Dica de Leitura - Frenesi

    Alô, pessoal. Olha eu aqui de novo! ("Quem é esse?" "Não sei" "okay").
    Hoje decidi que seria uma boa trazer para vocês uma história diferente e, como eu gosto de varia, escolhi Frenesi. Preparados para um terror? ^^


Título: Frenesi - Histórias de Duplo Terror
Autora: Heloísa Seixas
Editora: Rocco

Resenha: A primeira vez em que botei os olhos nesse livro, eu já estava preso a ele. Foi em uma viagem ao Rio de Janeiro e, passeando perto do mercado do Saara, avistei um sebo. Apesar da minha alergia, não resisti e corri para ver os livros (isso me custou uma noite de nagão congestionado, mas valeu a pena xD).
O livro não é o tipo que mete medo, a ponto de arrepiar os pelos da nuca e te fazer chamar pela mamãe durante a noite. Na verdade, acredito que nem seja a intenção da autora. Mas o livro traz uma proposta diferente do terror. Acima do pavor, Heloísa Seixas cria uma coletânea de contos sinistros, com uma atmosfera cinzenta e cheia de mistérios.
Cada conto é contado em uma perspectiva diferente, às vezes trazendo mais reflexão do que medo em si. Mas isso não exclui da obra sua qualidade. Acredito que Heloisa Seixas queira mostrar, de um ângulo diferente, o conceito de medo. Não é o sentimento em si, mas o medo do próprio medo. Como se a simples perspectiva de se ver diante de algo que possa provocar medo seja, por sí, assustador.
    A obra é dividida em 6 contos de terror e, em todos, as personagens estão contando histórias de terror até que, inesperadamente, estão vivendo a própria história!
    O primeiro conto narra o passeio de um pequeno grupo de amigos em uma ilha onde o tempo conservava antigas ruínas, tempos da escravidão. Envolve possessão e alucinações. De forma bem simplista, a autora deu nome ao conto de "A Ilha".

    O segundo conto preserva a boa e velha história de terror, fala sobre fantasmas, o que justifica o título do conto ser "Histórias de Fantasmas". Num visão bem diferente, a história narrada envolve duas pessoas. O fim é surpreendente, porque você não consegue entender. Quem, afinal, é o fantasma?
   Vamos saltar para o último conto, aquele que leva o nome da coletânea, "Frenesi". Um dos meus preferidos. Nesse eu vou me aprofundar mais, pois merece destaque e a autora é digna de um "congrats" nessa obra.
    Sete amigos. Começa assim, um número curioso para um grupo que está prestes a se enfiar numa história de terror. Decidiram comemorar o Carnaval, todos fantasiados de bebê chorão. Ao longo do passeio pela cidade, um dos amigos começa a contar algumas histórias de terror que se misturam aos costumes festivos do carnaval. Em pouco tempo, eles começam a ser devorados pela sutil atmosfera do horror, também fantasiado de um frenesi divertido típico entre os foliões.
    O final é uma mescla caprichada de terror e melancolia, e dá um bocado de coisa pra gente poder pensar.

    É um livro pequeno. Tem apenas 106 páginas, mas cada uma delas é recheada de palavras envolventes capazes de provocar o mínimo de ansiedade, que seja, no leitor. A capa também é cheia de promessas, e todas se cumprem a cada conto. Ao longo da leitura podemos estabelecer alguma relação entre a capa e os contos. Heloísa Seixas deu um show de terror juvenil. Aliás, é justamente esse o foco, os jovens leitores. Mas isso não significa que um experiente literário não se encante com a escrita de Heloísa. Tenho certeza, se você ler, vai gostar. Vale a pena mijar no lençol de madrugada, se isso significar uma boa leitura.
    Mas... Um conselho? Muito cuidado. Assim como as personagens, a história pode começar a acontecer com você... E quando perceber, pode ser tarde demais para voltar as páginas.

Um grande abraço para todos, fiquem na Paz e cuidado com os gatos pretos.


Esse post foi feito para o blog WebTeen, da Tainá ^^
Visitem o blog!

4 inspirações:

  1. Oi uma boa dica para uma leitura noturna,adoro suspense,terror é uma leitura que prende para vc desvendar até o finzinho mesmo morrendo de medo(kkkkkk).
    Boa pedida,
    Abração,Alexandra

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu já tinha visto a capa, mas não sabia muita coisa sobre o livro...não sou muito fã de terror, mas acho interessante quando é bem escrito.
    Uma pena que ando sem tempo para ler e sem grana pra comprar livros novo, mas vai para a listinha mesmo assim ^^

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedrão! Antes de comentar a resenha, peço licença para te dar uma bronca básica: super amigo, por que você sumiu?!
    Estou doida precisando de você!
    Lancei uma baita novidade essa semana e você nada!
    Passa lá no blog ou dá uma checada no TT, no Face. O mundo todo comentando e o meu parça preferido desaparecido... me ignorando! Enfim, tá na hora de mudar o banner de Equinócio aí na coluna lateral. *-*
    Bom, agora que já dei a bronca básica...
    Você sempre resenha muito bem. Não sou muuuuito fã de contos de terror, mas confesso que fiquei bem impressionada com esses aí. Não tenho medo de gato preto, mas por via das dúvidas escolhi um tabby cinza.

    Beijocas,

    Lu

    ResponderExcluir
  4. só a capa ja da medo, ele sendo de terror entao rs não conseguiria dormir a noite HAHAHA prefiro livros leves e divertidos

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos