[Resenha] A Conspiração, de Clive Cussler

    Quando alguém te disser que Clive Cussler é bom no que faz, não duvide, o cara escreve muito. Imagina, agora, quando ele decide escrever tendo como co-autor o filhão Dirk Cussler. A Conspiração foi o resultado dessa parceria, e que senhora obra de respeito!




Título: A Conspiração
Autores: Clive Cussler e Dirk Cussler
Editora: Novo Conceito
527 páginas / 2013

    Dirk Pitt é diretor da NUMA - Agência Nacional Marítima e Subaquática, a exploração de embarcações naufragadas são sua profissão e hobby. Ao lado de seu amigo Giordino, eles encontraram uma embarcação do período otomano contendo uma coroa e algumas moedas do mesmo período. O que eles não esperavam era que aqueles artefatos eram mais importantes do que eles imaginavam.
     Sem nem se darem conta, Dirk e sua esposa acabam se enfiando numa caçada por segredos do milênio passado há muito esquecido. Celiz e Maria Ozden orquestraram todo um esquema em busca de artefatos e informações que os levassem ao que, segundo eles, pertenciam a eles, já que diziam ser herdeiros do já extinto império otomano. Em meio a perseguições e sequestros, roubos e fugas bem articuladas, Dirk Pitt se afunda cada vez mais nessa história e, sem saber, seus filhos também se metem na história, porém pelas portas dos fundos da trama. O que é bem legal, diga-se de passagem.
     Enquanto Dirk Pitt Jr. trabalhava ao lado de Sophie Elkin - da Autoridade das Antiguidades de Israel - durante explorações, eles acabaram descobrindo caixotes contendo diversos papiros antigos. Enquanto isso, Summer, a filha de Pitt e oceanógrafa, acabou se envolvendo num perigoso esquema ao lado de sua amiga Julie Goodyear, esquema esse envolvendo o famoso naufrágio do navio Hampshire em 1916. Elas descobriram que, diferente do que a História narrava, Hampshire afundou devido a uma implosão, e não por navegar por águas repletas de minas. 
     Todas essas descobertas convergiram e uniram a família Pitt para solucionar o caso que abalaria a fé dos religiosos do Vaticano.

     Ler A Conspiração definitivamente me fez lembrar como Clive Cussler chegou até minha lista de autores favoritos. Mesmo que o sujeito use e abuse de termos técnicos navais - o que me faz recorrer ao Dr. Google vez ou outra - é impossível não sentir o mínimo de atração pela trama tão bem costurada por Cussler. Os personagens não apenas são muito bem construídos, como também os cenários repletos de detalhes que dão vida a imaginação do leitor.
     Ao longo da narrativa, fica evidente como o autor se preocupa em pesquisar e ser fiel a detalhes da História, se dando ao luxo, claro, de plantar sua criação na medida certa. A leitura tende a ser maçante em alguns momentos, vou dizer que não é sempre que a história flui espontaneamente, mas vale insistir, especialmente quando chegamos às cenas de ação. Acreditem, ele sabe o que faz quando é preciso coloca um pouco de adrenalina na veia do leitor.

     Recomento A Conspiração para todos os leitores que curtem histórias de ficção envolvendo muita ação, mistério, conspirações e segredos milenares. Obrigado, Novo Conceito, por esse presente em minha estante!

     Boa leitura, fiquem na Paz!

1 inspirações:

  1. De Clive tentei ler "A Caçada" e parei mais ou menos na metade, apesar disso gostei do estilo dele e pretendo ler outros títulos. Quanto ao vocabulário os termos "específicos" são recorrentes pelo que li no review pois em A Caçada tem "coisinhas" que precisa de atenção.

    Muito bem detalhado, fiquei com vontade de conferir a historia HAHAHAH.

    Abs

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos