[Resenha] Jogos Vorazes - Suzanne Collins

     ... Então, depois de muia expectativa, você lê aquele livro que tinha virado febre! Será que é bom. Será?



Título: Jogos Vorazes
Livro 1 da Trilogia
Autora: Suazanne Collins
Editora: Rocco 
397 páginas


     Katniss é moradora do Distrito 12. Filha ressentida, irmã dedicada e caçadora clandestina: essas são as suas únicas habilidades que irão acompanhar a jovem tributo até os Jogos Vorazes, uma competição cruel orquestrada pela Capital para entreter todo o povo da nação Panem.
     Durante a colheita, quando são escolhidos dois jogadores - um de cada sexo - dos 12 Distritos, Katniss intercede por sua irmã mais nova, Prim, quando ela é convocada. Tomando o seu lugar, Katniss e o jovem Peeta irão representar o décimo segundo distrito nos Jogos Vorazes!
     Durante o processo, eles são arrumados e passam por minuciosas inspeções para a abertura dos jogos, quando deverão estar apresentáveis e chamativos para os patrocinadores. Depois de toda a burocracia, Katniss, Peeta e outros vinte e dois jogadores são abandonados numa região onde precisarão digladiar até a morte, e apenas um sairá vivo.
     Muitas alianças serão feitas, e todas serão quebradas. Fome, cansaço, delírio, tudo isso está bem longe de definir o desespero que os tributos - assim chamados os 24 participantes - irão sentir. A única coisa que nós, leitores, podemos fazer é assistir ao desenrolar dos jogos, e torcer pelo nosso preferido.


     BBB é para os fracos! Isso mesmo, reality show que se preza tem que ter o flechas rasgando, galera pulando de galho em galho e muita gente explodindo. Imagine você em uma floresta, procurando por provisões, com apenas um canivete e uma asa de ganso na bolsa. Imagine a sua ansiedade, esperando desesperadamente que um pratocinador mande uma caixinha com para-quedas, cheia de remédios e comida. Imagine, agora, você de frente a um jovem, dezoito anos ou menos, sabendo que o sujeito quer te matar. Pior, você precisa matá-lo, ou nunca sairá de lá. Não existe segundo e terceiros lugares. Apenas um, e ninguém é vitorioso.
     Uma proposta incrível, de encher os olhos! Mas será que ela se cumpre? Hm...

     Não é um livro ruim, e não me arrependi da compra, mas com certeza o livro não chegou nem perto do nível de qualidade que prometia. Suzanne Collins estava muito inspirada quando criou um mundo futurista, onde a América do Norte foi mortalmente reduzida a nação Panem, onde a tecnologia avançou anos além do nosso conhecimento, onde criaturas geneticamente alteradas estão em todos os lugares, enfim, uma viagem apaixonante. Mas a narrativa da autora parece não ter sido bem amparada pela trama.
     Escrito em primeira pessoa, vivenciamos a aventura sob os olhos de Katniss. Narrado no presente - como se os eventos acontecessem simultaneamente a nossa leitura - a protagonista descreve desde as suas aventuras inocentes em sua casa, na floresta, até a sua chegada à Capital, onde será sumariamente enfiada numa jaula que promete ser o seu mundo pelos próximos dias. No entanto, ela não me convence de todo. As descrições deixam a desejar, desde os cenários até as batalhas. O ritmo da trama é lento em alguns momentos que deveriam ser apressados, há situações em que a leitura fica muito cansativa, em inércia. Outros momentos, porém, compensam a falta do frenesi. Uma porção de vezes eu comecei a ler numa ansiosidade e surpresa, afinal depois de chegar às cem páginas, eu não esperava por esses momentos de reviravolta, e é aí que a leitura vale a pena.
     Katnis precisou suar para ganhar minha afeição. Além disso, ela passa uma boa parte descrevendo coisas que não são tão relevantes, mas na hora do 'vamo vê', do quebra-pau, ela deixa de fazer algumas descrições mais profundas que, com certeza, fariam a leitura ficar muito mais convidativa.

     O livro, em sua totalidade, é bom. Não é amador e, se comparado com muitas obras que ganham a paixão do público, acredito que Jogos Vorazes faz jus ao seu sucesso. Suzanne Collins acabou ganhando minha simpatia pela obra e, quando acabei de ler, precisei admitir pra mim mesmo como eu estava curioso pelo segundo volume.
     Ainda não vi a produção cinematográfica baseada no filme, mas posso dizer que algumas histórias ficam muito melhores na tela, por isso não me surpreenderia se Jogos Vorazes se tornasse um dos meus filmes preferidos do ano.

É isso aí, moçada! Espero que tenham curtido mais uma resenha!
Fiquem na Paz!

6 inspirações:

  1. Pedro!
    Este livro está badaladíssimo!
    Gostei muito da resenha e quero ler o livro.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Adoro Jogos Vorazes! Toda vez que vejo resenha quero ler os livros de novo. Pena que não tem tempo pra isso =/
    Ah, é muito bom! Melhor ainda é o segundo livro!

    ResponderExcluir
  3. E essa virada de acontecimentos que já de JV um dos melhores que já li, não entendi muito bem porque você não gostou muito em umas partes, mas tudo bem, talvez esse não seja lá seu tipo de leitura, mas que a autora sabe dominar o que escreve não podemos negar. Excelente resenha Pedro, parabéns. Ainda bem que tu elogiou com maestria e total sinceridade, isso que vale. ^^

    ResponderExcluir
  4. BBB é para os fracos! Isso mesmo, reality show que se preza tem que ter o flechas rasgando, galera pulando de galho em galho e muita gente explodindo. Adoreeei essa frase ^^

    Mesmo você não gostando taanto assim...deu pra perceber que o livro é BOM!!! E só me fez aumentar a vontade de ler ^^
    Parabéns pela resenha e sinceridade
    Abraços
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Eu estou bem na metade de Jogos vorazes e gostando muito, realmente BBB é para os fracos mas o livro é, de certa forma, uma grande crítica a todos os reality shows e à manipulação que impera nesse tipo de programa. O ritmo do livro é vertiginoso e mal posso esperar para ler a continuação que pelo que li não é tão empolgante, mas é preciso passar pelo segundo livro para chega À esperança.

    ResponderExcluir
  6. Hey Pedro!
    Confesso que fiquei super curiosa pra ler Jogos Vorazes, ainda mais quando todos os blogs começaram a publicar resenhas e críticas elogiando, mas isso acaba gerando uma expectativa enorme e sempre me causa frustração. Ler um livro sem esperar nada dele é bem melhor, mas como o "estrago" já foi feito eu fico feliz em ler resenhas como a do seu blog, que não contem spoiler. Vi o "anuncio" da resenha do segundo livro no seu twitter e pensei em entrar e ver como seria a resenha do primeiro, e parabéns! Gostei muito da forma como você critica os livros, os pontos que acha relevante em uma leitura. Não sou muito fã de certas narrações em primeira pessoa nos livros justamente por apresentar somente uma visão dos fatos e em horas importantes na história começar a se distrair e mudar o foco. Apesar de você não ter gostado muito do livro e da sua resenha ter sido não muito motivante eu fiquei interessada na história depois que você disse que se sentiu curioso quanto ao segundo livro. Não sou fã de BBB, mas a história me chamou a atenção. Espero ter uma visão um pouquinho diferente da que você teve, ou me decepcionar menos. HaShusaus Quanto ao filme, poucos foram as produções cinematográficas baseadas em livros que me deixaram felizes, mas sou meio chata quanto a isso, contudo acho que concordo com você que esse livro, pelo que eu li e pesquisei, possa ser um bom filme. Bem, desculpe por falar tanto (livros me fazem falar mais do que o normal ><) e parabéns pelo blog!
    Um beijo!

    Bárbara Emerich Mórtimer
    Blog Quero Um Romance...

    ResponderExcluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos