[Resenha] - Escola, Os Piores Anos da Minha Vida - James Patterson

     Quem nunca odiou, nem que fosse um pouquinho só, o ensino fundamental, então provavelmente estava no ápice da cadeia alimentar estudantil. Para o jovem Rafa Katchadorian, a escola não era, nem de longe, um lugar divertido. Ele estava por baixo da pirâmide social, e decidiu que precisava fazer algo a respeito.

 
     Rafa Katchadorian era um garoto muito criativo, coisa que vivia colocando nosso protagonista em problemas. Sua imaginação sempre foi utilizada em superdose, uma das características mais marcantes ao longo da leitura. Mas, nessa vez, ele se superou. Ao lado do amigo Leo, eles criaram um caderno com um esquema para se quebrar todas as regras da escola e receber pontos sempre que tivesse êxito. O problema é que, durante o processo, ele acaba se aproximando de uma das garotas mais lindas da escola, e de quebra arrumar problemas com o valentão do colégio. Além das costumeiras discussões com seu padastro e com sua irmazinha endiabrada, ele vai ter que lidar com a perseguição dos professores e do valentão, que está disposto a acabar com a alegria do Rafa. Sua ousadia vai longe e, sempre com Leo como parceiro, eles vão se meter em muitos problemas!

     Pois é, pessoal, depois dessa introdução digna de um filme da Sessão da Tarde (xD), vamos falar um pouco mais sobre essa obra. 



     Escola, Os Piores Anos da Minha Vida é escrito em primeira pessoa, e temos a visão do Rafa para nos conduzir em sua aventura. O livro é infanto-juvenil, mas possui uma maturidade surpreendente, porque, apesar de ter esse aspecto todo infantil, Patterson abordou temas bastante reais que, em outro contexto, poderiam compor o gênero dramático e policial. 
     A leitura é bem rápida, flui sem nenhum problema, sem contar o fato de a narração ser muito divertida, com pausa para comentários ácidos e cômicos. Não demora muito, e você acaba se tornando amigo do Rafa, torcendo por ele a todo instante e, em alguns momentos, pedindo pro garoto ter um pouco mais de juízo. Isso acontece porque o autor teve o brilhantismo de conduzir uma narrativa que dialogia com o leitor, nos provoca e nos insulta em alguns momentos, mas claro, sempre nos limites do que se é esperado num livro infanto-juvenil. 
     Um dos elementos mais interessantes criados nessa história foi o amigo Leo. Ele é bem mais do que um amigo que o acompanha no dia a dia, sua existência chega bem próxima ao fantástico, embora não seja essa a proposta do livro. Como a estória é pequena, não seria bacana dizer quem, de fato, é esse amigo, por isso vou deixar que descubram por vocês mesmos. Mas posso garantir que Leo é, provavelmente, a fonte de todos os eventos que ocorrem na vida do Rafa.
     Os dramas familiares são, de longe, os momentos mais densos da história. São problemas reais, afinal, Rafa mora com a irmã, a mãe e o padastro, este não faz nada a não ser assistir à televisão e reclamar da forma como a mãe cria os filhos. Ela, por outro lado, passa a maior parte do seu tempo trabalhando em uma lanchonete e tentando lidar com as dificuldades que o Rafa causa na escola. A evolução desse relacionamento é surpreendente, com direito a viatura de polícia no desenrolar dos eventos. Pontos para os autores, que souberam elaborar um livro infantil que condiz com a realidade da nova geração. Afinal, em tempos onde garotos de dez anos lêem livros eróticos, é evidente que as nossas crianças possuem maturidade suficiente para lidar com alguns temas mais pesados, como violência familiar, bullying e questões psicológicas que acomentem as crianças de hoje. 
     Não consegui enxergar muitos pontos negativos, e a maior parte foram muito mais pessoais do que "técnicas". Por exemplo, o motivo pelo qual Rafa decidiu fazer isso, e a sua desconsideração pelo sofrimento da mãe em alguns momentos. Em determinado ponto, acreditei que ele fosse um garoto muito mais perturbado do que criativo demais, e talvez tenha isso essa a verdadeira intenção do autor por trás da estória infantil. Será que estou certo? =)  
     

     E, claro, não podia deixar de fora a incrível ilustração desse livro. Os desenhos representam a maneira como Rafa enxerga o mundo, e ainda traz um aspecto muito mais belo e envolvente no livro. Certamente, um livro mais do que recomendado. Embora pertença a um público mais jovem, todas as idades podem aprender com as reflexões de Rafa Katchadorian. 

Ilustrações como essa estão por todas as partes nesse livro, e complementam a narrativa de forma brilhante!

     E aí, amigos, o que acharam? Espero que gostem, e fiquem de olho porque o próximo post será uma promoção desse livro! Tenham uma excelente leitura!
     Fiquem na Paz! xD

10 inspirações:

  1. Adorei sua resenha e achava que esse livro não seria agradável para mim,mas me enganei,vou gostar bastante!!!

    bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso para ler esse livro, principalmente por ser do Patterson. Ainda não li nada dele, mas achei um tanto curioso ele escrever algo voltado para o público mais novo, quando ele é famoso por thrillers policiais. Quase que iria pedir ele para resenhar, mas acabei escolhendo outro. Mas ainda irei lê-lo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu li o livro e ri altas horas. Muito bom e criativo. Não é melhor livro que li do tipo, mas sem dúvidas é muito divertido!

    Lucas Bispo
    ESCONDIDOS NO LIVRO

    ResponderExcluir
  4. Oie Pedro
    gente, eu preciso desse livro, especialmente porque é meu divo James escrevendo algo totalmente fora da zona de conforto dele, pelo menos eu acho assim rs já que ele escreve suspense policial. Ainda mais depois dessa sua resenha, e com essas ilustrações, quero ainda mais.
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Sempre fico pé atras com os livros dele. Esse até que achei bom, mas não sei se vou ler. Li dois livros do autor e odiei...dois e odiar, fica bem difícil ter coragem de ler outro e quebrar a cara de novo. Não sei se leio mais coisa dele, só se ganhar mesmo...

    ResponderExcluir
  6. É disso que estou precisando, de um livro que me faça rir e este parece recomendadíssimo!

    ResponderExcluir
  7. Adorei a sua resenha Pedro. ILUSTRAÇÕES? <3

    Eu já sabia que iria adorar esse livro, depois de seus comentários, então...

    http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Então, to super pensando em pedir ele na Arqueiro viu. Acho que será uma ótima leitura.

    Beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah eu super gostei. Apesar de eu achar que seja mais para o público infantil, creio que eu va gostar bastante. ^^

    ResponderExcluir
  10. Gostei da resenha. Lerei o livro assim que puder.

    Abraço,

    Rê Santos

    estantedore.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos