[Resenha] Branca de Neve e o Caçador - Romance da Novo Conceito

     Inspirado no filme Branca de Neve e o Caçador, o livro de mesmo nome foi produzido e, no Brasil, publicado pela editora Novo Conceito, nossa parceiríssima aqui do blog. Trata-se de uma nova e surpreendente versão de um dos contos de fadas mais queridos, A Branca de Neve e os Sete anões.


~~***~~
Título: Branca de Neve e o Caçador
Autores: Lily Blake; Evan Daugherty; John Lee Hancock; Hossein Amini
Editora: Novo Conceito
208 páginas
~~***~~





"Era uma vez..."



     O reino do rei Magnus estava em ritmo de celebração. O casamento aconteceria em breve e, logo, o povo teria sua nova rainha, a bondosa Ravenna. Branca de Neve, filha do rei, tinha apenas sete anos e viva a mesma alegria ao lado do pai. Mas na noite do casamento, uma terrivel reviravolta transformou a vida do reino para sempre.
     Ravenna mostrou-se uma mulher cruel, matou o rei e seu exército, deixando a pequena Branca de Neve sem qualquer opção. Ela estava à mercê da rainha.
     Branca de Neve passou dez anos presa no alto de uma torre, vendo por uma pequena janela o reino de seu pai se transformar num mundo de sombras trazidas pela magia de Ravenna. Finn, o irmão da rainha, passou todos os anos observando e estudando o comportamento da menina em seu cárcere, até tornar-se uma mulher. Um dia, Branca de Neve conseguiu escapar, enganando Finn e deixando o castelo.
     O caçador é uma figura marcante na história. Sua função, a princípio, é a mesma esperada do conto da Disney. Ele é contratado pela rainha para arrancar o coração da princesa e levá-lo para sua patroa. O problema é que, 'papo vai, papo vem', ele viu que a princesa era a mocinha da história e, numa virada de mesa, o caçador salva Branca de Neve.

  
"Pelo mais belo sangue está feito...
        E somente pelo mais belo sangue pode ser desfeito..."


     Uma vez que Ravenna obtia sua magia através da beleza e jovialidade das mulheres do reino, Branca de Neve tinha o belo sangue, o coração puro capaz de tornar a rainha eternamente jovem sem precisar depender da vida de mulheres na flor da idade. No entant, o mesmo sangue capaz de consolidar esse poder era o único capaz de derrubar o reino de Ravenna para sempre. Na tentativa de vencer essa batalha, Eric, o caçador, ao lado de oito anões ousados e o jovem Will vão se unir à princesa para vencer a rainha e trazer de volta vida ao reino do rei Magnus.

     A obra é escrita em terceira pessoa, e seu enredo é baseado no filme lançado esse ano, estrelado pela famosa Kristen Stewart, a protagonista de Crepúsculo. O gênero é exatamente o meu estilo literário, um toque fantástico, cheio de criaturas extraordinárias e duelos intensos, com magia e uma dose tímida de terror. Mas a obra peca em muitos pontos que podem ser decisivos na avaliação. Com apenas 208 páginas, a narração não consegue nos fazer visualizar com clareza as personagens, os cenários e as lutas. Tudo acontece muito rápido e, muitas vezes, não permite que o leitor saboreie as cenas, absorvendo o clima de tensão ou calmaria que cada página nos transmite. A impressão que tenho é que trata-se de um resumo do filme, e não uma versão-celulose. Pela história, poderiam ter refinado um pouco mais a narração, inclusive poderiam ter dado um pouco mais de emoção durante as descrições das lutas e trabalhar na interação entre cada personagem. Ou seja, eles poderiam ter gastado mais umas duzentas páginas para dar mais forma (e não apenas volume) ao livro. Não só isso. Senti falta daquele lado cerebral trabalhado, a narração psicológica que aparece tão desbotada nas páginas. Poderiam ter desbravado mais os sentimentos e as ações de cada herói e vilão.
     Embora a obra tenha deixado a desejar, é o tipo de leitura que, quando terminamos, nos deixa com um sorriso no canto da boca, como se uma missão se cumprisse. Eu sei que isso pode parecer meio contraditório, mas não posso simplesmente dizer que não gostei, pois a leitura me satisfez muito bem. Como não vi o filme, minha mente estava limpa de qualquer limitação que os longas costumam deixar em nosso campo imaginativo quando estamos lendo. Consegui imaginar os personagens à minha maneira, os efeitos e as vozes, nutri a leitura com a minha própria imaginação. Por isso não se engane, o enredo é cativante, e Branca de Neve nos ganha por completo com seu jeito menos falador e cheia de ação. Um relacionamento inusitado surge nessa história, de tal forma que os leitores vão ficar presos à trama até o fim da leitura.

     Quando procurarem por um bom livro, não se esqueçam de Branca de Neve e o Caçador. Pode te render bons momentos de prazer sem tomar o seu tempo. Boa leitura, e fiquem na Paz!
xD 
     

4 inspirações:

  1. Suas resenhas como sempre ótimas....

    Eu vi o filme e fiquei meio assim com o final,mas estou louca para ler o livro e ver se esse sentimento de que faltou alguma coisa acaba.

    bjsss


    Bianca

    http://www.apaixonadasporlivros.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Li o livro. E sinceramente esperava muito mais. Foi tanta propagando, divulgação... Que decepção. Há lacunas entre os capítulos. As cenas descritas deixaram a desejar.

    ResponderExcluir
  3. Achei o filme tão chato, que só de olhar para o livro da sono! >.<

    ResponderExcluir
  4. Me disseram que o filme é bom, quero ler o livro!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos