[Resenha] O Clã dos Magos - Trudi Canavan

     Imagine você vivendo numa favela ambientada na Idade Média, em um  universo alternativo em que a ordem é regida por um Clã de Magos. Agora se imagine no meio da multidão que brada contra os magos, enquanto estes passam pelo povo bancando a egípcia por trás de seu campo de força mágico. Encarnou? Beleza, agora atira uma pedra contra o escudo. Imagine-a atravessando o campo de força e desacordando um dos seres mágicos... Pronto, você acaba de descobrir que também é um mago, um dos selvagens! Agora, "pernas, pra quê te quero", os caras estão atrás de você e é melhor se sconder. Não existem magos fora do clã, eles dizem.



      Tudo isso aconteceu com Sonea, uma garota que para o resto do mundo não era ninguém além de uma criança pobre que vivia com os tios. O grupo de magos, a pedra atirada, a descoberta surpreendente. Ela era apenas uma criança, uma maga cujos poderes eram selvagens e completamente sem controle. O maior problema: Sonea era um perigo para qualquer um a sua volta, e até para ela mesma.
     A história gira praticamente em torno da protagonista fugindo do radar dos magos e tentando controlar sua magia, ao lado de seu amigo Ceryni e uma horda de ladrões que se escondem nos esgotos da cidade de Irmadin, a boa e velha cidadela de ares medievais que compõe nosso cenário fantástico.
     Durante algum tempo travei uma batalha comigo mesmo, me perguntando se, afinal, havia ou não gostado da história. No fim das contas, decidi que estava curioso pela continuação (pra quem não sabe, O Clã dos Magos é o primeiro livro da trilogia O Mago Negro), o que podemos entender como: sim, eu gostei.

      Narrado em terceira pessoa, a história nos transporta para um universo particular de Trudi Canavan, em que tudo - desde hortaliças à animais selvagens - foi inventado por ela. Sonea, a nossa protagonista, começa como uma garota das ruas, fazendo trabalho para os tios, tentando levar a vida em sua favela (a princípio achei estranhíssimo o livro usar o termo "favela" em uma ambientação medieval, mas por fim acabei me acostumando). Mas o evento com os magos acabou levando-a a tomar escolhas difíceis. Além de abandonar os tios, precisou se aliar a alguns ladrões da cidade, e inclusive buscar um mago banido que, secretamente, ainda mantinha seus poderes. Claro que as coisas foram bem mais fáceis depois que seu bom e velho amigo, Ceryni, decidiu acompanhá-la nessa fuga.
     A narração é bem fluida, sem obstáculos, mas houve momentos em que me senti levemente decepcionado. Dá pra notar que a autora tem uma veia imaginativa bacana, coisa fina mesmo, mas falha um pouco ao explorar o mundo que ela mesma criou. Em alguns momentos, a falta de aprofundamento em seu universo inventado se faz ser bem notado - o que não é nada bom - e tudo fica a cargo de um glossário ao final do livro, uma coisa que, se o próprio enredo não te prender, não vai te fazer virar todas as páginas até saber do que se trata aquela palavra desconhecida. 
     Por outro lado, Trudi Canavan conseguiu criar um gancho interessante entre o primeiro e o segundo livro, aquele tipo de sensação que, por fim, você admite "é, estou interessado em saber o que, afinal de contas, vai acontecer". 
   

     E aí, amigos leitores? O que acharam?
     Boa leitura, fiquem na Paz! =)

6 inspirações:

  1. Não li ainda o livro...estava esperando receber o L Lorde Supremo agora que recebi, posso começar a leitura.

    Bom, pelo que eu jeito todo mundo esta tendo a mesma opinião sobre esse primeiro livro, sim ele é bom mais, falta algo...Mas o que eu pude perceber é que fez o trabalho certo que de um livro introdutório.

    Gostei da sua resenha, me instigou a ler o mais rápido possivel. E tomara que post não seja comido pelo seu blog hahahahaha

    Beijos
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um livro que eu vinha querendo ler...
    O enredo é instigante, vamos ver se um dia eu dê oportunidade a ele..
    Realmente a palavra "favela" não colou muito bem para a realidade da história...
    Vejo que o trabalho do glossário tem a função de deixar o texto de história mais enxuto e dinâmico. Talvez no original, as informações fizessem parte dos parágrafos e como muitas vezes sendo consideradas excissivas pelo editor acabam indo parar num glossário para tentar salvar a realidade daquele mundo...

    ResponderExcluir
  3. I could not refrain from commenting. Exceptionally well
    written!

    Here is my blog post; business local listings

    ResponderExcluir
  4. Querendo ler esses livros e ainda não fiz isso. Quero todos primeiro, odeio ficar esperando pra ler o próximo livro de uma série (um ódio novo, porque agora virou mania soltar livro que é série e eu adoro esses...)

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso que esperei os três volumes serem lançados para finalmente criar coragem e lê-los em sequência. Tenho receio em me decepcionar mas vou dar uma chance. Gostei da resenha :] FAVELAS??????? O.K.

    http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos