[Resenha] Vinte Garotos no Verão, de Sarah Ockler



Algo que só quem já perdeu alguém sabe é o quanto dói, e como nunca passa. Diminui, deixa de estar sempre na memória, mas a dor continua lá, escondida, esperando uma lembrança para ser revivida. E quem já perdeu alguém também sabe que recomeçar, ou seguir em frente, é muito difícil. A vida passa a ter uma dinâmica diferente, e se adaptar à nova realidade não é nem de perto fácil. E é isso que Anna e Frankie tem que aprender em Vinte Garotos no Verão.

Desde sempre, Anna, Frankie e Matt são inseparáveis. Frankie e Matt são irmãos, e são irmãos que se amam e se respeitam. Melhores amigos desde pequenos e, ainda por cima, vizinhos, eles cresceram juntos. Os laços construídos entre eles desde a infância não seriam quebrados com facilidade. Eles sabiam o que fazia os outros felizes, eles compartilhavam todos os momentos de felicidade, medo e tristeza e planejavam seus futuros juntos. Anna é apaixonada por Matt. Mas, com medo de estragar a amizade que os três tem, ela prefere ficar quieta. Só que, no seu aniversário de quinze anos, Matt acaba tomando a iniciativa. E finalmente Anna tem Matt do jeito que ela sempre quis. Com medo do que Frankie vai sentir, e por serem tão unidos, Matt pede à Anna que eles guardem segredo por mais algumas semanas, até que ele e sua irmã façam a viagem que estavam programando, para que ele possa explicar para Frankie sem que ela se sinta magoada - ou ferida. Anna aceita, sem nem imaginar o que viria a seguir. 

Um dia, de forma abrupta, Frankie e Anna perdem Matt. Em um minuto, todos os seus sonhos pareciam que iriam se tornar realidade. No outro, tudo estava tão despedaçado quanto os vidros do carro de Matt depois do acidente. Para superar a dor, cada uma delas se refugia aonde pode. Anna acha consolo nas páginas de seu diário onde, sem precisar de fato falar com alguém, escreve tudo o que sente e tudo que não pode contar para sua melhor amiga. Anna se transforma em uma outra pessoa, se refugiando em tudo que o dinheiro pode comprar para tentar mascarar a sua dor. O pior de tudo é que todos ao redor delas também estão sofrendo. Os pais de Frankie perderam seu filho, e os pais de Anna sentem a dor de perder um filho também. Todos estão tendo que se recuperar daquele acidente cruel, mas não conseguem ver um futuro muito distante. 

Mas a história do livro na verdade começa quando, doze meses depois de perderem Matt, Anna e Frankie vão viajar juntas para Califórnia. Sentindo que precisam de um ponto para o recomeço, elas decidem seguir em frente com os planos de todos os anos. Assim, planejam uma viagem com muita diversão, surfistas e sol nas praias californianas. Mas as duas sabiam que, na verdade, a viagem serviria para curar de vez os corações das duas e para que elas aprendessem a seguir em frente sem Matt. Seria isso ou seus corações acabariam ainda mais destroçados ao viajarem para um lugar onde cada grão de areia as faria lembrar dele.

Assim, elas decidem que, nesse verão, vão conhecer vinte garotos. E seguem a viagem vivendo cada dia, sem planejar demais, sendo um pouco mais ousadas do que seriam normalmente, arriscando um pouco mais e vivendo um pouco mais. E, a cada nova aventura juntas, elas tentam aceitar que se sentir bem não é totalmente um crime. E que elas precisam mesmo superar. Tudo isso permeado pelas incertezas e inseguranças da vida de uma adolescente, assim como também uma boa dose de drama e sentimentos misturados numa fase da vida em que todos sabem não ser tão fácil de se encontrar - e encontrar seu lugar - no mundo.

Em uma narrativa tocante e ágil, experimentamos com as personagens tudo que elas viveram naqueles vinte dias de verão. E podemos ver de perto como os laços entre elas são reconstruídos, pouco a pouco. Podia ter sido um livro dramático e extremamente doloroso, por se tratar de uma situação tão delicada, mas a autora soube como balancear a dor das meninas com a necessidade de serem felizes de novo que elas tinham. Elas aprendem, juntas, que perdoar é preciso, e que deixar ir é imprescindível. E o final do livro faz com que a leitura inteira seja ainda mais leve e linda do que eu esperava quando li a primeira frase de Vinte Garotos no Verão.


0 inspirações:

Postar um comentário

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos