[Inspirações Clássicas] Orgulho e Preconceito

   Bom dia, inspirados! O post hoje vem cedo porque o dia vai ser cheio. Afinal, é dia dos namorados!

   Eu estava preparando a resenha de outro livro, mas, repentinamente, percebi que quarta era essa data bonita (sou péssima com números, datas, anos, idades) e me dei conta de que a resenha que eu estava preparando era um tanto deprimente... Enfim, em comemoração ao dia dos namorados (que eu acho que todo mundo deveria comemorar, afinal, aposto que cada um que lê esse blog está em um relacionamento sério com pelo menos um personagem literário), estou chegando com Orgulho e Preconceito.

   No dia em que uma amiga chegou com um exemplar de bolso de Orgulho e Preconceito, dizendo que era o livro favorito dela e que ela estava me dando, sendo que era o único exemplar que ela tinha do livro, eu achei que ela tinha ficado louca. Quando ela disse que era pra eu ler e depois dar pra outrem, eu quase tive um ataque histérico de riso. Depois que eu acabei de ler, ih, piorou! Aquele livro nunca, jamais, sob hipótese alguma sairia de meu domínio.  Nunca! AHAHAHAHAHA!

   Mas, pra compensar, estou oferecendo ao mundo um  pedacinho da minha percepção desse universo tão encantador que é desenrolado a nós nessa obra. 



Título: Orgulho e Preconceito;
Autora: Jane Austen;
Editora: BestBolso;
392 páginas.


   “A chegada de um jovem solteiro e rico à vila de Longbourn causa um grande alvoroço na família Bennet, cujas cinco filhas – a bela Jane, a sensata Elizabeth, a culta Mary, a imatura Kitty e a desvairada Lydia – foram criadas com um único propósito na vida: encontrar um bom marido.”
  Escrito em 1797  e publicado em 1813, Orgulho e Preconceito é a obra mais conhecida de Jane Austen, que, venhamos e convenhamos, é uma baita duma escritora – porque, para conseguir reconhecimento numa época em que a mulher quase não tinha liberdade na sociedade e fazer esse reconhecimento durar até hoje, tem que ser muito boa!

   O romance se foca em Elizabeth, de vinte anos, parte da atabalhoada família Bennet. Quase pode-se dizer que Elizabeth - que, jura, só se casará se for movida pelo mais verdadeiro e puro amor - é a única sensata da família (uma mãe desvairada, duas irmãs inconsequentes, uma irmã chata e moralista, e um pai, digamos... Frouxo, haha) porém Jane, sua irmã mais velha, sempre amável, também se salva. 

   A história começa a rolar quando o sr. Bingley chega à cidade acompanhado de sua irmã e seu amigo, sr. Darcy. A primeira impressão que um tem do outro não é nada favorável para nenhum dos lados. Darcy menospreza Lizzy, que, por sua vez, julga que Fitzwilliam é arrogante e orgulhoso. As más impressões sobre o senhor Darcy apenas pioram – o aparecimento de um senhor que se diz prejudicado por ele; a sua partida, levando consigo Bingley e a irmã, sendo que era perceptível o interesse de Bingley por Jane e vice-versa... 

   Depois de voltas e reviravoltas os fatos são esclarecidos, e aquele que estava no mais baixo conceito sobe para a posição mais honrada no coração da moça em questão de momentos. Envolvente, divertido e inteligente, Orgulho e Preconceito pode vir a se tornar seu livro de época favorito – se tornou o meu.


“O amor só é verdadeiro quando acontece à segunda vista.”


   (Aliás, a adaptação mais recente pro cinema - de 2005, eu acho - é linda linda, vocês deveriam ver.  É com a Keira Knightley e com o Matthew McFoda McFadyen. Ficou bem fiel à obra, e as residências, a caracterização, o cenário, os costumes representados... eu achei  perfeito. E, se você olhar os extras do DVD, há informações sobre a Jane; uma opção com informações sobre as regras de namoro da época; uma galeria de fotos das grandes casas da época; outra galeria com os objetos e vestimentas; e, minha parte favorita, tem um fim alternativo que é muito amor. Mas, se você for menosprezar tudo isso, ainda assim vale assistir só pelo senhor Darcy – o senhor Bingley parece uma mistura de pinguim com o Ronald McDonald, haha, mas ainda assim é engraçadinho. Ah, meu Deus, que se exploda, vale por cada segundo! O filme é maravilhoso.)

   Bom, eis aí meu amor literário - Sr. Darcy, sr. Darcy, onde você está? Vem logo me buscar, seu lindo -, qual é de vocês? Contem pra mim! :3

   Até a próxima. ~

11 inspirações:

  1. Gostei do post e da parte do McFoda haha
    Nunca li, nunca vi o filme, mas se a obra dura mais de um século tão viva, acho que deve ser boa mesmo.
    Não sei se tenho um amor literário, acho que tenho mais. Amo os livros da Jojo Moyes, eles são muito lindos. SJ Watson, estreante, também fez um livro que me conquistou :)
    Abç :D
    Descobrindolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a escolha!! "Orgulho e Preconceito" é um dos meus favoritos... E também foi por acaso que ele entrou em minha vida!!
    O filme é lindo! *-*
    Ótimo post!!

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Super legal a resenha! Já li Orgulho e Preconceito e o livro se tornou rapidamente um dos meus clássicos favoritos. Ainda não vi o filme, mas agora vou correndo procurar! :)
    Beijos!

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  4. Uaal!! Vazia tempos que não vinha aqui e adorei a mudança a lay ta fodão...Adoorei o gatinho preto ^^
    Bom...Não li ainda O&P e tbm não assisti a adaptação, sim pode me xingar. HYAUYAYHAYH
    Como é um livro de época e eu não sou acostumada a ler, então prefiro me preparar primeiro...Mas tenho enooorme curiosidade em ler algo da Jane ^^
    Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
  5. Gente ouço maravilhas desse livro,
    mas nunca li.. Assisti o filme mas não achei grande coisa, o livro com certeza deve ser infinitamente melhor, estou começando a querer muito ler ele.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Impossível não amar "Orgulho e Preconceito", né? *_*
    Eu particularmente sou apaixonado pelo livro e ao ler suas palavras acerca da obra, só me deixou com mais vontade de reler o mais breve possível. rs
    E eu também não daria o livro para outra pessoa. Sou possessivo. Hehe
    Adorei saber sua opinião. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  7. Orgulho e Preconceito é 5 estrelinhas sempre. Todo mundo que lê, gosta. Acho que é por causa da maravilhosa ambientação e do maravilhoso amor que vai surgindo aos poucos e se torna arrebatador. Uau! Que vontade de reler e de assistir novamente o filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Me sinto muito envergonhada por não ter lido "Orgulho e Preconceito" ainda. Não sei o que acontece, eu simplesmente vou postergando a leitura.

    Adorei sua resenha e espero que agora eu me anime mais e finalmente dê uma chance ao livro.

    Beijos,
    Myris
    http://www.nacabeceiradacama.com

    ResponderExcluir
  9. Primeiro, sua ladra de livros kkkkkkkkkk
    Adorei sua resenha, ficou muito boa. Eu ainda não li o livro, mas já vi o filme. E da forma como você falou sobre o livros... Me deu mais vontade ainda!
    É uma história muito bonita e um romance descente. Muito melhor do que essas porcarias que a gente vê por ai.

    (que dó, eu amei o Senhor Bingley)

    ResponderExcluir
  10. oie,
    esse foi o primeiro livro da Austen que eu li, e me apaixonei instantaneamente pela narrativa, personagens, caracterização e tudo o que envolve esta autora rs
    Já li outros livros dela, mas OeP continua queridinho na minha estantE!
    bjo

    ResponderExcluir
  11. Gente, que fofíssima sua amiga, super apoio a atitude dela! E como não se apaixonar por esse livro ou tudo que venha da Jane?
    Leia Persuasão... leia todos :P
    Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos