza, além de descobrir que seu pai é um manolo safado que quer aniquilar as criaturas do Submundo - decidiu aceitar sua condição. Sua mãe, em coma, estava mantida no hospital, sua mente adormecida e escondendo segredos que poderiam sanar muitas das dúvidas da garota.
     Jace, o irmão punk de Clary, continuava ácido e com cara de poucos amigos, como sempre, mas se mostrava mais receptivo ao resto de seus companheiros. Um dos pontos que me incomoda na história é a relação entre os dois. Me irrita e me perturba, a verdade é essa. Estou torcendo para que uma reviravolta na trama revele que, na verdade, eles não são irmãos. Se você leu, sabe o que estou dizendo.
     A relação entre Clary e Simon, seu melhor amigo, é a mais triste possível. O rapaz a adora, mas ela não consegue enxergar o garoto da mesma forma. Mais tarde ela descobre que não ajudaria muito dar uma chance a "eles".
     O drama da história gira em torno de Valentim, o Caçador de Sombras do mal, e seu desejo por encontrar os Instrumentos Imortais: uma espada, uma taça e um espelho. O pai maligno de Jace e Clary se apodera de dois dos instrumentos e, utilizando de seu poder, passa a controlar os demônios, usando-os para atacar a Clave, um grupo de guerreiros que lutava para manter a segurança dos humanos e o equilíbrio do Submundo.
     Com o surgimento da Inquisidora para questionar a lealdade de Jace, as coisas começam a piorar. Ataques, mortes e transformações acontecem no processo. Os filhos do Submundo (crianças de cada espécie) tinham seu sangue drenado para consumar os planos de Valentim, e Jace precisaria frustrar essa inverstida do seu pai se quisesse restaurar a confiança da Clave. Mas nada disso seria fácil.

     Cassandra Clare é imaginativa, possui uma habilidade espantosa para criar personagens de complexa personalidade, mas ela tem uma falha que vem assombrando suas obras desde o primeiro livro: a narração das batalhas. A descrição dos duelos é confusa (embora isso não torne a leitura incompreensível) e sem a empolgação que eu estou acostumado a ver em alguns livros do gênero. As coisas acontecem de forma rápida demais, de forma que o leitor não consegue apreciar o suspense.
     A ótica narrativa é bem limitada. Por ser um livro contado em terceira-pessoa, espera-se maiores revelações, um aprofundamento maior na reflexão das personagens, o que não acontece. A história em si não apresenta nada tão original. A busca por objetos mágicos; uma protagonista que não sabia que tinha poderes até a adolescência; um homem que, no passado, tinha uma horda de seguidores... Isso é muito Harry Potter, ao meu ver. Nós temos as "relíquias da morte", um Harry de saia e um Voldermort (não consigo deixar de associar Voldemort-Valentim). Ainda não consegui encontrar um elemento que pudesse me prender, de fato, na trama. Mas estou em busca. Logo começarei a ler Cidade de Vidro. Se vou me decepcionar (mais) ou não, isso só vou saber depois xD

É isso aí, amigos, espero que tenham curtido o post - espero que os fãs não me odeiem de morte xD - deixem a opinião de vocês. Podem criticar e dar o ponto de vista! O espaço aqui é de vocês !

Grande abraço, e fiquem na Paz!

5 inspirações:

  1. Parabéns pela resenha Pedro! Muito em breve pretendo ler Os Instrumentos Mortais. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ler essas resenhas dessa série me matam de vontade e a sua não é diferente, quero muito lê-lo mas ainda não comprei. É uma pena.

    Estou seguindo aqui. Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  3. Bom, o fato é que não sei se tenho cabeça para ler esse livro. rs'

    Na verdade comprei Cidade dos Ossos há algum tempo por ter me apaixonado pela capa e ter sido seduzida pela sinopse, maaaaaasssss foi uma das leituras que mais tive dificuldade em 'engolir'.

    Achei o enredo até legal, apesar de ter algumas falhas e ser relativamente fraco, mas chegou um momento em que as coisas começaram a piorar num ritmo acelerado e quando me vi nos últimos capítulos já estava com vontade de rasgar o livro ao meio. rs'

    Claro que algumas pessoas me disseram para não desistir da série porque eu teria surpresas boas nos livros seguintes, mas não tive ânimo para ler as continuações e não sei se terei.

    Claro que fico curiosa para saber onde tudo isso vai dar, mas antes de aceitar o desafio de ler Cidade das Cinzas preciso estar com a mente livre de preconceitos gerados pelo primeiro livro e não sei quando vou conseguir isso...kkk

    Achei interessante a comparação que vc fez com Harry Potter, mas pra falar a verdade é até pecado comparar essas duas séries (isso foi uma fã apaixonada falando...kkkkkk).

    De qualquer forma acho super válido deixar essa questão em aberto, já que posso mudar de ideia. Mas para não dizer que sou injusta eu gosto muito dos diálogo elaborados pela Cassandra Clare, acho divertidos e melhoraram um pouco minha leitura...kkk

    beijos e até mais

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro,

    Acho que essa foi a primeira resenha honesta que li sobre esse livro. Notei que a série de Cassandra Clare estava sendo muito comentada, até me bateu uma certa curiosidade, mas resolvi freiá-la e esperar um pouco mais da crítica...
    Acho que não vou ler o livro, mas quem sabe um dia eu mude de idéia...

    Até mais!

    Laísa C.
    confissoesdesajustadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. A primeira resenha sobre a série com a qual concordo.... =) Todo mundo só fala bem da série... Demorei mto mais que o normal p/ ler a serie, e pensei a mesma coisa a respeito, principalmente sobre cidade de vidro que vira um conto de fadas no fim... Desculpe o spoiler... kkkkkk. Eu gosto da ideia central, mas fiquei na expectativa de algo grandioso, de uma evolução e não encontrei nda disso, só foi decaindo... Já não se fazem mais séries como HP... Hahaha... Apesar de que achei o segundo livro o menos pior... E Valentim não me convence como vilão.... kkkk

    De qualquer forma, ótima resenha.... Abraços!! =)

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos