[Kate Resenha] - Lola e o Garoto da Casa ao Lado


Sinopse: “Tenho três desejos bem simples. Sem dúvida, pedir por eles não é demais. O primeiro é participar do baile de inverno vestida de Maria Antonieta. Quero uma peruca que, de tão trabalhada, poderia engaiolar um pássaro e um vestido tão largo que eu só serei capaz de entrar no salão através de portas duplas. Mas, quando eu chegar lá, vou segurar as saias no alto para revelar um par de coturnos de plataforma, só para que todo mundo veja que, por baixo dos babados, sou durona feito punk rock.
O segundo é que meus pais aprovem meu namorado. Eles o odeiam. Odeiam seu cabelo descolorido, sempre com raízes escuras, e odeiam seus braços, tatuados com teias de aranha e estrelas. Dizem que ele tem um ar de superioridade e um sorrisinho presunçoso. E estão fartos de ouvir a música que ele toca explodindo de meu quarto e cansados de brigar por causa da hora que eu devo voltar para casa sempre que saio para ver a banda dele tocar em clubes. E meu terceiro desejo?
Nunca, jamais, em hipótese alguma, voltar a ver os gêmeos Bell. Nunca mais.”

Livro: Lola e o Garoto da Casa ao Lado
Autora: Stephanie Perkins
Editora: Novo Conceito
288 páginas
2012


Resenha por Kate: Lola Nolan (Dolores, na verdade) é uma garota maluquinha que vive no mundo das fantasias, por mais que tente mostrar o contrário ao longo de sua narrativa. Tem uma personalidade forte e é de fato, uma personagem cativante.
    Criada por pais gays, abandonada por uma mãe drogada e perdida entre milhares de personificações dela mesma, Lola é uma adolescente problemática. Os poucos amigos que possui, já estão acostumados em nunca encontrar a mesma Lola no dia seguinte. E a reconhecer todos os rostos que ela inventa. Porque, por mais estranho que pareça (e realmente é), Lola tem o hábito de se fantasiar. Não digo, se vestir de cenoura e sair na rua para pular carnaval (OK, uma cenoura é meio demais) mas ela gosta de criar personagens ao se vestir. Incorporando desde a patricinha, á punk/gótica/sexy.
     Esta é uma das características a respeito dela, que realmente me encantou. Mas ao mesmo tempo que é um traço positivo da personagem, também se torna um problema com o passar das páginas. Porque justamente esta característica da Lola acaba fazendo com que ela se mostre menos criativa e original e mais superficial e batida com o desenrolar da história.
     Lola está passando por uma fase empolgante de sua vida; Acaba de perder a virgindade com seu namorado Max, e aos poucos está conseguindo com que seus pais aceitem o namoro de ambos. Sem contar que os preparos para o seu tão sonhado vestido de Maria Antonieta estão indo de vento e popa.
     Pois é, Lola só não contava com a volta dos irmãos Bell para a casa ao lado; Calliope e Cricket Bell. A antiga melhor amiga e a antiga paixão de Lola, juntos e embrulhados em um pacote só. E obviamente, este mero acontecimento abala toda a vida da nossa protagonista. Porque sim, ela não pode negar que sempre foi e ainda é perdidamente apaixonada por Cricket Bell.
     E quando Norah - sua mãe - resolve voltar para sua vida, Lola passa a questionar tudo a sua volta. Será que Max - seu namorado - era mesmo O cara certo? Será que seus pais estavam certos a respeito do seu namoro? E o que dizem sobre nem ela saber quem é de verdade, com o seu ‘eu’ perdido entre tantas fantasias? Será que Cricket Bell voltara mesmo para ficar?
     Toda essa bagunça é resolvida ao longo do livro e a leitura se torna mais interessante conforme as coisas vão ganhando rumo na vida de Lola.
     Devo confessar que não gostei muito da protagonista. Como disse, a princípio me apaixonei por seu estilo e seu jeito de ser, mas também comecei a odiá-la pelos mesmos motivos.
     Porém é uma história divertida de se ler e um romance gostoso de acompanhar. Os meus personagens favoritos sem dúvida são os pais de Lola; Andy e Nathan. O casal de gays conquistou meu coração, são extremamente marcantes e quase consegui imaginá-los á minha frente de tão reais.
     A escrita de Stephanie Perkins, como sempre, foi muito bem desenvolvida e a sua ‘voz’ como escritora não deixa a desejar em nenhum momento.
     E para as ‘do contra’ plantão, fico triste em dizer que em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, o bad boy não é NADA charmoso. Pelo contrário, Max é um tremendo babaca e quase o esbofeteei (se ele realmente existisse) em diversos momentos.
    Concluindo, foi uma leitura agradável e que sem dúvida, me deixou com aquele sentimento gostoso de ‘suspiro-romance-suspiro’. Recomendo!

Feito Por Kate Willians




2 inspirações:

  1. Eu tenho muita vontade de ler este livro, e sua ótima resenha só me deixou com mais vontade ainda... Gostei da maneira como você nos descreve seus sentimentos ao ler esta história, que parece ser divertida e ele é muito bem falado pelos blogueiros...
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela resenha Kate! Estou ansiosa para ler Lola e o Garoto da Casa ao Lado! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos