[Resenha] Azul da Cor do Mar, de Marina Carvalho



Depois que a princesinha do Brasil invadiu as estantes do país , Marina Carvalho decidiu que era hora de apresentar mais uma de suas criações, num cenário inteiramente verde-e-amarelo e com muita personalidade do nossa pátria amada! Vamos conhecer Azul da Cor do Mar, mais um lançamento da Novo Conceito!




Título: Azul da Cor do Mar
Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
334 páginas - 2014

     Rafaela é estudante de Jornalismo em BH e, sempre movida por sua curiosidade, levou-a direto para o jornalismo investigativo. Aluna exemplar e dona de um carisma natural, Rafa acabou ganhando a afeição de uma professora, o que lhe rendeu um estágio no conceituado jornal mineiro Folha de Minas.
      Mas não pense que nossa protagonista era movida pelo frenesi de sua vocação. Ela tinha uma bagagem que carregou durante muito tempo: na sua infância, passava tempos e tempos admirando um garoto na praia de Iriri, dono de uma mochila xadrez e um mistério com o qual ela sempre foi obcecada. Os anos se passaram, mas o menino da mochila povoava seus pensamentos, mesmo durante a faculdade.

"Mas o garoto estava se aproximando. Ele, seus olhos azuis e seus mistérios."Página 23

      Anos depois, adulta e independente, ela estava pronta para conhecer, de fato, o universo do jornalismo. Mas o que ela não esperava era que dois pares - sim, dois PARES - de olhos azuis surgiriam em sua vida. Primeiro, o sujeito do gabinete ao lado, o jovem Marcelo cheio de simpatia e com claras segundas intenções, embora Rafa não soubesse ao certo se seria uma boa ceder às paqueras do colega de trabalho. Por outro lado, tinha o Bernardo, seu tutor no estágio, um sujeito que, quando não estava fazendo da vida de Rafa um inferno, estava sendo curiosamente gentil. Essa relação de atrito entre os dois não promete menos do que uma centelha de um romance! Mas qual ela vai escolher, aí só lendo mesmo.
     O quê? Acha que acabou? E se eu te dissesse que ainda temos envolvimento de tráfico de drogas, uma difícil relação entre Rafa e sua grande amiga, além de uma dose de melancolia e muito acesso de raiva infantil por parte de nossa protagonista. Pois é, Rafaela consegue ser tão real quanto é possível ser, sem aquela perfeição inalcançável dos romances que normalmente vemos por aí! Azul da Cor do Mar é um livro com a promessa de que Marina Carvalho sabe, sim, obrigado, criar um romance capaz de encher de lágrimas e risos os corações das românticas incorrigíveis!



     Quando li Simplesmente Ana, primeiro livro da autora publicado pela Novo Conceito, percebi que ela tinha uma atributo pouco frequente em obras nacionais contemporâneas: a essência tirada de terras tupiniquins! Os diálogos não são afetados, as "forças de expressão" e os "ditos populares" infestam as páginas, tornando tudo tão brasileiro e - olha que legal! - tão mineiro, que é impossível não querer comer um queijinho com café enquanto acompanha as atribulações da Rafa. Escrito em primeira pessoa, Azul da Cor do Mar nos mostra a perspectiva de uma jovem universitária como qualquer outra, mas protagonista, não só da sua vida, como da vida de muitos. 
      Mesmo eu, um náufrago literário quando se trata de mergulhar em águas desconhecidas do chick-lit, não posso negar o carisma que a história nos revela. Cada personagem tem um traço que o torna verossímil e muito próximo da nossa realidade. E o cenário, então?! Eu, que morei em Minas Gerais quase a minha vida inteira, preciso dizer que a ambientação está impecável, quase dá pra ver minha linda Belo Horizonte ao fundo, permeando as páginas enquanto lemos.  
       A organização dos capítulos também foi muito bem feita, com traços ilustrativos minimalistas, mas muito expressivos, além de trechos do Manual de Redação da Folha de S. Paulo presentes no início de cada capítulo pra dar mais personalidade à história. Ao longo da leitura temos também algumas músicas nacionais, como Paula Fernandez, compondo a trilha sonora desse romance azul. Mais azul até do que os olhos do menino, aquele da mochila xadrez. Não conhece? Pois é, pra conhecer, vai ter que fazer como eu: entrar na cabeça da Rafa e descobrir o que ela guarda naquele coraçãozinho bravio e igualmente medroso, tão maduro quanto infantil. 


2 inspirações:

  1. Eu também gostei muito do livro, o Bernardo me conquistou completamente, gosto desses jogos de gato e rato que a Marina faz muito bem em seus livros.

    ResponderExcluir
  2. Duas paixões? HAHAHA amei! Já não vou com tanta expectativa quanto em Simplesmente Ana, "já sei como é" e espero muito gostar da narrativa de Marina dessa vez.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos