[Resenha] - Seis Coisas Impossíveis, de Fiona Wood

     Alô amigos Inspirados!

     Imagine você que, depois de sair das profundezas do mundo fantástico, precisei ancorar em um universo mais realista. E eu não poderia ter escolhido lugar melhor. "Seis Coisas Impossíveis" foi, pra mim, uma das melhores experiências do gênero esse ano. Bora lá?



Título: Seis Coisas Impossíveis

Autor: Fiona Wood
Editora: Novo Conceito
271 páginas - 2013


     Dan Cereill (pronuncia-se Surreal, mas as pessoas insistem em chamá-lo de Cereal) era o tipo de garoto de 15 anos que, sem fazer muita força, conseguia passar uma impressão errada a seu respeito. Isso quando não estava ocupado demais passando despercebido. E quando o pai anunciou falência, separação e homossexualidade, a vida de Dan deu uma guinada. Só que pra baixo. 
     Mãe e filho se mudaram para a casa de uma tia que deixara de herança. O problema era que esse novo lar era uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico, então conviver com as paredes carcomidas e o cheiro de xixi de cachorro seria uma boa maneira de começar a se acostumar à nova vida. E, depois de mudar de escola (porque mudança pouca é bobagem!), ele decide criar uma lista de coisas impossíveis:


1. Beijar a garota;
2. Arrumar um emprego;
3. Dar uma animada na mãe;
4. Tentar não ser um nerd completo;
5. Falar com o pai quando ele ligar;
6. Descobrir como ser bom e não sair abandonando os outros por aí. 


Apaixonado pela vizinha Estelle, amigo de seu mais novo parceiro Howard - o cão que veio de "brinde" com a casa - e engajado na ideia de ajudar a mãe no novo ramo de bolos de casamento, Dan vai descobrir ser um incompetente em todos esses quesitos. Mas isso não vai ser um problema para aprender com os erros e descobrir como consertá-los no fim das contas. 


     Quando a Novo Conceito mandou esse livro, eu já sabia que seria uma boa leitura pra passar o tempo. Mas imagine minha surpresa quando me deparei com uma história de profundidade aqui!
     Primeiro, não podemos deixar de lembrar que a história é escrita em primeira pessoa, sob a ótica de um garoto de quinze anos que perdeu tudo e precisou aprender a economizar até os centavos. É importante ter isso em mente porque muitas atitudes que podemos julgar como estúpidas são, nada mais, nada menos, que o reflexo da adolescência turbulenta. Fiona Wood conseguiu me convencer com sua narrativa fácil, sem firulas (coisa que os YA's estão transbordando por aí), mas com uma sinceridade surpreendente, quase como se Dan Cereill fosse real, inclusive suas dores. 

     Segundo, é importante ter em mente que algumas questões inacabadas continuam inacabadas quando se termina o livro. E, sinceramente, achei isso sensacional. A ideia do final feliz foi remodelada pela escrita de Fiona Wood, com um final que não soluciona todas as questões e aflições do garoto, e talvez seja esse o principal motivo de dar tanta sinceridade à história.
     As personagens principais foram muito bem construídas, e o mais legal é que nós podemos conhecê-los por suas "bagagens", todos os fantasmas do passado. Tenho um apreço especial por Howard, o cachorro de Dan. A imaginação do garoto dá um tom completamente diferente ao amigo de quatro patas, e essa relação é o tipo de coisa que esperamos em um livro com clichês bem trabalhados.

     Seis Coisas Impossíveis está, na minha humildíssima opinião, no mesmo patamar que YA's como A Culpa é das Estrelas. A carga emocional é parecida, ainda que os motivos sejam completamente diferentes. Uma obra que vale a pena ser lida, a atmosfera é muito bem criada e, a melhor parte, o livro é mais do que uma leitura para distração. 

     Tenham uma ótima leitura! Fiquem na Paz! =)
     

1 inspirações:

  1. Oi Pedro,

    Esse livro me surpreendeu também, achei que seria "só mais um", ri horrores, me apeguei aos personagens e serviu de inspiração p começar a mudar na real life. A mãe viciada em Radiohead é um dos pontos altos da obra kkkkkkkk.

    Queria um Howard tbm p ouvir minhas confissões, um porão p stalkear a menina gata e um melhor amigo-vizinho.

    Abs :D

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos