[Resenha] Esconda-se, de Lisa Gardner

Alô, amigos Inspirados!

      Essa foi minha primeira experiência lendo Lisa Gardner, e eu posso garantir que a Novo Conceito foi muito feliz trazendo as obras dessa escritora até a gente. Esconda-se foi um dos melhores livros policiais que já li em muito tempo, e por isso eu me sinto mais do que obrigado a compartilhar essa experiência com vocês!



Título: Esconda-se
Autora: Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
399 páginas - 2013

      A Sargento D. D. Warren e o detetive Bobby estão num dos casos mais macabros que a divisão já presenciou. Uma câmara subterrânea nas proximidades de um hospício desativado foi encontrado com seis corpos mumificados, todos de garotinhas mortas há muitos anos atrás. 
      Catherine Gagnon fora sequestrada por um homem insano quando ainda era muito jovem, e mantida em cativeiro por vinte e oito dias. Mantida cativa em uma câmara subterrânea, ela passou por maus bocados, mas sobreviveu ao psicopata, que foi preso. O modus operandi era muito parecido com o caso ocorrido nas proximidades do hospício. 
   Enquanto isso, Annabelle Granger desde criança passou sua vida fugindo. Seu pai, professor de matemática no MIT, criou-a para se esconder, sempre se mudavam e, no processo, também precisavam trocar de identidade. Quando seus pais morreram, Annabelle, já com outro nome e outra vida, continuou fugindo, sem saber de quem ou do quê. Anos depois, ela descobre o motivo: um homem a perseguia desde criança, e sempre parecia muito mais do que um stalker, o que justificava toda a paranoia do pai. 
     Anos mais tarde, Annabelle descobre que sua amiga de infância, Dori, poderia ter sido sequestrada e morta pelo mesmo homem que a seguia na mesma época. E, pior, o corpo de Dori estaria ensacado na mesma câmara cujos assassinatos eram averiguados por Warren e Bobby.
     Como todas essas vidas podem ser se cruzado em algum momento, é o que eles precisam saber. E mais, as semelhanças físicas entre Catherine e Annabelle são apenas coincidência, ou de alguma forma fazem parte do modus operandi do assassino. Seria o stalker o mesmo responsável pelo rapto de Catherine, ou eram casos isolados?

      A história contada em Esconda-se foi muito bem desenvolvida, ao longo da leitura é claro a dedicação da autora em mantê-lo o mais coerente possível, provavelmente deve ter feito um bocado de pesquisa antes de dar a obra como terminada. As personagens tem uma delineação muito bem elaborada. Uma ou outra coisa me incomodou nesse aspecto, como o fato de todas as personagens mulheres serem sempre muito fortes e com um humor ácido. Essa estereotipagem de personagens femininos em romances policiais sempre acontece, desde Sidney Sheldon, mas nem isso me deixou menos interessado na leitura. No fim, acabei aceitando que isso é um tipo de marca que os autores do gênero acabam deixando quando se trata de criar uma heroína.
     A narrativa alterna entre primeira pessoa - na ótica de Annabelle, e em terceira pessoa. Se a escolha da autora fosse uma obra integralmente em terceira pessoa, talvez a história poderia ter sido melhor trabalhada, já que as intervenções de Annabelle geralmente me faziam mudar o ritmo de leitura. Por outro lado, capítulos em primeira pessoa sempre nos ajudam a compreender melhor a personalidade da protagonista, por isso esse mérito eu não vou entrar em questão, acredito que seja mesmo uma questão de gosto.
     O mais legal em Esconda-se é ver como a relação entre Annabelle, Warren e Bobby vão se moldando, e como as intervenções de Catherine ao longo da história são importantes para dar ao leitor cenas que nos sirvam de escape do núcleo da trama. A leitura vale muito a pena, uma página sempre te convence a ler a próxima, e a narrativa é de fácil compreensão, sem deixar de sustentar aquela complexidade que é quesito para um bom enredo policial. Recomendo, e pretendo ler mais de Lisa Gardner!
  
     Fiquem na Paz! Tenham uma ótima leitura! =)

2 inspirações:

  1. Pedro, quanto que não passo aqui e ai tudo bem?
    Li Esconda-se e gostei muito concordo com tudo que vc falou, a escrita de Liza nos prende de tal forma que devoramos o livros sem perceber. Li Viva para Contar e gostei tbm, porém, recomendo Viva para Contar mais que Esconda-se :)
    Ótima resenha
    brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro,
    Nunca li nada da autora, mas morro de vontade. Primeiro, porque todo mundo elogia e segundo porque é romance policial e eu como fã de carteirinha do gênero não posso deixar de ler.

    Lucas - Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos