[Resenha] Lagoena, de Laisa Couto


      A Rua dos Artesãos, bastante movimentada no Reino do Vinagre, é o ponto de partida dessa nova aventura. O Velho Gornef, um joalheiro aposentado e bastante ranzinza, estava decidido a passar o resto de sua vida escondendo um segredo em forma de letra S na palma da mão de sua netinha Rheita, um símbolo que marcava o Guardião. Como grandes segredos sempre são muito pesados para se carregar sozinho, ele tinha a ajuda da confeiteira Dona Adeliz. Juntos, garantiriam que ninguém soubesse o segredo de Rheita, e o destino grandioso aguardado pela menina.
      Mas esse lance de Destino nunca deixa nada passar em branco, por isso, quando um estranho surge em sua casa e um mapa mágico é descoberto no assoalho do quarto abandonado de sua mãe, Rheita descobre haver muitos segredos rodeando sua vida, desde o sumiço do pai até o paradeiro de Chaves mágicas. Ao conhecer Kiel, o filho do sapateiro, a menina descobre no menino gago um companheiro para o que seria a sua maior aventura. Guiados pelo Mapa Mágico, eles iriam ate Lagoena, um mundo prestes a ser destruído pelas sombras. 
      De um jeitinho a La Alice, os dois amigos entram no Mundo Secreto de Lagoena por meio de uma passagem numa árvore, um lugar povoado por criaturas mágicas, bondosas ou não, desde os medrosos homocapillis aos bem-humorados – e meus preferidos! – filhos do vento.
            Ao longo da jornada, eles precisam encontrar sete Chaves douradas, capazes de conceder um desejo, e impedir a destruição de Lagoena antes que um inimigo antigo daquelas terras derramasse devastação sobre aquele mundo secreto.
            A aventura promete encontros com gigantes, espectros de sombras, centauros, unicórnios e a bondosa Mãe Branca, além de se meterem com pequenos ladrões, crianças que seguem as ordens do Pai Velho, um senhor de caráter muito duvidoso mas incapaz de quebrar promessas.
            Rheita e Kiel fazem amizades, entram em aventuras, descobrem segredos e, no processo, crescem como ninguém. Kiel é, sem sombra de dúvida, o que mais amadurece, e sua coragem latente só confirma a nobreza do menino mesmo quando tudo parece perdido.


            Escrito com muita poesia, Laisa Couto narra uma jornada épica por caminhos desconhecidos e misteriosos. Guiados por charadas projetadas em um mapa com propriedades místicas, Rheita e Kiel são conduzidos até o objetivo: as sete Chaves. A progressão dos acontecimentos, o ápice de cada aventura, a caracterização de cada personagem, tudo foi muito bem elaborado, não tem nem como duvidar do quão dedicados foram os dedos que teceram as palavras impressas em Lagoena. Embora alguns elementos sejam bastante previsíveis, a história tem uma pegada muito mais infanto-juvenil, o que torna a narrativa e as “cenas” fantásticas muito mais importantes do que uma trama complexa, que, aliás, poderia roubar toda a atmosfera lúdica inserida em cada página.
            Lagoena, a obra de estréia da autora, veio com muitos elementos extraordinários já vistos em outras obras. Dá pra sentir um pouco do universo de Alice no País das Maravilhas, Harry Potter, O Senhor dos Aneis, referências bíblicas, além de uma referência sutil mas bem bolada de Dragon Ball Z (não sei se foi intencional, mas não pude deixar de fazer essa feliz comparação). De maneira bastante original ela consegue pegar um pouco de cada mundo que povoou nosso imaginário e convergir tudo em uma única história. Com um desfecho surpreendente, tenho certeza que Lagoena vai fazer você se apaixonar pela Terra Secreta e seus habitantes mágicos. Mas cuidado, Zhetafar é um homem cruel de coração negro, é preciso muita bravura para enfrentá-lo. Mas não se preocupem, pois coragem é a essência dos nossos dois aventureiros. Obrigado, Laisa, por me conceder a honra de caminhar pelas Terras Secretas! Pode ter certeza que voltei um pouco diferente dessa aventura!
            Tenham uma ótima leitura, fiquem na Paz!   





1 inspirações:

  1. Oi, Pedro!!

    Enfim! Já conversamos sobre a resenha e aqui só resta agradecer sua atenção e entusiasmo de sempre! Muito legal ver Lagoena por aqui de novo, trilhando um novo caminho e espero que um dia vc possa resenha o segundo e o terceito livro. Vc é um leitor muito especial.

    Att.,

    Laísa Couto

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos