[Resenha] - Um Mundo Brilhante, de T. Greenwood



~~***~~
Título: Um Mundo Brilhante
Autor: Tammy Greenwood
Editora: Novo Conceito
~~***~~

     Decisões. São a partir delas que traçamos nosso caminho. Não importa o quão difícil seja, às vezes fazer uma escolha é fundamental para seguir em frente.
     Tempo. Às vezes não temos o suficiente, mas é a balança das escolhas que fazemos. O tempo mostra as consequências, e ele não faz acepção de pessoas.
     Mundo. Às vezes, não é o seu. As cores são outras, mas não são suas. Ben sabia disso. Mas o Tempo e as Decisões não deram trégua, nem por um segundo.


     "A primeira vez que Ben viu Sara foi no campus da faculdade, há quase seis anos. Ele estava estudando, esticando no gramado em frente à biblioteca, cercado por uma muralha de livros. Ela caminhava pela calçada, com uma mochila jogada por cima do ombro, sorrindo como se alguém tivesse acabado de lhe contar uma piada."
página 69, capítulo 12


     Ben vivia em um mundo que não parecia ter sido construído para ele, vivendo eternas lembranças de sua irmã Dusty, um passado que o assombrava todos os dias sem trégua. Por muito tempo, amando Sara e adiando cada vez mais o casamento, sentiu sua realidade se afastar cada vez mais de seus ideais. De repente, aquilo não parecia ser o que o destino havia lhe reservado.
     Professor de História e barman no Jack's para complementar as finanças, Ben morava com Sara, uma enfermeira de coração imenso que sonhava com um casamento, sonho esse que seu noivo parecia disposto a não realizar.
     Mas as mudanças vieram após uma severa tempestade de neve. O asfalto se escondeu debaixo de 13 centímetros de massa branca e gelada, e os flocos de gelo se abraçavam para formar longas cortinas sobre os telhados e janelas.
     Era manhã, e tudo o que Ben queria era o seu jornal seco. Ao caminhar pelo jardim coberto de neve, no entanto, encontrou tudo o que menos esperava. Um corpo. Um jovem navajo (ameríndio da região) estava caído no chão, envolvido pela neve, gravemente ferido. No fim das contas, ele não resistiu ao frio e às dores.
     Sara também não suporta ver a cena. Embora fosse uma enfermeira, estava acostumada a vacinas, suturas menos complexas. Mas uma morte como aquela, sofrida por alguém tão jovem... Aquilo a perturbava. Mas a sensação de Ben foi completamente diferente. Ricky, o garoto índio, ao morrer de frente à casa de Ben, deu-lhe uma nova visão de mundo. Novas cores. E a vida do professor de história/barman foi tingida de outras cores depois desse evento.


"Segredos. Como pequenos sapos escondidos em seu bolso. Não se pode esquecer deles porque estão sempre se mexendo ali dentro, contorcendo-se, tentando escapar. Você sabe que, a qualquer momento, um deles pode conseguir subir e pular para fora de seu bolso, revelando-se para o mundo com um coaxado estridente"
Página 285, Capítulo 58


     Segredos e mentiras rondavam seu relacionamento com Sara e, após correr atrás do mistério por trás da morte do garoto, ele acabou conhecendo Shadi, irmã da vítima. O que era apenas uma investigação pessoal, tornou-se um romance secreto e proibido com a jovem índia. O professor sentiu-se intimamente ligado a ela, pois tinham um passado em comum, a perda dolorosa dos irmãos.
     Ben estava pronto para deixar sua noiva e viver com seu mais novo amor. Mas algo aconteceu.
     Um bebê. Sara engravidou, e novas cores pintaram o mundo de Ben, uma mudança drástica o afastou de Shadi e despertou um desconhecido desejo paterno. Ben precisa fazer isso, pela sua criança. Pensar no seu bebê sem um pai era o mesmo que lembrar de Dusty, sua irmã mais nova que morrera aos seis anos. Era mais uma Decisão que o Tempo se encarregaria de expor as consequências.
     Intrigas, morte, mistério, mentiras. Romance, traição, perdão. Viver essa aventura romântica ao lado do protagonista é refletir nas próprias escolhas e, no processo, crescer e descobrir, num mundo sem cores, o seu lugar de verdade. Um lugar a que você pertença!


     "Um Mund Brilhante" é uma obra que me prendeu assim que comecei a ler. Suas personagens são cativantes, as mulheres criadas pela autora Tammy Greenwood me lembram muito as protagonistas das histórias de Sheldon, com fibra e muita garra. Mas o protagonista, Ben, tem uma essência inteiramente sua, um personagem que pode despertar ódio, compaixão e simpatia ao mesmo tempo.
     É o tipo de livro que força o leitor e ler sem parar, nos deixa com a curiosidade, quem, afinal, foi o responsável pela morte de Rick, e com quem Ben Bailey vai ficar? Sara ou Shadi?
     Uma das coisas que me chamou a atenção foi a forma como os capítulos foram dispostos. O livro é dividido em "mundos". A cada grande mudança na vida do protagonista, uma nova cor assume a tonalidade desse mundo, e novos segredos e mentiras e descobertas surgem.
     Tammy Greenwood tem um talento natural para escrever com uma narrativa muito leve e fácil. Não é uma história complexa, existe sim uma trama bem trabalhada, mas não ao ponto de ser um ícone na categoria. O que mais chama a atenção são as reflexões e as decisões tomadas por cada personagem. Afinal, é disso que se trata o livro. Como as nossas escolhas resultam em quem realmente somos!

     Indicadíssimo! Vale a pena cada página, tenho certeza que ninguém vai se arrepender!

     E aproveitem, moçada, tem promoção de "Um Mundo Brilhante" aqui no blog, então corram se quiserem o kit completo, com o livro, caixa personalizada e capa de chuva^^

     Espero que tenham gostado, moçada! Fiquem na Paz!
Grande abraço!

8 inspirações:

  1. Nossa, menino, você é rápido!!!
    Adorei a resenha, realmente esse livro é muito bom!!
    Também gostei bastante!!!

    Bjkasss

    ResponderExcluir
  2. Acredita que não consegui gostar desse livro? Não achei ruim, só achei que muita coisa podia ser melhorada... Fiz a resenha dele hoje,bposto na quinta. Tentei não ser crítica demais, haha.
    Isabela

    ResponderExcluir
  3. Nossa... Brilhante mesmo!
    Um livro com um tema forte, cheio de significados, estou curiosa. Taí, gostei da dica, adorei a resenha, aprovado pra minha lista de livros desejados.
    Parabéns pela resenha.
    bjim
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Hey Pedro! :D
    É a primeira resenha que leio desse livro, e me impressionei porque é totalmente diferente do que eu pensava. Parece muito instigante e interessante.
    Gostei dos quotes que você selecionou. ^^

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Que delícia esse livro, e uma capa realmente maravilhosa! fiquei sinceramente interessada hahaha! parabéens, beijão

    ResponderExcluir
  6. Uau Pedro sua resenha ficou ótima, e eu pude matar minha curiosidade sobre como é o livro.
    A capa realmente é linda.
    Quero ler logo.
    bjos

    Jack

    ResponderExcluir
  7. Olá,Pedro!!
    Gostei muito da sua resenha acredito que esse livro é bom demais.
    Estou seguindo seu blog com muito carinho.
    Uma linda noite.
    Evanir..

    ResponderExcluir
  8. Primeira resenha que leio desse livro, todo mundo falando da capa brilhante, do kit, da capa de chuva e do livro mesmo nada haha'

    A história é diferente do que pensei quando o vi pela primeira vez, mas mesmo assim me chamou atenção.

    Folheando o livro e tunha visto esses mundos e achei bem legal, quero ler o livro enquanto antes :D

    Adorei a resenha e o novo lay (talvez não tão novo, né? rs) tá lindo!

    Bjão;*
    Naty.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos