[Resenha] O Presente - Cecilia Ahern


Em O Presente, somos apresentados à Lou Suffern, um cara que tenta se dividir em dois para poder o máximo de coisas possíveis, mas que nunca consegue fazer isso satisfatoriamente. Entre seu tempo com a família e seu tempo no trabalho, a família sempre sai prejudicada. Ambicioso, Lou tenta ser o melhor no trabalho, mas não se dá ao mesmo trabalho quando se trata de sua esposa e filhos. Um cargo muito importante na empresa em que trabalho fica vago, e Lou corre contra o tempo para mostrar ser a melhor opção para ocupar aquele espaço tão desejado. 


Sua vida muda quando conhece Gabe, um sem-teto muito observador que passa seus dias na porta do prédio em que Lou trabalha. Em um ímpeto de bondade não muito comum à Lou, ele decide empregar o morador de rua . Só que Gabe parece saber muito mais que um simples sem teto, e Lou começa a se sentir ameaçado pela presença de Gabe, que parece estar em todo lugar todo o tempo.


Durante a narrativa, descobrimos que o nome do livro faz jus à história. Tudo acaba sendo um presente: Gabe é um presente na vida de Lou e o livro acaba sendo um presente de Cecilia para os leitores. Tudo é uma grande reflexão sobre o cotidiano das pessoas, a falta de atenção às coisas que importam de verdade e como as pessoas tendem a esquecer os aspectos pessoais de suas vidas na procura infinita pela felicidade. Parece um paradoxo, mas é buscando essa felicidade prometida no fim do arco-íris de uma carreira bem sucedida, um diploma universitário ou uma casa e carro na garagem que muita gente acaba se tornando cada vez mais infeliz, por não saber onde procurar pela felicidade. E é exatamente nesse conflito que Lou se encontra, e é por isso que Gabe acaba entrando em sua vida.


É importante dizer que o livro nos é apresentado como uma parábola, e que a história é contada por personagens que, a princípio, nada tem a ver com a história de Lou. Portanto, prepare-se para a ansiedade inevitável de querer saber mais sobre a história de Lou e de entender qual a relação do narrador com a história dele. Eu queria falar e falar sobre como o livro é bonito, e como as cenas nos passam mensagens importantes, mas isso seria uma forma absurda de contar spoilers, portanto, vocês precisam ler. É um livro sensacional, que me fez ficar apaixonada por Cecília Ahern e me fez pensar bem nas minhas escolhas atuais. Definitivamente um livro que vale a pena ler, e um ótimo presente de natal pra mim.



P.S.: Era pra essa resenha sair antes do natal, já que a história é natalina e as fotos também, mas é bom que assim a gente estende a felicidade dessa época pro início de 2014 :)

1 inspirações:

  1. Oi Larissa,
    Muito bom ler uma resenha assim, que nos mostra que o livro realmente é um presente para essa nossa vida tão corrida e agitada. Obrigado pela Dica, ele está na minha lista de leitura.

    Beijokas elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    P.S: Adorei as fotos...\o/

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos