[Resenha] - Mortal Engines - Livro 1

    É impressionante como algumas histórias escolhem o leitor. Com Mortal Engines foi assim. Desde os primeiros dias quando vi o livro rodando as prateleiras, eu sabia que queria ler. Quando, finalmente, pude comprar, descobri um ótimo amigo de 270 páginas.



Título: Crônicas das Cidades Famintas - Mortal Engines - Livro 1
Autor: Philip Reeve
Editora: Novo Século

Sinopse: Emergindo de seu esconderijo, a grande Cidade Tracionada está caçando uma cidadezinha aterrorizada através das terras devastadas. 
Em breve, Londres irá se alimentar. 
Durante o Ataque, Tom Natsworthy é atirado para fora da cidade com uma assassina cheia de cicatrizes no rosto. Eles devem correr pelos destroços para salvar suas vidas e encarar uma arma terrível que ameaça o futuro do mundo.



Resenha:
    Imagine um mundo onde as cidades ganham vida e movimento. Uma era futurista em que as Cidades Tracionadas - grandes conurbações que viajam o mundo sob esteiras gigantes - brigam entre si, devorando umas às outras para obter alimento, recursos e matéria-prima. Naquela época, 'Londres estava faminta'!
    Tom era apenas um Aprendiz Historiador que passava seus dias limpando o museu e seguindo as rígidas ordens do chefe Pomeroy. Mas naquele dia, depois de anos e anos sem uma boa caçada, Tom sentiu o metal das esteiras de Londres estalando fervorosamente. Ele sabia que uma incrível caçada estava para acontecer e, muito em breve, devorariam a pequena cidade que tentava fugir das garras londrinas.
    Mas coisas estranhas prometiam rondar a vida do jovem Tom. Ao ser recebido pelo seu idolo Historiador-Chepe, o senhor Valentine, e conhecer a sua bela filha, Katherine, Tom decide que era hora de impressionar o seu herói. Sua decisão, no entanto, mudou sua vida.
    Ao ser arremessado para fora de Londres, ao lado de uma assassina de rosto deformado que tentara matar o grande Valentine, Tom se viu sozinho, enquanto sua cidade desaparecia no horizonte. Sua aventura, que prometia ser um eterno drama, estava para acontecer e, no processo, ele descobriria em Hester, a jovem assassina, muito mais do que uma aliada. Uma amiga com mais segredos do que alguém conseguiria suportar.
    Juntos, Tom e Hester vão descobrir o segredo de MEDUSA, uma arma com um poder devastador, capaz de derrubar até mesmo os altos muros de ferro da Liga Antitracionista, um imenso grupo de pessoas descontentes com a era das cidades tracionadas e na devastação causada por elas. 

    Mortal Engines traz uma ficção saborosa, cheia de ação, com uma narrativa bem poética e cativante. A obra de Reeves apresenta uma proposta diferente de um mundo futurista e ganancioso, em que as cidades se pegam na destruição para obterem suprimentos umas das outras. Além do livro apresentar a visão filosófica da sociedade - é possível perceber algumas críticas feitas pelo autor sobre a sociedade em que vivemos hoje - ele possui um enredo bem original, envolvente, com personagens cativantes e capazes de nos emocionar. O final é surpreendente, e não decepciona nenhum pouco. Mortal Engines revela pessoas marcadas pela dor e ressentimento, mas que estão dispostas e se sensibilizarem com o sofrimento de outros.
    Mas o livro, apesar de ser muito bom e extremamente cativante, tem lá os seus defeitos. Por exemplo, imagine você pegar um livro espesso - ex: Harry Potter e o Cálice de Fogo - e, depois disso, enfiar toda a história em apenas duzentas páginas. Foi assim que me senti. Philip Reeve tinha uma grande história nas mãos, um enredo extraordinário e um talento invejável. Mas ele deu bobeira. Poderia ter criado Mortal Engines em um livro mais espesso, cheio de histórias, poderia ter trabalhado com mais liberdade sua narrativa e tornado o livro um grande sucesso. Mas o fato de compactar um tema tão complexo em um livro relativamente pequeno roubou da sua história o seu total potencial.

    Mas não se enganem. O livro continua sendo ótimo, com certeza uma das melhores dicas de leitura que eu poderia dar para esse ano, e olha que 2012 só está começando, hein, moçada!
    Eu me senti rendido pela narração de Reeve, Tom possui uma personalidade tão próxima do herói humano, e Hester possui um ressentimento tão intenso pela vida, que seria impossível o destino desses dois jovens não se cruzarem nessa aventura que os levaria a uma aventura, uma luta pela sobrevivência e resgate da honra. Não duvido, nem um pouco, que essa história vai te dar o mesmo prazer que eu tive. Vale muito a pena!
 
    É isso aí, pessoa.l. Espero que tenham gostado, curtam boas leituras, e... É isso aí. xD
    Fiquem na Paz, tudo do melhor pra gente! abração!

6 inspirações:

  1. Hey! :D
    Eu só vi esse livro uma vez, achei a capa interessante (por isso lembro) mas não li nada sobre ele, nem a sinopse. '-'
    Curti muito sua resenha, aliás, parabéns, ficou muito boa mesmo!
    A estória parece ser do tipo que eu gosto, futurista, visão filosófica da sociedade, como você falou. Diferente e até inovadora. Eu nunca li nada sobre cidades famintas. haha'
    Fiquei muito curiosa para ler. Já está na minha lista de desejados.

    Beijos,
    april-1993.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Pedro! Não conhecia o livro mas gostei pela sua resenha, que ficou muito boa mesmo! kk
    A capa é bem legal!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie Pedro.
    Não conhecia o livro, mas cara, tua resenha foi tão lacônica e convincente, que lá no inicio eu já fiquei curiosa para ler, pois adoro histórias futurísticas.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro!

    Sua resenha está formidável. Tanto que eu jamais pegaria esse livro para ler (à primeira vista não me cativa), mas conhecendo um pouco mais através do relato da sua experiência com o livro, fiquei super interessada e muito curiosa.

    Narrativa poética num livro cheio de ação? Isso é muito perfeito. De fato, já me cativou.
    Beijocas,

    Lu
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Achei a história muito complexa (na verdade, não a trama em si, mas todo esse mundo diferente) que também achei ruim a quantidade de páginas. Talvez dê uma chance pra ele, mas no momento preciso de leituras mais leves, hehe.

    ResponderExcluir
  6. Impressionante, foi a primeira palavra que me vio a cabeça após ler sua resenha.
    Não conhecia o livro, mas, vc deixou bem claro do que se trata e melhor, me fez ficar com vontade de ler.
    Adorei sua resenha, parabéns!
    Ni
    ciadoleitor.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos