[Inspirações Clássicas] Alice no País das Maravilhas

“É tarde! É tarde! É tão tarde que arde!”

Essa frase poderia muito bem ser minha, sobre o meu prazo pra postar essa resenha e o desenvolvimento desse texto – hoje, dia 29 (quarta, dia de postar), às 10h22, não tenho nada pronto –, mas não é. É do Coelho Branco, que passou correndo dentro do seu terno, desesperado para chegar ao seu destino. Alice, curiosa, foi atrás – e nós também vamos! Uma corridinha rápida e, pronto, lá vamos nós pela toca do coelho.

"Caindo, caindo, caindo. Esta queda não acabaria nunca? 
“Queria saber quantos quilômetros já desci nesse tempo todo!”, 
disse em voz alta."

Sim, senhoras e senhores, a nossa resenha de hoje é sobre Alice no País das Maravilhas! Não poderia ser diferente, já que eu amo/sou esse livro e muita gente, apesar de conhecer o enredo por causa das mil adaptações da obra, nunca leu.

Título: Alice no País das Maravilhas
Autor: Lewis Carroll
Editora: Cosac Naify
168 páginas







Todo mundo sabe como começa. Uma tarde ensolarada, um bosque imenso, uma garotinha ouvindo a irmã ler em voz alta a lição de história. O tédio, o coelho, e então, WOW!, o País das Maravilhas! Alice, uma menina racional, anda pelas terras de Wonderland ponderando sobre cada fato absurdo que lá encontra. Cresce e diminui, duvida e acredita, descobre e se redescobre. A cada aventura, a cada encontro, Alice vai percorrendo o país desconhecido, confusa, mudando seu modo de pensar, seu modo de ser... Cada personagem - o Coelho, o Chapeleiro, a Lebre de Março - contribui pra formação da nova Alice - porque, ela mesmo pensa assim, ela não é mais a mesma após aquele passeio insano.

Eu pesquisei sobre as simbologias e alusões do livro (se você quiser ler, eu achei na wikipedia, bem aqui) e qual não foi a minha surpresa ao ver que muita gente diz que o que acontece com Alice em Wonderland é uma alusão à adolescência? Toda a confusão, o estado de nervos, o amadurecimento... Isso fora as críticas sociais à época que estão mescladas ao enredo - o chapeleiro ser maluco, por exemplo, remete aos chapeleiros da época, que realmente piravam. A cola que eles usavam pra fazer os chapéus, além de ter cheiro forte, corroíam as mãos.

E, enfim, é uma obra que todo mundo deveria ler pelo menos duas vezes. hehe.

É isso, galera.

Até a próxima!

Jenny

5 inspirações:

  1. Eu já vi o desenho que é baseado na obra, mas quando comecei a ler essa história achei incrível o modo da escrita... meio pirada, caótica mesmo, como os pensamentos podem ser.
    Adorei ^^
    não li ainda a sequência, mas um dia chego lá o/
    bjus e até

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    "Alice no país das maravilhas", seja o filme/desenho disponível pela Disney, ou o próprio livro, são de fato ótimos feitos! Desde nova, por canta de um trabalho escolar em que tive que fazer o mundo de Alice - inicialmente uma das cenas do filme/desenho... - eu me encantei pela estória, agora, depois de grande, rs, há muitas coisas a serem analisadas neste "conto". Alice é uma garota cheia de sonhos, cheia de idéias - talvez até um tanto quanto radicais.. -, muita curiosidade e isso é um fato ocorrente em muitas pessoas. O que me admira demais na personagem é esta imensa curiosidade e essa alusão aos seus próprios "desejos", de saber, saber, saber...
    Me entrego a dizer que sinto-me como ela, somente pelo fato de ser bem jovem e ter muita curiosidade em relação ao saber. Esta "loucura" da personagem que é passada para quem lê ou assiste a estória é um tanto "assustadora", algumas cenas dão-me calafrios... rs, mas, é bem divertido o contexto e tem uma bela mensagem, ao menos para mim, uma mensagem bastante pessoal! ^^
    Adorei a resenha! ^^
    Abraços,
    Fanie.

    PRATELEIRA DE BIBLIOTECA.

    ResponderExcluir
  3. eu estou na lista de quem nunca leu,já assisti várias adaptações,mas ler o livro nada... adoro a simbologia louca desse livro,e preciso lê-lo....

    adorei sua resenha!!

    Bjsss

    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse é o momento que venho aqui chocar todos vocês, nunca li, nem vi, nem sei muita coisa sobre Alice. Sério, nunca parei pra pesquisar, só agora mesmo, lendo sua resenha.

    Acho que vou tomar vergonha na cara e ver pelo menos algum filme, haha. Na verdade eu sou bem alheio a estórias do tipo, mal sei Branca de neve, avalie Alice que é algo a mais.

    Abração :)
    http://ohmydogestolcombigods.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro várias vezes, adoro, também li o outro livro com a personagem Alice, acho que é Alice por trás do espelho, que tem uma Rainha de Copas enlouquecida com o Bordão que me marcou muito "cortem-lhe a cabeça".

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos