[Abandonei] - O Vendedor de Armas

     Às vezes você sonha com um livro, e se imagina lendo a história, e de repente a coisa se torna superestimada. Daí, um dia, você compra o dito livro, e seu mundo se transforma. Você o carrega no colo como se fosse um pedaço de ouro, e olha pra ele com cobiça, só esperando o momento certo, quando você começará a folhear aquelas páginas cheias de... Pura decepção.

"Oh, really?"
     Seria melhor se tivessem arrancado meu coração e feito embaixadinhas com ele, até estourar tudo e não restar nada além de um miocárdio seboso no chão e um leitor desiludido. Sim, amigos, a margura nos faz sentimentais.
     Mas antes que vocês se cansem do post e cliquem naquele X acima da tela, vou explicar. Estou me referindo ao livro O Vendedor de Armas, de Hugh Laurie. Você provavelmente sabe quem é o sujeito.
     Além de diretor, Hugh Laurie é médico ordinário e pai do Stuart Little. Suas atuações em filmes e séries - como o Dr. House na série HOUSE M.D. - e seu talento louvável em dirigir filmes sempre me fez pensar: imagine quando esse cara lançar um livro... 
     Claro que ele o fez. Imagine a minha vontade de ter o livro! Eu o comprei e, quando finalmente me preparei para ler... Bem, veja no que deu...
    


Título: O Vendedor de Armas
Autor: Hugh Laurie
Editora: Planeta

Quando Thomas Lang, ex-militar de elite recebe uma proposta de 100 mil dólares para assassinar um empresário norte-americano, ele decide, imediatamente, alertar a suposta vítima - uma boa ação que não ficará impune.Em questão de horas Lang terá de se defender com uma estátua de Buda, jogar cartas com bilionários impiedosos e colocar sua vida (entre outras coisas) nas mãos de muitas mulheres fatais, enquanto tenta salvar uma linda moça e impedir um banho de sangue mundial.Encontramos nesta história muito do que se vê em um episódio de House, o mau espiríto salvador e a réplica assassina de Hugh Laurie, a serviço de uma intriga apaixonante e de um personagem que não será esquecido tão cedo. Um ator que saiba escrever bem é algo raro, mas Hugh Laurie, misturando humor com uma eficacidade hollywoodiana, faz uma entrada talentosa no mundo da literatura.

   
     O livro conta a história de Thomas Lang, um ex militar que, misteriosamente, se envolve numa situação complicada. Ele recebeu a proposta de matar um tal de Woolf, em troca de 100 mil dólares. Ele não aceitou, claro. Tom Lang poderia ser preguiçoso, sarcástico e debochado, mas não era um assassino.
     Ele toma uma decisão: contar à vítima que ela estava na mira de um criminoso, e estavam pagando por sua cabeça numa bandeja. Mas ele se envolve em situações cada vez mais difíceis, e a polícia fica em cima de Lang todo o tempo. Até o dia...
     O cara que queria contratá-lo aparece. Ele era, na verdade, o próprio Woolf! Explicando melhor, o cara se passou por outra pessoa e ofeceu Lang para matar Woolf, que era o próprio contratante! Uma coisa imbecil a princípio, e torci para que houvesse uma boa explicação mais pra frente.
    E havia. O Sr. Woolf queria confirmar a integridade de Thomas Lang... Eu não sei vocês, mas achei uma trama muito ruim. Além do mais, a filha de Woolf, Sarah, dá um tiro no Lang e, poucos dias depois, ele está acelerando a mil, como se levar um tiro fosse equivalente a torcer o pé.
     Pior! Sarah, Woolf e Lang vão jantar para discutir a coisa toda, e Sarah pede desculpas pelo que fez, como se fosse um "ops, foi mal, pisei no seu dedão".
     Eu não consegui seguir adiante. Num total de 270 páginas, interrompi minha leitura na página 90. O livro não era nada além de uma narração em primeira pessoa com um humor fraquíssimo, uma história confusa e um protagonista que parecia ter saído dos filmes de quinta categoria.  Depositei tanta expectativa sobre esse livro que, quando finalmente o comprei, esperava uma história mirabolante. Mas não. Ela simplesmente me deixou confuso, e com muita dor de barriga.

     Hugh, meu grande amigo, você colocou o nome errado na sua obra. Deveria ser "A Derrota do Dr. House".
     Não há dúvidas de que Laurie tem uma mente extraordinária, e é capaz de criar uma obra incrível que envolva polícia, mistério e muito sarcasmo. Mas, dessa vez, ele errou a mão na receita. Sinceramente, fiquei decepcionado. Não aconselho ninguém a ler o livro, mas fico incomodado, pois a primeira edição acabou em menos de dez dias, e me pergunto se eu estou sendo duro demais com O Vendedor de Armas... Bem, você pode ler e conferir, vai que o livro é bom e eu sou apenas um chato, né não? xD

Valeu, pessoal, é isso aí. Tenham ótimas leituras e fiquem na Paz!
Abração!

10 inspirações:

  1. Caramba... que situação! Odeio quando deposito grandes expectativas em algum livro e este me decepciona... É horrível! Eu não sou tão fã assim dele, acho bom ator mas nunca achei O cara!
    No entanto, para os fãs, se o livro é tão ruim assim, deve ser decepcionante!!!

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
  2. Oia, eu não sou a favor disso não, começo então acabo, é capaz que o livro sofra uma guinada tá Pedro. RUM

    Matheus
    http://www.livrosebiscoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oh, que legal! Nunca tinha visto uma "seção" de livros abandonados! Acho válido! Você argumentou bem por que não gostou do livro.
    Talvez a expectativa excessiva em torno de um ator de uma série de tanto sucesso tenha sido a causa da grande decepção, mas como você disse, é intrigante saber que o livro esgotou tão rápido.
    De qualquer forma, parabéns pela sinceridade e obrigada pela dica. Eu nem queria ler esse livro mesmo, rsrs... =D

    beijão!

    ResponderExcluir
  4. Poxa que chato isso. Já aconteceu de abandonar um livro que eu esperava tanto dele (o 5° de TVD), mas eu me sinto mal por não ter concluido a leitura sabe, e acho que até final do ano terminarei.
    Este ai entrou para minha listinha de: jamais comprar (bom que eu economizo)
    Bjos

    Jack

    ResponderExcluir
  5. Ah, gostei! hahah
    Eu tbm já abandonei uns livros por aí viu.. e gostei do espaço "abandonei" Pedro ;)
    Beijos! E eu não vou ler não kk

    ResponderExcluir
  6. Meio embaraçoso o babado! hahaha
    Todos temos os livros que lemos, porém ou detestamos, ou não nos tornamos fãs.
    Infelizmente esse não foi muito do seu agrado.
    Acho que não vou pegar pra ler =/
    Ótima resenha, e isso que é importante:
    Falar realmente o que achou do livro. Admiro isso hehe Abração parceiro :D

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  7. Hey Pedro!
    Só vi esse livro algumas vezes, e só me chamou a atenção pelo autor mesmo.
    Nunca tinha lido uma resenha, e me deparei logo com a sua. Acho que o livro também não me agradaria. E olha, que sei bem o que se frustar com um livro. :(

    Mas gostei da sua opinião, principalmente pela sinceridade. ^^

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa Pedro, comovente seu drama.
    É triste quando colocamos tanta expectativa em algo e este nos passa uma rasteira simples e fria.
    Já passei por isso e sei o quanto nos fere a alma, ficarmos sem noção de tempo e espaço. Como ele pôde fazer isso comigo? É a pergunta que não sai de nossas mentes nesse momento delicado.
    É disso que gosto numa leitura. Seus altos e baixos. Como os livros nos pegam ou nos repelem.
    Adorei essa seção e mais ainda sua resenha mostrando sua frustração e seu desabafo.
    @aplalima

    ResponderExcluir
  9. Dor de barriga? Olha eu rindo da situação. Mas é realmente complicado quando isso acontece. Você deposita todas as expectativas possíveis em um livro e ele consegue derrubar uma a uma. Uma catástrofe.

    Não conhecia o livro e após ler a sinopse não fiquei com vontade de ler ele, mas sei lá, pela pessoa que escreveu dá uma tremenda vontade de ler né? Não sou desses de abandonar um livro, sei lá, vai que no final do livro ele me prenda? Penso assim :/ Mesmo assim, tem livros que conseguem ser terríveis, talvez por causa dos personagens ou tipo de narração.

    Abraços.
    Igor Gouveia.
    http://25conto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Realmente cara, Hugh poderia ter feito algo muito melhor, mas a ideia foi ótima! Acabei de ler hoje e o final me deixou bem menos frustado, com o passar do tempo a trama vai ficando mais envolvente, acho que prestar atenção na subjetividade de Lang aumenta bastante a qualidade do livro. De qualquer forma esse não é meus estilo de livro preferido, li mais pelo autor, que deixou realmente a desejar pela sua capacidade, ao menos eu não odiei por completo, sou fã do humor de HL por mais que alguns achem cansativo !

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos