5 Motivos Para Você Emprestar Seus Livros

     Alô, você que não gosta de emprestar seus livros! Sim, isso é um direito seu, mas já pensou o que aconteceria se você "abrisse" mão desse direito? Vem ver =)

1- Não seja um Smeagol!
     Sim, o maior motivo de não emprestarem o tão amado livro é o quão isso pode ser desconfortável para o coraçãozinho do leitor "possessivo". Mas imagine, nem que seja por um minuto, como pode ser bom para você mesmo poder passar um livro para outras mãos. Pense no ato nobre de poder compartilhar uma história que, em outras circunstâncias, o pedinte não teria acesso. Você pratica a virtude da generosidade e, de quebra, ainda aprende o "desapego", uma habilidade crucial pra vida! Afinal, vejam só o que aconteceu com Smeagol? Ele cobiçou tanto o anel até não ter nada além de seu precioso. Eu preciso dizer qual foi o fim do pobre sujeito?



2- Ele(a) não pode comprar? Mas pode ler!
     Tá bom, talvez se você pensar menos em você e mais no próximo, que tal? rs
     Quem nunca lamentou não ter lido um livro, que atire a primeira pedra. Pois é, emprestar um livro dá a alguém a oportunidade de ler uma excelente história, apesar de nunca poder comprar o livro. Eu não me perdoaria se alguém deixasse de ler O Nome do Vento ou Neuromancer por causa do meu apego, não mesmo!


3- Vamos falar sobre isso pra sempre!
     Sim, pessoal! Quem nunca passou por aquela triste situação de ler um livro sensacional e, ao olhar pros lados, não achar ninguém para conversar a respeito? Pois é, aí está sua chance de contar a alguém (que vá entender do que você está falando!) sobre todas as teorias conspiratórias que você criou em cima daquela trama, ou desabafar sobre como foi terrível perder aquele personagem para o câncer. Enfim, cara, é assunto pra vida toda!


4- É saudável Para o Livro
     Você sabia que as páginas do seu livro, quando são pouco oxigenadas, ficam amareladas e com "cheiro de velho" com mais rapidez? Pois é, emprestando seus livros, ele vai sentir os benefícios de ser folheado. Claro, partículas de sujeira presentes nas mãos também podem diminuir a vida útil do seu livro, mas aquela poeira que inevitavelmente se acumula na sua estante, também! Então, se é pra seu livro envelhecer, que seja fazendo algo de útil!


5- Não seja uma mamãe coruja.
      Eu me lembro de quando eu era criança e  de como doía os inúmeros NÃO's dos meus pais em respostas à pergunta "Posso dormir na casa de fulano?". Pois é, mães corujas atrasaram nosso lado em alguns momentos, e por eu saber como isso pode ser nada legal, eu não quero ser um pai coruja para os meus livros. Se eles querem viver, que vivam! Eles têm o direito a um ou outro arranhão. E quem não quer uns amassos de vez em quando? Mundos não foram feitos para ficar pegando poeira, eles foram feitos para serem viajados, não é mesmo? Pois é, deixe que outra pessoa mergulhe de cabeça nessa jornada! 



     E, pra terminar, deixo a pergunta final: Se você fosse um livro, onde gostaria de estar? Eu, por exemplo, não iria querer ficar pegando poeira numa estante.
     Sabem, eu tinha nove anos quando li meu primeiro livro. Não era meu, na verdade. Foi um empréstimo... Depois disso, eu nunca mais parei! Se eu puder apresentar a alguém esse incrível prazer que encontrei na leitura, então posso me sentir mais realizado! Leiam livros, galera, leiam muito! Mas os deixem serem lidos!   



5 inspirações:

  1. Acho seus argumentos mto justos, mas eu ja sou mais liberal haha! Penso nessas coisas não só para emprestar, como também para doar... Quando dou uma nota baixa, ou se eu tenho certeza q nao vou reler a obra, uso desses argumentos para me lembrar de que um livro achará uma família melhor que eu, que o amará mais que eu! hahaha! adorei a postagem! =D

    ResponderExcluir
  2. Oi, Pedro!
    O post ficou muito legal! Eu sou muito apegada aos meus livros, preciso começar a praticar o desapego. Mas, ainda prefiro dar o livro logo de presente para a pessoa do que emprestar porque assim elimino logo a ideia de que ele vai voltar! rsrsrsrs

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  3. Amei este post, achei uma ideia brilhante apresentar cinco motivos para emprestar nossos queridinhos :-)
    Eu era uma dessas pessoas possessivas e que só de pensar em emprestar meus livros sentia uma dor quase física no coração, mas agora eu mudei e empresto sim. É claro que procuro emprestar apenas para quem eu conheço e sei que vai cuidar bem do meu bebe; sinto que esse desapego faz muito bem para a alma *-*

    beiijinhos,
    http://garotasdejales.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Ah! que legal!! Adorei!! :)
    Eu tb gosto de emprestar meus livros, mas me sinto mais segura qd sei que a pessoa é do tipo que devolve...rs Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ah... Adorei o blog, parabéns!
    Estou seguindo!
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos