[Resenha] A Namorada do Meu Amigo, de Graciela Mayrink

Se existem três amigos que não se separam, esses são Beto, Caveira e Cadu. Desde crianças esses três rapazes compartilham todos os seus momentos uns com os outros e são tão unidos que, logo cedo, foram apelidados de três mosqueteiros pelos vizinhos. A única coisa que irrita a eles é Juju, vizinha deles, que vive andando atrás deles pra onde quer que eles fossem. Até de D’Artagnan ela queria ser chamada, só pra ser parte da eterna brincadeira dos meninos. Só que esse incomodo diário acaba quando Juju muda de cidade, e os meninos não precisam mais se preocupar com ela.

Oito anos depois, a vida continua a mesma, pelo menos no que diz respeito à amizade dos rapazes, porque no resto as coisas estavam bem diferentes. Cadu acaba de voltar da viagem que faz todos os anos para a casa de sua mãe em Florianópolis, e quando volta, ele descobre que as coisas não são mais tão as mesmas... Juliana, a pirralha chata de sua infância, está de volta. E Beto está namorando, logo o Beto... e, como se não desse pra ficar pior, ele descobre que Beto está namorando Juliana.  


Como nada está ruim o bastante para que não possa piorar, quando Cadu finalmente encontra com Juliana, mal pode acreditar em como ela mudou. A garotinha de 8 anos deu lugar a uma menina linda e encantadora. E seu coração simplesmente descompassa. Só que isso não é possível, porque ela era a namorada de seu melhor amigo. E agora, ele vai precisar aprender a lidar com o fato de que a namorada de Beto parece ser o amor da sua vida, mas nunca vai ser sua. E que ele vai ter que conviver com isso todos os dias, ou vai arriscar a coisa mais preciosa de sua vida: sua relação com seu melhor amigo.

Preciso dizer que Graciela Mayrink sabe escrever de uma maneira viciante e maravilhosa. E sempre incrível encontrar uma narrativa bem construída em um livro, e saber que os autores brasileiros tem uma representante tão boa é muito animador, porque uma vez que a pessoa conheça o trabalho de Graciela, dificilmente vai deixar de seguir. E o trabalho de um autor abre as portas para o trabalho de outros colegas.

A história que Graciela construiu vai muito além do fato de que, bem, você não manda no seu coração, mesmo que ele se manifeste da maneira mais inconveniente possível. O livro mostra a confusão que o amor pode criar, as válvulas de escape que criamos quando não conseguimos lidar com nossos sentimentos, a forma como um relacionamento não afeta somente aos dois envolvidos, mas a todos ao redor. Mas, principalmente, mostra que a amizade é um dos maiores bens que uma pessoa pode ter. E que por isso vale a pena fazer sacrifícios por ela.

Os três mosqueteiros e a Juju não são os únicos personagens do livro, longe disso. Ainda temos Alice, a irmã de Beto, uma menina decidida e que, a princípio, parecia bem irritante, mas que se mostra sensata e madura conforme as páginas continuando passando. Juju é o seu oposto: é doce, tímida, e não sabe lidar com o retorno de Cadu à sua vida – de longe seu mosqueteiro favorito quando mais nova. Temos também a Tia Mathilde, uma personagem sensata e que me fez dar boas risadas com a forma que lida com os meninos e seus problemas.

Mesmo que role a ideia de um triângulo amoroso complicado, as relações do livro são o ponto mais importante. Como esse grupo de amigos vai saber lidar com a vida adulta, seus sentimentos e a repercussão deles é o ponto alto do livro. E Graciela soube colocar isso nas páginas de uma forma encantadora e envolvente. Com uma narrativa madura, bem desenvolvida e apaixonante, A Namorada do Meu Amigo se mostra um livro surpreendente, principalmente quando se chega ao fim. Mas é preciso ler para entender do que estou falando.

1 inspirações:

  1. Surpreende mesmo principalmente o final. Achei bem fofo e bem construída a narrativa, só tive raiva de Beto com os ciuminos em cima da irmã, a atmosfera é bem susane Colasanti deu uma certa nostalgia não sei por que kkkkk.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos