[Resenha] - Lagoena - 1ª Temporada

   

~~***~~    

     Dizem que escondemos muitos segredos. O tipo de verdade que, nas mãos de muitos, poderia ser perigoso demais. No caso do Sr. Gornef, um joalheiro ranzinza e já muito idoso, seu mistério estava encerrado no andar superior de sua joalheria.
     Seu segredo? Sua neta, Rheita. Uma menina cuja marca nas mãos era escondida por uma luva e significava muito mais do que o pobre Gornef gostaria que fosse.
     Mas os segredos pareciam não ter fim. Na casa do joalheiro, debaixo do piso em um dos quartos, outro mistério mantinha-se sob os cuidados das teias de aranha e da poeira de anos e anos de solidão. A metade de um mapa, a fração cobiçada por um homem amaldiçoado que, se pusesse as mãos na segunda metade, colocaria em risco o equilíbrio de Lagoena, a Terra Secreta.

~~***~~

Lagoena - A Terra Secreta

     Olá, amigos leitores!

     Finalmente, depois de muito tempo, consegui arrumar o meu tempo para terminar de ler Lagoena e fazer uma resenha no nível que essa história merecia. Afinal, a obra escrita por Laisa C. não poderia ser menos que incrível, animador, empolgante e fantástica. Claro que eu escolhi os melhores adjetivos pra definir Lagoena, ou eu precisaria de um post especialmente pra isso! =)
     Bem, vamos ao que interessa. Afinal, ninguém 'tá aqui pra me ver rasgando seda, e sim pra desvendar alguns dos mistérios escondidos em Lagoena!

Título: Lagoena - A Terra Secreta
Autora: Laisa C.
Publicado em: BookSerie - Seriados online no formato de texto!


Sinopse: Um cavaleiro cruel em uma floresta, a alma amaldiçoada de uma "Sua Alteza" em uma busca incansável pela metade do mapa. Enfim, a verdade. seu objeto de desejo estava no Reino do Vinagre. É exatamente onde nossa história começa...
   

     "Num lugar muito distante e pouco conhecido, existia um pequeno reino. Em todo mundo, pouco se falava sobre ele, devido a sua pequeneza e insignificância. Sua história passou despercebida pelos ouvidos curiosos da Humanidade, não tornando digna de nota nada que se referisse ao pequenino reino. Na sua trajetória de vida, nunca fora um grande país, com as pompas de feitos históricos como guerras, colonizações ou tratados. Nada que lhe fosse digno de atenção."
Episódio 3 - No Sopé das Montanhas Sem Cume


     Esse era o Reino do Vinagre, um lugar ao pé das Montanhas Sem Cume, próximo aos mares gelados do norte. Em meio a tantas casas, aldeões e afazeres, o Sr. Gornef vivia uma vida de dores e lamentos. Um joalheiro aposentado que, para passar o tempo, praticava o mau-humor, presente dado a ele quando sua filha, Enid, morreu. Mas ele não ficou só. A despedida de sua filha deixou uma lembrança, uma linda lembrança. Rheita, a netinha cuja mão carregava uma cicatriz em forma de 'S', um símbolo que despertava em Gornef uma preocupação tremenda quanto ao destino que levaria sua pequena.
     Assim cresceu a menina. Rheita, desde muito nova, fora "adestrada", sabia que deveria sempre usar uma luva para esconder sua cicatriz, mas jamais soubera o porquê, e fora ensinada pelo silêncio de seu avô a nunca perguntar sobre isso.
     Mas ela estava crescendo e, como toda criança, as curiosidades aumentavam. Rheita, no entanto, pouco conseguia do Sr. Gornef, mas sempre encontrava um jeito de chegar às respostas ou, pelo menos, farejar uma pista que fosse. era muito esperta para sua idade, ainda que não conhecesse nada além dos limites de sua casa.
     Mas o destino acabara de molhar sua pena e, cuidadoso, começou a escrever um novo destino para aquela pequena família. O Sr. Gornef convenceu-se de que seria uma boa ideia voltar ao ofício de joalheiro, e não tardou a abrir sua oficina novamente e, tempo depois, passou a buscar por um ajudante. E não tardou a encontrá-lo.
     Gornef contratou um sujeito que não era da cidade. Kaspar, um homem calado que escondia uma sombra de interesse no rosto. Rheita, desde o começo, não gostou do ajudante. Ela podia ver naqueles olhos algo muito mais perigoso do que a simples habilidade em reparar jóias. Adeliz, a confeiteira e amiga, também não via naquele homem um ar muito confiável, mas não se comparava à insatisfação da neta do joalheiro.
     Rheita, certa vez, flagrou Kaspar vasculhando a casa do joalheiro, e desde então descobriu que havia algo naquela casa, algo muito valioso que o sujeito queria. Alertar o avô estava fora de questão, ela jamais seria ouvida. A menina sentiu que precisava fazer alguma coisa.
     Em uma de suas caçadas, no intento de encontrar o que quer que fosse antes de Kaspar, Rheita entrou no quarto proibido, o lugar onde, um dia, servira de leito para a sua mãe. Em sua busca insistente encontrou, debaixo do piso, uma caixa verde. Naquele momento, descobrira um passado romântico que rondava Enid e Domik, os pais de Rheita. Não apenas isso, em meio ao pó e segredos, havia um mapa. Não um mapa completo, mas apenas sua metade. Era aquilo que Kaspar queria. Era aquilo que Rheita deveria proteger.
     O destino moveu sua pena, e permitiu, pela primeira vez, a liberdade da menina. Em um dia de muito aperto no serviço de Gornef, ele permitiu que a neta saísse de casa e fosse até o relojoeiro. Rheita, num frenesi inexplicável, sentiu seus pés tocarem, pela primeira vez, um chão que não fosse o amadeirado de sua casa. Era terra, e seus olhos vagavam pela multidão que enchia a Rua dos Artesãos, os mercados lotados e mercadorias à venda. Rostos, inúmeros, um mundo que Rheita jamais tivera permissão de conhecer.
     No caminho, a menina deu de encontro com um sujeito obscuro, coberto por uma capa e tomado por uma atmosfera de terror que a neta do joalheiro tão bem conseguia pressentir. Mas o homem desapareceu na multidão e ela retomou seu caminho, ainda receosa.
     Logo conheceu Kiel, o menino gago filho do sapateiro. Uma amizade estabeleceu-se no mesmo instante, com uma naturalidade simples e fácil, como dois amigos que prometem uma parceria cheia de aventuras um para o outro. O menino contou à Rheita sobre um sujeito de capa que caminhava pela cidade, o mesmo que ela havia esbarrado. Confidenciou ainda que Kaspar, o ajudante de joalheiro, encontrava-se com a figura estranha durante a noite, e ouvira coisas sobre a metade de um mapa, chaves escondidas em um homem de nome Domik. No mesmo instante Rheita reconheceu o nome como o de seu pai. O destino não deu descanso à sua pena, nem por um segundo.
     Ao lado de Kiel, Rheita decidiu que era hora de fazer alguma coisa. A simples ideia de poder ver o seu pai dava-lhe coragem o suficiente de abandonar o avô e sair em busca das chaves, antes de seu inimigo, e em busca de Domik, o pai que abandonara a filha por motivos que ela desconhecia.
     Munida de um mapa mágico, um cavalo de nome Bravo, algumas provisões e um amigo gago, Rheita precisa se enfiar uma jornada cheia de perigos e segredos, atravessar a Floresta dos Pinheiros e correr em busca das verdades. E vai descobrir que sua luva era apenas mais uma máscara para esconder outro segredo que a rondava.

     Lagoena é o tipo de história que sustenta todos os elementos que vimos nos clássicos da Literatura fantástica. Com uma narração densa e poética, Laisa C. consegue prender seu leitor e transportá-lo para um universo alternativo, num passado medieval fantástico com magia, segredo e criaturas sombrias. Em algumas vezes, enquanto lia, consegui pensar em Tolkien e Rothfuss. Para mim, Lagoena é a mais sólida prova de que a LitFan brasileira merece nossa atenção!

     Se você gostou da trama de Lagoena, eu tenho uma ótima notícia: você pode ler! A obra de Laisa C. tem seus capítulso publicados semanalmente no site BookSerie, um site voltado para a publicação de histórias que levem um formato similiar ao dos seriados te TV. O mais legal é que você pode acompanhar a história sem preocupação, pois cada capítulo, ou melhor, episódio é publicado por semana.
     Lagoena já tem a primeira temporada completa, com 14 episódios, e a segunda temporada já começou a todo vapor com 2 episódios. Clique aqui e leia essa incrível história!

     Meu próximo passo é fechar parceria com a Laisa, vamos torcer para que ela aceite^^! Não deixem de conferir!
   
     Grandea abraço, pessoal!
     Fiquem na Paz!  



.

8 inspirações:

  1. Gostei do enredo... Não conheço muito da literatura fantástica brasileira...
    Adorei o fato de poder ler os capítulos! Tá na hora de passar por lá!
    A resenha também foi bem detalhada...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa Pedro, não conhecia, mas me encantei.
    Parece ser mesmo muito bom, vou arrumar um tempo para poder ler.
    Fiquei super interessada, e isso é sempre bom! ^^

    beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Estou boba aqui pensando em o que falar da sua resenha, ficou maravilhosa, eu estou morrendo de vontade de ler esse livro/série. Falando em literatura fantástica brasileira, já leu Dragões de Éter? Se não leu, vale a pena das uma olhada, li esse ano e fiquei apaixonada, a trilogia é perfeita. E quanto a sua dica vou acatar e ler assim que puder.

    Luana - Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro,

    Eu conheci o site bookserie atraída pelo Lagoena que vi passeando pelos blogues. A história é fantástica (em todos os sentidos, mesmo!) e estou torcendo muito para que a Laisa um dia publique em formato de livro impresso! Porque merece mais destaque. Temos muitos talentos meio escondidos nesse meio virtual.
    Excelente resenha! :)

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Muuuuuito bom!
    Adoro todo esse clima de mistério, toda essa magia e uma provável fantástica aventura.
    Estou ansiosa pra ler, mas terei de torcer e esperar para o livro ser impresso. Gosto mais e tenho mais tempo assim.
    Portanto, torcida agitada!!
    obrigada pela dica!
    bjoooo
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pedro, muito obrigada pela resenha, fiquei muito contente com seu olhar perante a obra, uma boa interpretação...

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos das histórias e dos livros. Conheci recentemente um trabalho fantástico e devido a qualidade do conteúdo do blog aqui revelado senti-me impelido a compartilhar com voces. Talves já o conheçam trata-se do romancista J. C. Zeferino e do seu trabalho fantástico o audiobook "Nirvana Viagem ao centro da Alma". Amigos deem uma ouvida e se conseguirem um livro (não sei se tem em livro) me avisem pois estou a procura. abraços do Roberto.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos