[Resenha] Romeu Imortal - Stacey Jay

     Alô, amigos Inspirados!

     Um pouco de romance fantástico nunca machucou ninguém (a menos que você seja o protagonista. Nesse caso, apenas lamentamos =]), por isso estou aqui para apresentar a todos vocês o segundo livro de Satecey Jay, Romeu Imortal, a continuação de Julieta Imortal (resenha aqui).


Título: Romeu Imortal
Autora: stacey Jay
editora: Novo Conceito
328 páginas

     Romeu conseguiu uma segunda chance para reparar terríveis erros cometidos em seu passado. Se você teve a oportunidade de ler o primeiro livro dessa releitura completamente incomum do romance shakesperiano, então sabe a fanfarronice que o sujeito fez com sua suposta amada Julieta. A Enfermeira, uma espécie de entidade dos Embaixadores da Luz, se apresenta para o rapaz dizendo estar disposta a judá-lo a encontrar o perdão por todos os seus crimes quando era um Mercenário das Trevas. O grande clichê Bem versus Mal, nessa história, ganha uma dimensão que viaja através dos séculos e dá uma incrementada na temática. Nesse aspecto, Stacey Jay foi bastante original.
     Para sua redenção, Romeu precisa laçar o coração de Ariel, uma jovem problemática que parece ter alguma forte influência sobre o destino de todo o mundo, e cabe ao rapaz salvá-la dos domínios do lado das Trevas. Nessa empreitada, ele vai descobrir amigos e inimigos entre as sombras, mas vai precisar lutar, mais do que nunca, para se manter do lado certo, ainda que as coisas não sejam realmente o que parecem.

     Antes de começarmos, vamos entender como funciona o mundo dessa releitura.
     Julieta é Embaixadora da Luz, e sua alma é colocada no corpo das garotas cujo amor verdadeiro precisa ser preservado. Os Mercenários das Trevas, por sua vez, possuem um cadáver, que é restaurado e usado para os planos sórdidos do lado sombrio. Assim é travado uma batalha entre os dois lados com intenções não muito diferentes. No passado, Romeu traiu Julieta para adquirir a imortalidade de um Mercenário. O lado da luz resgatou a alma de Julieta para seus propósitos. Intrigante, não?
     Agora que você pegou o espírito da coisa, vamos dar uma viajada sob a minha ótica.

     Stacey Jay é uma brincalhona. Ela pegou um romance trágico e histórico e fez uma revolução. Romeu e Julieta agora se odeiam e precisam matar um ao outro. Isso era o núcleo da história até o primeiro livro, e a trama tinha um incrível talento em prender nossa atenção. A proposta é boa em si, suficiente para merecer uam publicação.
     Mas a autora forçou a barra no segundo livro em alguns momentos, e muitos deles eram imprescindíveis! Os romances, as situações, os motivos que levaram Ariel a acreditar em Romeu e que a levaram a desacreditar; a oscilação de personalidades: tudo isso me deu a sensação de estar caminhando em cima de uma geleia enquanto lia. Não havia um lugar firme em que se pudesse prender os olhos e criar alguma expectativa. Isso não chega a ser uma crítica grave, embora não seja um ponto positivo. Porque não é.
     A história segue uma estrutura que me agradou bastante: trata-se de uma alternância de pontos de vista. Num capítulo estamos lendo a narrativa de Ariel e, no seguinte, estamos vendo a de Romeu. Isso foi uma boa jogada, porque nos mantém curiosos até o fim de um ato e nos deixa ansiosos pela continuação do outro, afinal, a gente nunca sabe se existe reciprocidade de afeto entre Ariel e Romeu até que se tenha lido o ponto de vista de ambos. Infelizmente a autora não soube aproveitar essa estratégia como em sua primeira publicação. Romeu é bastante ácido no primeiro livro, fica difícil compreender suas reais intenções até que sua narrativa seja revelada, o que o torna o tipo de personagem preferido pela maioria dos leitores (especialmente leitoras rs). No segundo livro, no entanto, ele é transparente demais, bonzinho demais. Se você curtiu o vilão em Julieta Imortal, então vai ter uma leve decepção com o estilo do sujeito em Romeu Imortal.
     A coisa mais incômoda, apesar disso, é o fato da autora não ter aprofundado nesse universo de Embaixadores e Mercenários. A falta de informações aconteceu no primeiro livro, mas quando soube do segundo, esperei por grandes revelações. No entanto, tudo o que vimos foi uma leve sombra de cada um dos lados. Não dá pra criar a imagem de uma sociedade sobrenatural, porque apenas a Enfermeira (da Luz) e o frei (das Trevas) aparecem para representar sua 'casa'. Romeu, diversas vezes, mencionou seu receio em encontrar com outros Mercenários, mas isso nunca acontece. É pra deixar muito leitor frustrado se perguntando "aonde, diabos, estão todos?".
     Stacey Jay acertou a mão no primeiro livro, mas podia ter deixado a massa do segundo livro no forno um pouco mais. Levemente desapontador, mas fundamental se você leu Julieta Imortal. A narrativa ajuda muito, é fluida e envolvente, com descrições bem profundas sobre o que se passa na mente dos protagonistas. O meu único arrependimento foi colocar expectativas demais nesse livro. No cômputo geral, é uma leitura agradável, vale a pena especialmente se você já leu o início dessa jornada romântica nada tradicional.

     É isso aí, amigos, espero que tenham curtido!
     Tenham uma excelente leitura, fiquem na Paz!

     

7 inspirações:

  1. Parabéns pela resenha Pedro! Já li Julieta Imortal e amei! Estou ansiosa para ler Romeu Imortal e espero não me decepcionar. Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, vc não gostou tanto de Romeu? Eu ainda não terminei, mas até agora to gostando! É claro que Julieta é beeeem melhor, mas sei lá... acho que a tentativa da Stace valeu a pena! hehe
    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com.br/2012/12/video-resenha-serie-fadas-editora.html

    ResponderExcluir
  3. Já li Julieta Imortal e posso dizer que prefiro a versão da Stacey Jay a de Shakespeare. Gostei tanto do primeiro livro que estou colocando muita expectativa em cima de Romeu Imortal. Sei que isso não é bom e que eu posso acabar me decepcionando, mas não consigo evitar! De qualquer modo, vou comprar esse livro e ver no que dá.

    Beijos, Paati'

    Blog Resenhando
    http://livros-resenhados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Achei muito boa sua resenha! Bem explicada e organizada. Eu tbm tenho um blog literário. Dá uma passada lá pra conferir!

    http://canetasdepena.blogspot.com.br/

    Obrigada!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Salve Salve, Inspirados!
    Apenas avisando que vocês ganharam do Entre Dimensões (Antigo Teorias de Conspiração) um selo o/

    http://entredimensoesbooks.blogspot.com.br/2012/12/premio-dardos.html

    ResponderExcluir
  6. Não concordo com seu ponto de vista!
    Nenhum pouquinho.
    Stacey Jay acertou em escrever Romeu Imortal SIM! A proposta dela desde o começo foi mostrar uma segunda visão da possível história de amor entre os dois.
    A continuação do livro foi altura do primeiro, com certeza!!!!!! Aliás Romeu foi bem melhor, ele tentou salvar a alma de Ariel e conseguiu,a trama teve uma tensão ótima na metade para o final do livro, o que deixa o leitor bem intrigado.
    Obviamente existiram sim algumas bobeiras da parte de Romeu, mas isso era esperado, afinal de contas todo livro tem que ter um "enche saco" só para ter história mesmo.
    Mas creio que ela foi feliz em escrever esse livro.
    E não podemos esquecer que a Editora mudou totalmente o titulo do livro de Romeu Redimido para Romeu Imortal, apenas para dar continuidade ao livro ;)

    ResponderExcluir
  7. Não gosto dessa alternância de pontos de vistas no livro, sabe, me enjoa muito. rs
    Apesar de ter adorado o primeiro volume, aposto o mesmo que vai ser nesse, mas não vou criar expectativas, seguindo sua dica. ^^
    bela resenha ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos