[Resenha] Reconstruindo Amelia, de Kimberly McCreight


      Há muito tempo venho procurando um livro que fugisse um pouco do meu estilo e que, mesmo assim, pudesse me surpreender tanto quanto os meus livros favoritos fizeram. Quando comecei a ler Reconstruindo Amelia, da editora Arqueiro, eu percebi que a busca havia chegado ao fim. A obra Kimberly McCreight me conquistou de primeira. Fechar o livro e me despedir das personagens foi uma das coisas mais difíceis nessa leitura.

      Kate Baron, uma advogada associada da respeitável Slone & Thayer, estava em uma difícil reunião,  quando recebeu a notícia de que sua filha, a adorável e comportada Amelia, havia sido suspensa das aulas. A mãe havia sido informada que deveria estar em Grace Hall, o colégio onde a filha estudava, em 20 minutos, mas o trabalho prendeu-a por mais de uma hora. Ao chegar - já bastante atrasada, encontrou um movimento incomum na porta do colégio. Policiais, transeuntes curiosos, paramédicos. Nesse mesmo dia, haviam contado a ela: Amelia saltara do telhado para a morte, um suicídio que seria o fardo de Kate para sempre.
      Tudo parecia difícil demais. Sem o apoio dos pais, auxiliada apenas por Jeremy, o amigo do trabalho, e Seth, o ex-namorado e atualmente gay. Até o dia em que ela recebe uma mensagem em seu celular: 
Amélia não pulou
      A notícia foi um choque, mas depois uma constatação óbvia. Kate podia não ser a melhor mãe do mundo, mas conhecia a filha o suficiente para saber que ela nunca iria se matar. diante dessa verdade brilhando na tela do seu celular, ela decide investigar, mesmo que por conta própria. Fraternidades secretas, amigos virtuais, trotes, amores e descobertas amorosas, tudo isso permeia o drama na vida da mãe solteira. Ela acaba descobrindo, não apenas a verdade, como mistérios de seu passado que deveriam ter morrido anos atrás.


      Reconstruindo Amelia já tem um título revelador: trata-se de Kate refazer todo o conceito que ela tinha da própria filha. É claro que essa reconstrução é muito mais para a mãe da Amelia do que para nós, leitores, mesmo porque já somos apresentados a uma Amelia 'diferente'. A narrativa alterna entre capítulos em terceira pessoa - em que acompanhamos a advogada desesperada em busca de respostas - e capítulos em primeira pessoa, narrados por Amelia Baron quando ainda estava viva e lidava com certas questões: as Magpies - a fraternidade secreta em que fora convidada a participar; um romance improvável; amigos com tantos segredos quanto ela própria.
      McCreight produziu uma trama incrível, sua narrativa fácil e envolvente, é impossível não simpatizar com a causa de Kate, ou entender os motivos de Amelia. O desenrolar é bem surpreendente, o tipo de leitura que não nos cansa justamente porque, a cada virada de página, descobrimos algo novo, porém sem uma resposta clara. É movido pela curiosidade que continuamos a leitura, e é com pesar que terminamos, pois saber que Amelia está morta e, mesmo assim, entrarmos em sua mente e conhecer seus reais motivos por trás de tudo o que havia feito, é doloroso, e genial!
      O único problema foi chegar ao final e perceber que a autora não conseguiu amarrar muito bem algumas questões, ficaram pontas soltas que, por isso, não nos deixou aquele ar de 'leitor satisfeito'. Mas, mesmo assim, a leitura surpreende e encanta, provoca empatia e nos faz querer fazer justiça com as próprias mãos, pra você ver o tamanho que é a imersão dessa história. Mas, mais do que isso, queremos dizer para Kate que ela fez o que pode, e que, sim, era uma boa mãe.
      Eu sempre digo que uma boa história não precisa ter um enredo extraordinário, contanto que os personagens sejam incríveis. E aqui, em Reconstruindo Amélia, queremos conhecer todos eles, desvendar a vida de cada personagem e descobrir todos os seus segredos.

CURIOSIDADE: os direitos do livro já foram comprados a adaptação para filma já está planejada. Kate Baron será interpretada por Nicole Kidman. O filme ainda não tem data de estreia ou qualquer previsão de lançamento. O jeito é esperar!


1 inspirações:

  1. Nossa, me agradou muito ! Já está na minha lista. PRECISO DO FILME
    http://livros-textos-e-mais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos