[Resenha] As Mentiras de Locke Lamora, de Scott Lynch



      Eu nunca fui do tipo de ter um livro favorito, até conhecer Locke Lamora e sua vida como Nobre Vigarista. Não, ainda não estou pronto para dizer "esse é o meu favorito", mas posso dizer que é uma das histórias mais incríveis que já li. Se algum dia eu cruzar com o autor por aí, vou dar um abraço no sujeito e dizer "Scott Lynch, obrigado, cara! Obrigado!". 



Título: As Mentiras de Locke Lamora
Autor: Scott Lynch
Editora: Arqueiro
463 páginas - 2014

Compre na Americanas Compre na Submarino Compre na Saraiva Compre na FNAC Compre na Livraria Cultura 

"Velhos pecados nunca são enterrados tão fundo que não possam tornar a surgir quando menos se espera."

      Locke Lamora era órfão - mãe falecida e pai desaparecido - e aos cinco anos, já se mostrava um prodígio na arte de assaltos teatrais. Quando o Aliciador o encontrou (para ser justo, foi Locke quem o procurou), percebeu que os talentos do garotinho para a vigarice eram selvagens demais para serem controlados, e foi por isso que o vendeu para um padre de araque, o Correntes, conhecido como Sacerdote Cego (tão cego quanto eu, que no máximo tenho uma miopia ali e um estigmatismo aqui). Era no Templo de Perelandro que Correntes criaria os Nobres Vigaristas, ladrões que um dia seriam o pavor para os bolsos dos ricos.
      A cidade onde nos aventuramos é Camorr, um lugar onde a Paz Secreta reina. Segundo esse termo, as gangues de ladrões não poderiam assaltar casacas-amarelas (soldados de alta patente) ou nobres, o que significa que deveriam roubar do povo menos abastardo. Aquele que fosse contra essa lei, pagaria com a própria vida. Capa Barsavi, o homem por trás de todas as cem gangues, prezava sua Paz e assim seria pelos próximos anos... Até que os Nobres Vigaristas finalmente estivessem prontos para zombar de sua lei.
      Locke recebeu os ensinamentos de Correntes, assim como Jean, a jovem e ausente Sabeta e os gêmeos Galdo e Calo (anos depois Pulga, a figura mais irreverente da história!). Cada um com seu talento, foram treinados para assumirem qualquer disfarce, dominarem suas emoções e realizarem verdadeiras encenações.
      Anos depois, Locke seria conhecido como Espinho de Camorr, a assombração que limpava os cofres dos ricos sem deixar pistas. Em meio a tantos envolvimentos, no entanto, o caminho dos Nobres Vigaristas acabou cruzando o do Rei Cinza, um assassino vingativo poderoso o suficiente para armar uma cilada inevitável. Munido de soldados e um Mago-Servidor, Locke passaria pela maior humilhação de toda a sua vida e, a maior perda também. Vingança, então, seria sua meta a partir de então.

"Primeiro as chamas, depois os gritos."
página 304

      Escrito em terceira pessoa, As Mentiras de Locke Lamora alterna os capítulos entre dois momentos: quando Locke era criança e treinado por Correntes; Já grande, após assumir o controle dos Nobres Vigaristas e ganhar a fama de Espinho de Camorr (claro, as autoridades não sabiam que era ele o responsável por perpetuar essa lenda). A ambientação é bem alternativa, cruza com a nossa Era Medieval, quando a fé é movida por dogmas e medo, e as pessoas davam moedas em trocas de bênçãos para si e suas gerações. Claro que, dito isso, não dá pra deixar de mencionar o caractere religioso da história. São doze deuses conhecidos, e um décimo terceiro deus, aquele que convenientemente protege os vigaristas. O elemento fantástico na história é bem diluído, não chega a tomar o foco da trama, sendo mais usado como um complemento pra enriquecer a obra.

      Bem... O que dizer de Scott Lynch que mal conheço e já considero pacas? O sujeito criou não apenas umas das histórias mais extraordinárias que já li, como também os personagens mais carismáticos e apaixonantes, e posso dizer que não foi fácil deixá-los partir com o fim da leitura. Para nossa satisfação - quase um alívio, na verdade - trata-se de uma tetralogia, com três livros já lançados (ainda não aqui em terras tupiniquins) e o último em andamento.
      Lynch me fez sorrir com sua narrativa divertida, ácida, com personagens bem humorados - especialmente Pulga, o mais jovem dos Nobres Vigaristas, com mais ímpeto do que todos eles juntos, inclusive - e Jean, o pergonagem que, na minha opinião, teve o crescimento mais marcante na história, pois de filho gorducho e abobalhado de comerciantes ricos, passou a ser um dos mais peritos na arte da luta, além de ser um matemático nato. Claro que vê-lo órfão não é uma coisa boa, mas não tem como negar que nada nessa história é mais lindo do que a amizade entre Locke e Jean. A maneira como o companheirismo entre os dois surgiu e cresceu foi incrível e muito bem desenvolvida, era como se seus talentos se complementassem aos poucos e, juntos, fossem imbatíveis (pelo menos esperamos que sejam). Claro que os gêmeos Calo e Gardo não são menos incríveis. Na verdade, é melhor colocar todos em um saco e levar pra casa, porque não dá pra escolher um preferido não. Só não espere muito de Sabeta, a vigarista que roubou o coração de Locke e, no entanto, não aparece em nenhum momento, apenas em menções durante diálogos dos personagens. E, vejam só, isso só me deixa mais curioso para a continuação. Não dá pra mensurar a vontade de conhecer a única pessoa que conseguiu roubar do Espinho de Camorr o que parecia ser infurtável.
      Mas deixo avisado: As Mentiras de Locke Lamora não é só sorrisos! Lynch criou uma trama que abraça todos os sentimentos, provoca todas as sensações e, com certeza, nem sempre é coisa boa: da raiva à compaixão, da alegria à tristeza mais desoladora. Não é à toa que os nomes mais expressivos da literatura ficcional da atualidade - Patrick Rothfuss e George R. R. Martin - consideraram essa obra um verdadeiro primor!
      Hã, se eu recomendo? Vou só ali rapidão ver se macaco quer banana e volto já pra responder!
      Leiam, galera! Eu não tô só recomendando, eu tô pedindo!


11 inspirações:

  1. Você realmente me inspirou para ler esse livro! Eu nunca tinha ouvido falar dele, na verdade... Mas você falou tao bem que entrou pra minha listinha hehe


    Tem post novo no blog!
    Dá uma olhadinha lá =)

    http://www.livreeespontanealeitura.blogspot.com

    Espero que goste! Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Embora tenha gostado da sua resenha, não me sinto com vontade de ler o livro. Não sei, mas o livro me passou a ideia de poder vim a ser para mim um pouco cansativo. Mas quem sabe um dia eu dou oportunidade.

    Até mais.
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando li a sinopse desse livro ele nem me interessou tanto, mas agora lendo sua resenha, e sabendo mais sobre o livro, fiquei com uma pontinha de curiosidade. Por cousa disso, provavelmente vou acabar comprando o livro, e sinceramente espero gostar desse ambiente que parece ser mesmo incrível.

    Elder Koldney
    http://minhasalaprecisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a resenha! Me deixou curiosa! Entrou pra minha lista!

    ResponderExcluir

  5. Neko-Chan24 de abril de 2014 23:23
    Falou tudo!!! Eu li o livro e tbm acho perfeito!!! Locke e seu grupo de nobres vigaristas viraram meus ídolos... Até os viloes sao tao bem formados me cativaram... Li traduzido do google o livro 3 acho q vai gostar da Sabeta :) ela é d+

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  6. Hi Pedro
    quanto tempo!!!! Prometo que virei mais vezes aqui no seu cantinho.
    Caramba, você falou tão bem do livro, que não tem como não ficar desejando. O início me lembrou vagamente O ladrão de olhos, porque o protagonista embora não seja um vigarista como o Locke, também era um prodígio na arte de assaltar kkkkkkkk
    Se o titio George recomendou, e o Pedro carimbou o selo de qualidade, é quase um ultimato ler essa obra. Adorei.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Olha eu aqui novamente (rsrs)
    Cara, como eu disse anteriormente. Eu até que gostei do livro, mas algo na sua opinião me fez pensar que ele pode se tornar para mim uma leitura cansativa. Posso vim a ta errado, mas essa foi minha impressão sobre ele.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Pedro,

    Eu estava ansiosa para ler sua resenha sobre o livro, o que veio só para confirmar minha vontade de lê-lo! o/

    ResponderExcluir
  9. Quando vi já tava curioso, cheguei a baixar o sample na Kobo e agora depois do teu review PRECISO deste livrinho pra ontem! É bem o tipo de narrativa que eu gosto, infanto juvenil com aventura.

    Abs

    ResponderExcluir
  10. Pedro, qto tempo! E mano eu já queria ler esse livro agora com essa sua resenha, pode crer que vou ler mais breve possível
    Brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse é um livro super indicado em um grupo que participo no facebook. Desde antes do lançamento, pessoas que o leram em inglês, estavam aguçando minha vontade de lê-lo. Vou ler ainda esse mês e tenho certeza de que a leitura nao irá me decepcionar.

    Beijos,
    Bell

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos