[Resenha] A Passagem - Justin Cronin

     Hoje eu decidi que dormir não era importante. Sim, amigos, pra que dormir quando se tem A Passagem para nos acompanhar madrugada adentro. Por isso, sem mais delongas, vamos nos lançar nessa incrível ficção, lindamente escrita por Justin Cronin. Adianto, aqui, que esse livro é meu favoritão e, claro, não posso deixar de colocar um SUPERINDICO! Se você curte ficção científica apocaliptica, bem elaborada e espessa (um calhamaço de só 800 paginazinhas) então não pode deixar de ler A Passagem. Bora lá?!



     A história, a princípio, pode deixar uma ideia bastante errada. Embora a febre de histórias sobre vampiros tenha estourado recentemente (relativamente falando), A Passagem veio muito antes disso e, para nosso alívio, tomou um rumo bastante diferente. Ainda que livro tenha um misticismo muito forte em sua composição, é o tipo de misticismo obscuro, não consegue ser revelado, é como uma sombra por trás dos personagens. Os vampiros, nesse caso, são criações humanas, pessoas que foram infectadas por um vírus produzido a partir do sangue de uma menina, a pequena Amy Belafonte. 
     Ela era uma criança silenciosa e submissa, obediente enquanto sua mãe realizava tarefas nada convencionais para uma mãe tradicional. Até o dia em que um agente oficial surgiu na vida da garota. Depois disso, não apenas ela, mas o mundo inteiro estava prestes a mudar. A promessa de uma erradicação humana estava bem próxima. Uma onda de humanos transformados, conhecidos como saltadores, fumaças ou dracs, iniciou, e perdurou durante um século, até o dia em que uma galera mais sagaz - habitantes de uma colônia que sobrevivem ao "fim do mundo" - decidiu que era hora de abandonar os muros a sua volta e encontrarem outras perspectivas.
     Claro que os motivos e a estratagema do autor para forçar essa situação é bem mais complexa e elaborada do que isso, mas não vou dizer mais nada, porque, afinal de contas, Justin Cronin tem nas mãos o elemento surpresa, algo presente no final de cada capítulo. Você nunca sabe o que vai acontecer.

     Quando pesquisei sobre o livro, à primeira vista me pareceu com aquele tipo de ficção trash ou, pelo menos, muito clichê, do universo apocaliptico. Bem, não posso dizer que ela ganha o prêmio de originalidade, mas com certeza está longe, muito longe (anos luz, pra ser mais exato) de ser trash. A sofisticação da trama e da narrativa é tão incrível que não tem como não ler compulsivamente. Foi como eu disse, o elemento surpresa nada de braçada nessa história, do início ao fim, e isso o autor demonstra um domínio natural.
     As personagens são bem elaboradas, possuem personalidades fortes e deixam aquela saudade quando vão embora. A ambientação, a arquitetação da atmosfera sombria e misteriosa, a mistura de ciência e sobrenatural, tudo isso compõe uma excelente história, especialmente para os amantes de sci-fi.
     Mas só pra avisar: a história não chega a ser uma total obra de ficção científica. Acredito que ela tenha gêneros bastante misturados, uma espécie de terror também, especialmente quando a história começa a se aproximar do "fim do mundo". Você praticamente ouve o batimento cardíaco dos personagens sob efeito da adrenalina, correndo pelas tubulações de ar ou pela mata fechada, tentando não ser devorado pelos saltadores.
     Apesar dos vários pontos positivos, não posso deixar de dizer que o livro, em suas últimas páginas, reduziu seu ritmo de uma forma meio incômoda, a história chegou a ficar cansativa em alguns pequenos momentos. Mas é claro, isso não quer dizer nada, pois os capítulos finais deixam uma promessa implícita de uma continuação (inclusive existe o segundo livro, ainda não publicado no Brasil).
     A Passagem - o primeiro livro de uma trilogia, escrito em terceira pessoa e com a trama que viaja no futuro, desde o nosso presente até um mundo temporalmente distante, quando tudo é escasso e a população quase foi dizimada pelo alastramento do vírus - é uma ótima pedida de leitura. Com sorte, você vai apreciar tanto quanto eu, e vai acabar favoritando!

É isso aí, amigos Inspirados, espero que tenham gostado!
Ótimas leituras, fiquem na Paz!
 
     

     

4 inspirações:

  1. Pensa em um pessoa que morre de vontade de ler esse livro, porém morre de preguiça. O mesmo acontece com a Crônicas, mas o assunto aqui é a Passagem...
    Parabéns pela resenha, só fez aumentar minha vontade quem sabe eu ainda leio esse ano né?!
    Não sabia que era uma série.
    Essa sua frase me ganhou e assumo que preciso desse livro para ontem :)
    "Você praticamente ouve o batimento cardíaco dos personagens sob efeito da adrenalina, correndo pelas tubulações de ar ou pela mata fechada, tentando não ser devorado pelos saltadores."
    Parabéns pela ótima resenha XD]
    Brubs
    Livros de cabeceira

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ser muito interessante
    Nunca li, mas já li boas resenhas falando sobre
    E essa ideia de vampiros serem criados surpreende bastante
    Estou seguindo

    Beijos
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Morro de vontade de ler esse livro, mas o precinho nada tem colaborado para q eu o compre... Espero conseguir uma promo... Pq dps da sua resenha eu PRECISO ler!
    Beijos,
    Nica
    http://nicasdrafts.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Pedro, adorei a sua resenha, parabéns!! Já li algumas resenhas sobre esse livro e cada vez fico mais interessada em ler a estória! Com certeza essa mistura de gêneros e a trama elaborada contribuem para aumentar meu interesse!! Eu não sabia que tinha tudo isso de página, mas gostei! Livros extensos tendem a nos envolver mais e a aprofundar as características dos personagens!! Com certeza esse título foi para a lista de desejados, espero poder ler em breve!!

    Te espero lá no Prólogo da Leitura, até mais!!

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos