Viajando Pelas Páginas

Olá, pessoal!

O “Viajando Pelas Páginas” continua se aventurando pelas histórias de Robert Langdon e hoje se dirige a Roma, cenário de Anjos e Demônios. Por se tratar de um lugar que eu conheço, o texto de hoje é muito especial! 
Vamos nos aventurar pelo “Caminho da Iluminação” e por alguns outros pontos turísticos da Cidade Eterna? Se preparem, pois essa viagem promete! Peguem os seus mapas (está na página 8 de Anjos e Demônios) e conheçam um pouquinho dessa cidade que inspirou Dan Brown!
Espero que gostem!

Grande beijo,
Tullia Maria



Roma: La Eterna Città

Conhecida como Cidade Eterna, Roma, capital italiana, abriga grandes tesouros históricos e artísticos. Com monumentos característicos de diversas épocas, a cidade pode ser considerada um verdadeiro museu a céu aberto. Poder conhecê-la é uma grande oportunidade, que além de proporcionar um enriquecimento cultural, pode grarantir momentos muito prazerosos.

Ponto central de Roma, a Piazza Navona é um dos melhores locais para iniciar o roteiro. Conservando o formato do Circo Domiziano, que há dois mil anos ocupava aquela região, essa praça se destaca por três belíssimas fontes, sendo a central de especial beleza. Nela, além de um obelisco, é possível observar a representação dos quatro grandes rios da antiguidade: Danúbio, Ganges, Nilo e Rio da Prata.  Ainda na Piazza Navona, o turista terá a oportunidade de visitar a igreja de Santa Inês em Agonia, que faz parte do “Caminho da Iluminação”.

Próximo à Piazza Navona está situado o Panteão, o monumento romano clássico mais bem conservado da cidade e símbolo da Roma Antiga. Caracterizado pela grande cúpula com abertura no topo e decorada com “caixotões”, o monumento abriga os restos mortais de algumas personalidades importantes, entre elas os reis Vittorio Emanuele II e Humberto I.
Piazza del Popolo
Uma igreja que merece destaque é a de Santa Maria della Vittoria, localizada no extremo leste da Cidade Eterna. Construída em estilo barroco, com revestimentos em mármore, ela abriga importantes afrescos como “A Virgem Maria Triunfando sobre a Heresia”. Entretanto, a obra que mais atrai os visitantes é “Êxtase de Santa Teresa”, polêmica escultura de Bernini, na qual a santa aparece em um momento de prazer ao ser trespassada pela flecha de um anjo .

Outro ponto de destaque é a Piazza del Popolo, onde se situa a Igreja Santa Maria del Popolo. Construída em estilo renascentista, a construção religiosa, segundo a lenda, foi construída no local onde Nero foi enterrado. Além disso, ela abriga importantes obras artísticas como a Capela Chigi e importantes quadros de Caravaggio.
Castel Sant'Angelo

Um castelo ganha destaque na imensidão Romana: o Castel Sant’Angelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano. Famoso por abrigar importantes prisioneiros, o monumento hoje funciona como museu artístico e militar. Acompanhando a construção, há a Ponte de Sant’Angelo, uma das mais belas pontes sobre o Rio Tibre, adornada com a figura de doze anjos.

Piazza San Pietro
Apesar de receber pouco destaque no livro, a Fontana de Trevi é um ponto turístico imperdível. Mesmo se destacando pelas belíssimas estátuas de figuras mitológicas como a de Oceano e dos Tritões, o que mais chama atenção na fonte é a lenda que a cerca. Segundo a crença popular, quem joga uma moedinha no local ou bebe de sua água, garante o retorno a Roma. Nem os mais céticos vão querer arriscar nunca mais voltar à Cidade Eterna!
Para fechar com chave de ouro o passeio, visite a Piazza San Pietro, maior praça de Roma e símbolo do catolicismo mundial. E se o passeio ocorrer na quarta-feira, o turista ainda poderá participar da Audiência com o Papa. O visitante irá se encantar com as belíssimas colunas e estátuas projetadas por Bernini e com o obelisco egípcio que se ergue no centro da praça, motivo, até hoje, de conspirações sobre sua verdadeira simbologia.

 Aliás, Roma, em sua plenitude, é rodeada de mistérios, que por si só, já são um grande atrativo. Que tal visitar a Cidade Eterna nas próximas férias?


 
Tullia Maria

~~***~~
"Dois Prenomes, onze letras e algumas histórias pra contar. Essa é Tullia Maria, capricorniana e estudante de 16 anos que mora na mesma cidade do interior da Bahia desde que nasceu. Apaixonada por livros e viagens, quer fazer a diferença no mundo. E decidiu começar a sua missão transformando em palavras as suas opiniões e pensamentos."
~~***~~

5 inspirações:

  1. Mais uma vez a Tullia me deixa morrendo de vontade (mais ainda) de conhecer esta cidade maravilhosa, que exala História e Arte e tantas coisas belas. O seu texto continua ótimo como sempre, e se for antes que eu para Roma, jogue uma moedinha por mim na Fontana di Trevi ;D

    Beijinhos,

    Paula

    http://tribooks.blogspot.com

    @Tri_Books

    ResponderExcluir
  2. Tullia arrasando na coluna!

    Foi como voltar à Roma, passear por aquelas ruas mais estreitas, jogar uma moedinha da Fontana e respirar o ar histórico da cidade. Eu adoro essa cidade e sempre que puder, voltarei lá. Itália, terra do meu avô, está no meu sangue e no meu cuore.

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaprimavera.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Tullia
    belo cenário. Sem dúvida Roma inspira muiotos escritores, que nos presenteiam com suas descrições que praticamente nos transporta a esta cidade linda!!
    Amei as fotos selecionadas.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. É impossível não se apaixonar por Roma. Apesar de nunca ter ido (ainda, pois tenho esperanças de no futuro estar lá), o cenário é magnífico, e fica complicado resistir ao local. Adorei o post, suspirei bastante ao ler e ver as fotos rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi, pessoal!!
    Muito obrigada pela visita!! Vim responder os comentários! :)

    Paula: Fico feliz que você tenha gostado!! Muito obrigada por sempre me prestigiar!! Pode deixar que eu jogo! Beijo!!

    Lu: Obrigada, Flor!! Que bom que a coluna te proporcionou essa sensação!! Também adoro Roma e espero voltar em breve! Tenho uma ligação forte com a Itália, pois é a terra do meu pai... Beijos!!

    Jacque: É verdade! Roma é realmente inspiradora! Espero que as fotos tenham te transportado um pouquinho para lá! Beijo!!

    Carol: Concordo com você!! E espero que possa ir em breve! :) Fico feliz que tanha gostado! Beijo!!

    Voltem sempre! :)
    Beijão!!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos