[Resenha] Simplesmente Acontece, de Cecilia Ahern


Cecilia Ahern já estava na minha lista de autoras que eu gosto de ler, mas gente, depois de Simplesmente Acontece ela entrou no meu top 10. Não tem como não agradecer à ela por ter escrito uma história tão sensível, linda, divertida, conturbada e apaixonante como essa.

Rosie e Alex são melhores amigos desde pequenos. E quando digo pequenos, é pequenos mesmo, tipo infância. Eles crescem juntos, ou melhor, inseparáveis, e a conexão entre eles dois não poderia ser melhor. Eles dois se conhecem melhor que a ninguém mais, e não planejam se separar. Mas a vida acontece, e Alex tem que se mudar da Irlanda para os Estados Unidos com seus pais no penúltimo ano do Ensino Médio, então os dois acabam tendo que viver suas vidas distante um do outro. Mas eles não planejam fazer isso por muito tempo.


Rosie se candidata à uma faculdade em Boston, perto o bastante da que Alex vai frequentar, para que eles não precisem mais ficar tão distantes. Quando ela consegue sua aprovação, o baile de formatura já está perto de acontecer, e Alex e ela finalmente vão se ver de novo, porque ele vai ser seu par. Tudo estava indo às mil maravilhas. Sua vida não podia estar melhor.
Até que tudo desmorona.

Alex não consegue chegar a tempo do baile de formatura. Ele tem um problema com o voo, e Rosie acaba indo ao baile com um dos caras que ela menos gostava, mas que conhecia desde pequena. Só que o pior ainda nem chegou. Nessa noite, Rosie acaba indo pra cama com ele. E, dias depois, ela descobre que está grávida. Adeus, Boston.
Adeus, Alex.

Daqui pra frente, Alex e Rosie vão viver suas vidas à um oceano de distância. O laço que os une não é alterado pela distância, mas seus sentimentos ficam sempre mais confusos conforme o tempo passa e as coisas vão acontecendo. Há uma distância tão grande, e com destinos tão diferentes, é difícil que os dois continuem sendo quem sempre foram. E é essa mudança que somos convidados a ler durante o livro.

A história toda é passada em forma escrita. Seja em troca de bilhetes, cartas, e-mails, cartões de natal, convites... A história chega, para nós, em fragmentos da vida dos dois. Os acontecimentos vão se revelando de acordo com as nuances da escrita. As assinaturas dos cartões, as despedidas nas cartas, o tom das narrativas, isso é o que dá ao leitor a chance de descobrir como estão Alex e Rosie.

Com o passar dos anos, os dois são obrigados a amadurecer. A aprender a conviver com a falta, a aprender a conviver com o ciúme. Eles precisam decidir se assumem o que sentem além da amizade e arriscam isso, ou se deixam como estar. E depois as coisas começam a envolver outras pessoas, e eles precisam decidir se são fortes o bastante pra tirar os obstáculos do caminho dos dois. 

Uma história de amor tão linda, tão bem contada, tão apaixonante, que eu quis reler o livro assim que terminei. A prova de que, quando a gente espera, até alcançamos. Mas que às vezes é preciso dar um passo em cego e pagar pra ver o que tem do lado escuro. E sobre como um grande amor consegue superar uma vida separada.

0 inspirações:

Postar um comentário

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos