[Resenha] A Cidade dos Segredos - Sasha Gould



Título: A Cidade dos Segredos
Autora: Sasha Gould
Editora: Novo Conceito

Quandi sua mãe morre,  Laura é enviada para um convento. A menina tem dez anos de idade, e sofre com as saudades que sente de sua irmã mais velha. O único consolo que tem são as cartas que elas trocam e um anel que sua mãe deu para as duas, dizendo que elas precisava cuidar uma da outra. Ela não recebe nenhuma notícia do mundo exterior alem das que sua irmã lhe dá através das correspondências. Só que essas cartas passam por uma censura rígida da madre superiora do convento, então ela quase não conseguia saber muitas novidades.
Aos dezesseis, Laura é surpreendida com a notícia de que está voltando para casa. Ela  mal pode esperar para reencontrar a irmã, mas ao chegar a sua casa, ao invés de ser recebida pelos abraços carinhosos que esperava de sua irmã, é recebida pela noticia de que sua tão amada amiga e irmã morrera afogada. Sem conseguir sobreviver a tristeza e ainda atordoada com as cruéis novidades, Laura mal consegue imaginar como será sua vida a seguir. Mas isso não dura muito tempo, pois mal teve tempo de se despedir de sua irmã e sofrer seu luto antes de descobrir as responsabilidades que, com a morte de sua irmã, foram redirecionadas a ela. Ela descobre que terá que casar com Vicenzo, o noivo de sua irmã, e não sabe o que sentir até conhecer o noivo e perceber que casar com ele seria a pior coisa que poderia fazer na sua vida. Vicenzo tem idade pra ser seu avô, é asqueroso e completamente nojento. Obviamente sua irmã não queria que ela soubesse pelo que estava sendo obrigada a passar. E é no meio do desespero de Laura que a Sociedade Segreta aparece.
Essa sociedade, formada por mulheres de Veneza, oferece sua ajuda para Laura. Para que a sociedade a livre de um casamento muito indesejado, Laura precisa fazer uma única coisa: compartilhar com elas um segredo que seja precioso. Temendo ficar presa a um relacionamento que odiaria, Laura compartilha um segredo que não a pertence sem pensar nas consequencias que isso possa lhe trazer. E, uma vez livre desse casamento, ela tem agora o dever de arrumar um noivo capaz de livrar sua família da ruína financeira que se encontra. O problema é que ela conhece Giacomo nesse processo, e o jovem pintor está longe de ser um candidato aceitavel - mas perto de ser sua grande paixão. E, enquanto se vê cair nas garras macias de uma amor, Laura começa a desconfiar que sua irmã tenha sido assassinada, imdo contra tudo que todos acreditavam até então. E, na hora de procurar pela verdade, ela acaba descobrindo coisas que nunca imaginaria, e sua grande missão se torna saber em quem deve ou não confiar.
O livro foi bem escrito, e a autora conseguiu explorar muitos pontos da história, o que eu considero algo muito positivo. Alguns dos mistérios da história foram descobertos por mim antes do final, mas eu tenho percebido que eu consigo captar essas coisas um pouco antes do que todo o resto do mundo faz, então provavelmente as outras pessoas que leram descobrem tudo junto com a personagem principal. As personagens foram bem trabalhadas, cada uma com sua personalidade bem marcada, mas a autora poderia explorar um pouco mais suas identidades. A história, nesse ponto, ficou um pouco corrida demais - assim como no desenvolvimento das relações na narrativa. Isso acontece muito em primeiros livros de trilogias/séries que tenho lido ultimamente: a autora se preocupa tanto com o enredo em geral que não se detém muito tempo nas relações entre os próprios personagens. Nada que não possa ser aprimorado no segundo livro, mas que um punhado de páginas escritas e dedicação maior a esses detalhes da parte da autora resolveriam o problema.
Sasha soube, por outro lado, desenvolver uma trama cheia de mistérios muito bem escritos, de forma que o leitor tivesse novas surpresas em toda a narrativa e também convivesse com muitas reviravoltas inesperadas e muito, muito boas. O modo como ela lidou com todas as ligações durante a narrativa poderia ter sido um tiro no pé, mas foi escrito de uma maneira genial e faz com que o leitor fique ansioso para ler a próxima página
A autora já escreveu um segundo livro, e ele ainda não foi publicado em Português. Pelo que vi no primeiro volume a história promete, mas não necessariamente vai seguir a mesma linha do primeiro, uma vez que esse exemplar tem começo, meio e fim bem feitos o bastante para ser considerado um bom livro único no caso da autora não voltar a escrever histórias com o cenário Italiano. Uma história bem escrita, com alguns pontos que poderiam ser melhir explorados, mas ainda assim um livro que vale a pena ser lido.

0 inspirações:

Postar um comentário

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos