[Leio, Logo Resenho...] - Dias Melhores Pra Sempre, sob a ótica de Samanta Holtz

Alô, amigos Inspirados!
É com atraso, porém com muita alegria e satisfação, que trago hoje a resenha feita por Samanta Holtz, autora de duas lindezas nacionais, O Pássaro e Quero Ser Beth Levitt! E pra melhorar ainda mais a vibe de resenhas feitas por autores nacionais, o livro escolhido é o lançamento de Maurício Gomyde, um autor brasuca também muito querido entre os leitores amantes de romances de ambientação verde-amarelo. Bora pro que interessa, então! 
Com vocês, Samanta Holtz! =) 


Olá, leitores inspirados!

Sou Samanta Holtz, autora dos romances “O Pássaro” (2012) e “Quero ser Beth Levitt” (2013), e estou aqui a convite do querido Pedro Almada para escrever uma resenha.

Devo dizer que começar esse texto me trouxe duas dificuldades. A primeira foi que não tenho o hábito de escrever resenhas, apenas ler – então, fiquei imaginando qual seria a melhor forma de conduzir o texto e minha opinião. E a segunda dificuldade é a que quase emperrou todo o processo: sobre qual livro escrever???

São tantas as obras pelas quais sou apaixonada! Tantas histórias já tocaram meu coração e fizeram a diferença em minha vida... Porém, não havia jeito: hoje, eu teria que escolher! Então, decidi falar do livro que acabei de concluir e o qual, de quebra, é de um dos autores nacionais que mais admiro na atualidade...




“Dias Melhores Pra Sempre” – Maurício Gomyde

Esta é a mais recente publicação do autor e, assim que tive a oportunidade de adquirir meu exemplar, não perdi tempo. Estava ansiosa pela leitura, pois já li outros dois livros do Mauricio e achei ambos incríveis, e foi ele próprio quem me advertiu: “Você está com a expectativa muito alta”. E tem como ser diferente? Tem como não esperar o melhor do Mauricio?
Foi o que eu esperei. E é claro que eu não estava errada...


O livro conta a história de Bruno, um estudante de medicina apaixonado por surfe que tem a vida bagunçada após um grave acidente na viagem dos sonhos que fez ao Havaí, no penúltimo ano do curso. Boa-pinta, popular e namorado da maior gata da faculdade, sua vida parece não mais fazer sentido para os padrões que conhecia até então, agora que ele precisa lidar a nova realidade do seu corpo após o acidente. Até que uma garota discreta, com quem nunca havia conversado, entra de mansinho em sua vida. Micaela é a típica nerd com quem ninguém conversa, e que, segundo as palavras da própria personagem, “desenvolveu o dom da invisibilidade”. Na honesta intenção de ajudar o rapaz a superar a difícil adaptação à nova vida, ela acaba deixando Bruno completamente encantado por seu jeito discreto e “aquele enorme par de olhos azuis”. Primeiramente, como amigo, em sua admiração e gratidão por tudo o que a garota tem feito por ele – tanto, que acabam se tornando melhores amigos. Não demora muito, porém, para que essa admiração se transforme em algo mais. O que demora é o tempo que ele leva para decidir dizer isso a ela. Tanto, que talvez seja tarde demais...
Em determinado momento, os papéis são invertidos: é Micaela quem se vê afetada por um grave acidente e precisa da ajuda de Bruno, porém suas sequelas são muito mais profundas do que um dano corporal. Seu cérebro é afetado e ela desenvolve prosopagnosia, que é a incapacidade de reconhecer rostos.
A partir daí, fica a pergunta utilizada pelo autor na sinopse: “Se o grande amor da sua vida não o reconhecesse mais, o que você faria para reconquistá-lo?”.
Uma leitura deliciosa, empolgante, viciante... personagens que cativam a cada página, acontecimentos que surpreendem a cada capítulo. E as páginas finais reservam momentos e surpresas que nos fazem, literalmente, arrepiar de emoção. Glorioso e genial! Era esta história que estava pulsando em minha mente e em meu coração, no momento de escrever esta resenha. Tinha de ser ela a escolhida!


Recomendo a leitura deste livro tanto para os românticos, que gostam de histórias cheias de sentimentos aflorados, como também aos que preferem objetividade. É algo que admiro nos livros do Gomyde: ele encontra o meio-termo, sabe ser romântico sem ser meloso e, ao mesmo tempo, ser objetivo sem ser frio. Então, como leitores, cabe a nós aproveitarmos e desfrutarmos dos seus maravilhosos textos!


O autor


Muitas vezes chamado de “Nicholas Sparks brasileiro” (título que já li em comentários de vários leitores por aí!), Mauricio Gomyde nos prende à leitura com a narrativa fluida e agradável. A história se desenrola sem emperrar, sem enrolar, sem entediar. É direta e simples na maior parte do texto e, nos momentos certos, ele nos encanta com parágrafos muito bem elaborados, alguns quase poéticos, o que dá o equilíbrio perfeito. Acho louvável a forma como ele insere elementos interessantes ao longo da história, os quais, por menores que pareçam, ajudam o leitor a entender a essência dos personagens e, claro, são retomados e “utilizados” nos momentos certos para dar ainda mais luz à história e fazê-la passar longe dos “clichês”. Gosto da forma como ele conta o desenrolar dos acontecimentos através de diálogos inteligentes e capítulos que sempre nos deixam sedentos pelo começo do próximo, sem cansar o leitor.
Eu poderia utilizar este espaço para falar de vários autores nacionais que tanto admiro, atualmente. Escolhi Mauricio não somente por ser autor do livro que estou lendo (e me encantando!) no momento, mas também porque eu o admiro além da sua maravilhosa escrita: tiro o chapéu para a disciplina em manter uma rotina impecável de trabalho literário (traduzida no lançamento regular de livros, todos com ótima qualidade) e na garra que esse escritor tem ao trabalhar em suas obras, fazendo desde a escrita até a impressão, venda, divulgação, eventos etc. Como dizem por aí: ele chuta o escanteio e cabeceia para o gol (risos). Se não é fácil para quem pode contar com uma editora (por maior ou menor que seja), imagine ter que cuidar de tudo!

Ao autor, apenas duas palavras, ambas direcionadas ao novo livro: parabéns e obrigada.
Aos leitores, apenas uma... leiam!

Com carinho,

Samanta Holtz

2 inspirações:

  1. Querido Pedro

    Foi uma honra resenhar o livro do talentosíssimo colega Maurício Gomyde!
    Espero que muuuuuuuuuita gente tenha a oportunidade de ler, pois é realmente uma história marcante... Maurício se superou nessa obra, com certeza!

    Beijão!
    Sam

    ResponderExcluir
  2. Não sei dizer o que gostei mais neste post: se da resenha maravilhosa que a Sam Holtz (essa querida!) fez, se da escolha do livro (do meu autor brasileiro favorito) ou da coluna como um todo (Pedro, parabéns!!)!
    Ansiosa pelas próximas resenhas de autores! ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos