[Resenha] - Getsêmani -- A Verdade Oculta

Alô, inspirados!
     Estou aqui, mais uma vez, para apresentar aos meus queridos leitores uma resenha do livro que recebi em parceria com a Giz Editorial. A resenha e minhas impressões estão aí. Espero que gostem xD


http://images.livrariasaraiva.com.br/imagem/imagem.dll?pro_id=2588304&L=180&qld=50&A=-1&PIM_Id=

Título: Getsêmani - A Verdade Oculta
Autor: James Andrade
Editora: Giz Editorial

     "Farei aquilo que se espera de mim. Sem medo. Sem piedade. E hoje, quando me encaminho para encontrar a pessoa que, de uma vez por todas, poderá sanar minhas dúvidas, vejo que estou no caminho certo". 
...
"O som me chega como um murmúrio.  Paro e olho para o céu. E sei."     


     Numa noite tempestuosa, um raio cai de forma incomum, como se o céu estivesse realmente furioso. Na explosão, surge um homem, completamente nu, confuso, perdido. Sem conhecer a si mesmo. Um homem com amnésia.
     Assim começa sua tempestuosa jornada em busca da verdade libertadora. Sem um nome, sem lembrança alguma, ele vai em busca dos segredos que se escondem por trás da grande cortina negra em sua mente, ocultando toda a verdade. Tudo o que tem são marcas em seus braços, cicatrizes curiosas que lembram, na verdade, tatuagens.
     No hospital, sem memória e passado, ele conhece Ângela, uma psiquiatra que se mostra simpatizada pelo jovem. Apelidando-o de Antônio (ou Toni) ela se mostra cada vez mais interessada em conhecer seu passado. Toni decide viajar em busca de respostas e, ao seu lado, Ângela segue a mesma viagem. Mas essa união dura muito pouco tempo. Desastres circundam a vida do casal e, inesperadamente, Ângela é levada de sua vida.
     Sozinho novamente, Toni pode recorrer àpenas a jovem Yasmin, uma garota que conheceu na Índia, possuidora de uma habilidade monstruosa com a adaga, além de sua incapacidade para morrer. Pistas e sinais começam a guiar Toni nessa empreitada, a fim de encontrar seu passado.
     Em meio à lobisomens, vampiros, anjos e demônios, Toni e Yasmim se tornam uma dupla inseparavél e conturbada, tudo para sobreviver aos ataques repentinos de alguém que quer mantê-los longe da verdade. Misturando personagens bíblicos e outras mitologias, o universo que envolve Toni se mostra perturbador.

     A obra de James Andrade traz uma proposta diferente das que eu já li até hoje. Nunca tinha me deparado com um livro que traga uma atmosfera resgatada da Bíblia. As personagens possuem uma característica única de cada um, e a evolução do protagonista se faz presente a cada capítulo, como se suas descobertas o aproximassem de seu antigo "eu" a cada nova pista encontrada. Mas confesso que muitos pontos na trama me incomodaram um pouco. A narração, por exemplo, se confunde, embora isso não interfira na compreensão da história. O primeiro capítulo promete uma história que, no decorrer da história, não se cumpre. A atmosfera muda de um jeito que o leitor pode não conseguir acompanhar. Além do fato de, em alguns momentos, a narrativa ser feita em primeira-pessoa-presente e, no parágrafo seguinte, primeira-pessoa-passado. Demorei pouco mais de uma semana para terminar de lê-lo, não é o tipo de livro que me instiga a ler com voracidade, é um livro com altos e baixos, mas o autor demonstra um grande potencial em sua narrativa, descrição de cenários e estruturação de personagens. Mas a trama tem algo inovador, penso que seja um livro muito particular, daqueles que encantam uns leitores, mas desagradam outros. Então não tome essa minha opinião como algo absoluto, leia e tire à prova o que pensa a respeito. Vai que, numa dessas, você percebe que sua opinião é diferente da minha, e acaba encontrando em A verdade Oculta o seu livro preferido? ^^

Boa Leitura, pessoal! Fiquem todos na Paz!

10 inspirações:

  1. Confesso que me interessei!!! Rsrsrs
    Adoro livros que misturam real e fantasia, que fazem referencia a bíblia e a história!!!
    Espero poder ler esse livro!!!
    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Pedro, quando você traz no final suas impressões da obra, eu senti a mesma coisa quando estava lendo o início de sua resenha. Acho que o livro misturou muita coisa. Posso estar enganado, mas a primeira vista o livro não chamou minha atenção.

    Abraço,
    Restaurante da Mente

    ResponderExcluir
  3. Oi Pedro!
    Eu não conhecia esse livro me parece interessante. Eu não sou muito fã de livros com esse tema mas acho que não custa dar uma chance.
    O bom de não ter uma expectativa muito alta com relação a um livro é que geralmente ele te surpreende.
    Adorei sua sinceridade na resenha :)

    Beijos
    Tati
    Coração Literário

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro!
    Não conhecia o livro, mas fiquei interessada nele principalmente para saber se minha opinião será diferente ou não da sua. Parabéns pela sinceridade na resenha, ela é muito importante!
    Um abraço
    Kim.
    http://amoressobrenaturais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Certo, essas editoras precisam parar de lançar livros que me interessam tanto! -qn
    HAHAH
    Desse jeito eu vou acabar ficando pobre e endividada antes mesmo de ter um trabalho q
    Mais um livro que vai pra minha lista HAHAHAH

    ResponderExcluir
  6. Gooostei ;)
    Quero ler para "esclarecer" e comparar alguns fatos e passagens hehe :D
    Parabéns pela resenha Pedrão XDD
    Muito boa hehehehe
    Sucesso SEMPRE, abraços.

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  7. Ixi, narrativa confusa, tô fora...rs
    não é o tipo de livro que eu pegaria pra ler, mas quem sabe.
    sua resenha ficou ótima.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. A resenha está excelente!!! *-*
    Obrigada pela sinceridade das suas impressões, Pedro. Eu realmente não pegaria para ler um livro com narrativa confusa, porque é justamente o que eu mais valorizo na história; como o autor expõe os acontecimentos. Posso até nem gostar do tema do livro (o que não é o caso aqui, porque achei a história bem interessante!), se a narrativa for boa e cativante, passo a gostar do livro!

    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Pedro!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas no começo me pareceu a história do Super Homem, tirando que aparece um homem real e ele apareceu um bebê né!
    Parece bem interessante o enredo mas os pontos que você falou que não gostou provavelmente não gostaria também, narrativa confusa sempre é chato e livro que não instiga a ler né =/
    Acho que só leria se ganahsse em alguma promoção, mas comprar mesmo, não teria vontade =/

    beijos,
    Aninha
    True-Insights - http://true-insights.net/

    ResponderExcluir
  10. Olá Pedro :D

    Achei que este livro mistura muitos tipos de histórias ao mesmo tempo, pelo que entendi. Não seria o tipo de leitura que chama minha atenção, mas, conclusões finais só após ler mesmo né?!

    Beijos e boa semana,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos