[Resenha] - A Corte do Ar, de Stephen Hunt


Molly Templar e Oliver Brooks, dois adolescentes órfãos que possuem um segredo escondido até deles mesmos, não se conhecem, e muito menos imaginam que Dama das Luzes está movendo seus pauzinhos para mudar essa realidade. Há segredos antes e depois de Brumaencantada, tantos que nem mesmo a Corte do Ar poderia monitorá-los.  



Título: A Corte do Ar
Autor: Stephen Hunt
Editora: Saída de Emergência Brasil
540 páginas / 2014

     Molly Templar foi deixada num templo quando ainda era bebê, e passou todo o seu crescimento no Internato Portas do Sol. Sem conseguir se fixar num emprego (uma vez que o diretor do Internato indica um emprego para os órfãos enquanto estiverem sob a tutela do instituto), ela aguarda o dia em que atingisse a maioridade e seu direito de voto, quando finalmente poderia se ver livre daquele lugar. Açomédio, o lugar onde cresceu, sempre foi seu lar, mas se mostraria hostil muito em breve.
    Enquanto isso o jovem Oliver Brooks, sobrinho de um comerciante conhecido em Cem Cadeados, passava seus dias sob a sombra de um medo que existia nas redondezas. O garoto, quando criança, foi o único sobrevivente dos efeitos da desconhecida magia de Brumencantada, depois disso o povo passou a repudiá-lo como se fosse um criminoso. Mal sabia o órfão que seu tio - e seu pai! - eram parte de um esquema tão grande que precisou ser colocado acima das nuvens.







     Muitos elementos são criados pelo autor ao longo da trama. Há os homens-vapores, máquinas dotadas de alma que possuem princípios próprios; cantores do mundo, homens que controlam a magia existente na natureza (não são encantados, veja bem!); e, claro, a tão temida Brumencantada.
    Brumencantada pode ser imaginada como, o que seria hoje, um lugar afetado por radiação. Seria uma espécie de Chernobyl do século XV, com a diferença de que, ao invés de uma radiação, temos uma energia mágica que afeta as pessoas, e as transforma em encantados, isso quando estas não morrem. Essa sacada foi genial!
     A história gira em torno de Molly e Oliver. Enquanto a garota é perseguida em Açomédio por um assassino interessado no sangue da jovem, Oliver tenta fugir das autoridades, que acreditam ter sido ele o responsável por uma chacina em sua cidade. Ao lado de Harry, um visitante misterioso, o rapaz acaba obtendo respostas que envolve, também, seu falecido pai.
    Num universo steampunk cheio de homens-vapor, cantores do mundo e humanos encantados pela força obscura de Brumencantada, A Corte do Ar existe sob as nuvens, monitorando as nações em busca de manter um equilíbrio, este cada vez mais frágil. Nessa aventura cheia de personagens cativantes, a tecnologia anacrônica, as superstições, os misticismos e os elementos mágicos se misturam de um jeito único, tão bem feito que é impossível separá-los. Máquinas desempenham funções de grandes oráculos, homens subvertendo o governo, caçadas assassinas em busca de um segredo contido no sangue de indivíduos como Molly Templar.


    O que Stephen Hunt criou aqui foi muito mais do que uma ficção steampunk. Ler A Corte do Ar é como aprender a falar outra vez. A princípio são tantas informações e tantas denominações desconhecidas, que o leitor até se perde. Mas basta continuar a ler e aí, como uma conexão entre dois homens-vapor, a o livro compartilha com a gente todos os seus segredos. É sensacional! Toda a ambientação no gênero é impecável, com nomes bastante sugestivos, como Tristesperança, a cidade subterrânea onde uma política revolucionária começa a nascer. O steampunk está presente a todo instante, desde as vestimentas até o armamento da Guarda Especial e os aerostatos (dirigíveis). Ao longo da leitura dá pra sacar algumas pegadas de Julio Verne, especialmente durante a jornada de Molly até Tristesperança, o que me fez lembrar bastante de Viagem ao Centro da Terra. Enfim, um prato cheio de ficção da melhor qualidade!
    Com uma narrativa rica, Stephen Hunt consegue nos ler num frenesi incontrolável, e você precisa se lembrar constantemente de respirar, porque é exatamente esse o efeito do livro.Talvez Hunt seja um encantado, e passou um pouco da energia de Brumencantada para sua escrita, que não tarda a povoar nossas mentes como num filme. Se duvidam, leiam! 

    Claro que não dá pra deixar de perceber na arte da capa e na diagramação. O que a editora Saída de Emergência fez aqui foi uma arte. Sabe, tô achando que tá cheio de humanos encantados por aí, e eles resolveram escrever e criar capas de best sellers. Alguém tem outra explicação pra tanto talento em um só livro? 



    É isso aí, pessoal! Espero que curtam a leitura! Eu recomendo A Corte do Ar, um dos meus preferidos de 2014, o ano mal começou mas tô achando difícil achar um que supere! 
    Fiquem na Paz! =)

4 inspirações:

  1. A capa de fato é linda, a arte envolvida e o livro é bem "grosso", só que achei bem confusa a história cheia de lugares, fiquei perdido no review :( quem sabe conferindo de perto seja melhor. Adorei as fotos ilustrando.

    Abs

    http://tediosoc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanto, preciso concordar com vc, acho que não transmiti de uma ideia clara, por isso dei uma reformulada na resenha. Espero que agora fique mais compreensível rs
      vlw pelo toque, cara, bom quando lemos comentários de quem realmente leu a resenha! =)
      Abração!

      Excluir
    2. Valeu pela atenção, agora consegui entender a ideia da obra, sucesso :D

      Excluir
  2. Fala Pedro, tudo beleza?
    Então, A Corte do Ar me dividiu muito, ao mesmo tempo que achei uma sacada genial e inovadora. Por outro, achei um pouco confuso. Teria muito diálogos que achei irrelevantes no livro. Molly e Oliver são personagens fortes, porém, não consegui acha-los carismáticos e quando eles se encontraram pensei que seria o ápice da leitura e não foi bem o que aconteceu.
    Os homens-vapor me conquistaram de primeira, me diverti bastante com eles. Diferente de você minha leitura não foi tão rápida, apenas nas últimas páginas que fui dormir a quase as duas da manhã para termina-lo.
    Fico feliz que o livro tenha funcionado bem com você, vou continuar lendo a série. Porque a diagramação confesso ficou brilhante!
    Cara, acho que nunca falei tanto num comentário, rs!

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos