[Resenha] Em Chamas - Suzanne Collins

     E a saga continua! O segundo livro da trilogia Jogos Vorazes veio para botar mais lenha na fogueira da Garota Quente! Bora conferir?



Título: Em Chamas
Livro 2 da trilogia Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
413 páginas


     Depois da tortuosa competição dos Jogos Vorazes, de uma grande recepção pela Capital e uma reviravolta inédita na história dos Jogos, Katniss Everdeen consegue sobreviver com seu amigo Peeta. De volta no Distrito 12, eles desfrutam de seus prêmios pela vitória, mas a paz nunca esteve presente. 
     Desde o instante em que Katniss decidiu enfrentar a Capital, deu início a uma comoção pública. Agora, em casa, ela vai perceber como a autoridades de Panem podem ser bem incisivas quando querem eliminar um problema. As alianças começam a surgir, mas os inimigos também. A jogem vencedora, ao lado de seu parceiro Peeta, será a faísca que a sociedade tanto necessitava para reagir? E agora? Os eventos culminarão numa guerra? O sistema será derrubado? Ou a resistência irá vencer? O que irá acontecer? Isso é mais um capítulo de Maria do Bairro? Quem matou Odete Roitman? Não, pera.

     Enfim, deixando de lado a piada (que foi divertidíssima) vamos focar aqui no livro, faz favor.

ronc...

     
     Então... Dando linha à resenha, vamos ao que interessa =)
     Jogos Vorazes veio com uma proposta original (no universo da moda literária), mas não era todo encanto e belezura no primeiro livro. Como disse antes, embora tenha o seu mérito pelo sucesso, não era um livro genial em desenvolvimento, o que, na minha opinião, era comprometido principalmente pela narrativa. 
     Na continuaçao da saga, no entanto, o livro parece ter ganhado peso depois da primeira aventura. A narrativa tem mais substância, os personagens parecem mais interessantes e a reviravolta na trama confere um amadurecimento forçado. Claro que isso foi bem interessante pra história, mesmo porque o leitor acompanha o trauma sofrido nas vidas de Katniss e Peeta, e todos a volta deles. Especialmente em Peeta nota-se um crescimento como personagem, enquanto Katniss mantém mais ou menos a mesma forma recebida no primeiro livro da trilogia.
     A questao da narrativa, porém, ainda é a que mais incomoda. Em primeira pessoa, é Katniss quem conta as suas aventuras (um pouco menos mortíferas, se querem a minha opinião). E há ainda a inserção de novos personagens na trama que se torna muito turbulenta, e não dá tempo de apresentar todos aos leitores e, assim, você tem apenas uma impressão muito superficial de boa parte deles.
     Acredito que Suzanne Collins poderia ter feito um trabalho muito melhor se tivesse sido mais generosa no consumo de papel. A trama e a complexidade de um novo mundo, futurista e com uma rebelião crescente, pedia por mais descrições, porém mais relevantes. Ao que parece, a autora gastou tempo demais descrevendo roupas de personagens e a moda da Capital do que, de fato, a ambientação da arena ou os duelos entre os tributos (assim chamados os convocados para os Jogos Vorazes).  Para se ter um exemplo, ela gastou uma página inteira descrevendo um personagem e outra página com o vestido, mas bastou duas frases para matar três pessoas durante os jogos. Para um livro entitulado Em Chamas, eu gostaria de ver as coisas pegando fogo de verdade.
     Surpreendentemente, mesmo diante de tantos 'contras', a história tem o seu encanto, e isso foi o suficiente para me manter preso á leitura quase todo o tempo. Novamene, Jogos Vorazes tem a minha simpatia (o que é curioso, hehe) e, pelo andar da carruagem, talvez A Esperança, terceiro livro da trilogia, vai apresentar elementos ainda mais empolgantes. Mesmo porque o final do segundo livro foi bem "UAU" e não tem como negar: se você começa a ler a saga, eventualmente sentirá necessidade em terminá-la, e isso vale até mesmo pra mim, um abandonador de leituras renomado.
    
     E aí, moçada? Concordam comigo? Ou só querem me esfolar vivo? :)

     Excelente leitura pra todo mundo! Fiquem na Paz!

7 inspirações:

  1. Eu li a saga há algum tempo já, mas sem sombra de dúvidas o Em Chamas é o meu favorito. Apesar de concordar com a parte de falta de descrição em certos momentos e descrições desnecessárias em outros, que eu nem dei muita importância nos dois primeiros livros da saga, mas o terceiro foi um pouco desapontador nesse sentido e eu entendo que quando a narrativa acontece em 1ª pessoa, algumas coisas eventualmente não serão totalmente explicadas como gostaríamos e sim como o personagem acha que é.
    Adorei sua resenha, até agora só tinha lido resenhas totalmente positivas e é bom quando alguém da uma discordada bem estruturada pra variar... =)
    De qualquer modo a saga é ótima e vale a pena ser conferida. Não desiste de ler o ultimo aí...^^

    ResponderExcluir
  2. Concordo totalmente meu gênio...
    Eu adorei esse livro, pra mim a autora deveria ter aparado nesse que todos seriam felizes para sempre, mas agora estou com medo de ler o último da série, visto que muitos falaram que foi uma "merda", mas tudo bem, vou ter que enfrentar a "fera" de qualquer forma.
    A resenha destacou tudo o que senti, Em Chamas foi um dos melhores que li no ano de 2012. E os acontecimentos estão frescos na minha memória até hoje, acredita, quero Katniss pra mim. ♥

    ResponderExcluir
  3. Morri com esse livro! Que desespero do inferno foi ler isso. Não tinha como parar!!!! E eu ali pasma com cada final de capítulo. É o melhor dos 3 na minha opinião. Morte cardíaca literária, seu coração para porque não dá não! Demais *-*

    ResponderExcluir
  4. Discordar é sempre bom. Nem tudo agrada a todos.

    Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo Jogos Vorazes. Mas opiniões diferentes são super bem-vindas. Uma coisa que você não gostou, é a que eu mais gosto. Amo a autora descrever as coisas mais bobas (como roupas... rs...) mais detalhadamente e passar rápido pelas mortes. Se o livro fosse como você gostaria que fosse, certamente eu não teria estômago pra ler.

    Já terminei de ler a trilogia, e Jogos Vorazes sempre será o meu livro preferido dos três. Me surpreendeu demais, a autora me conquistou logo de cara.

    Comentar essa resenha me lembrou de uma coisa... saiu o resultado da promoção Robin Hood? Não vi por aqui... é que minha resposta está diretamente relacionada a esta resenha! hahaha...

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ju!
      eu não me esqueci da promoção não rs
      Desculpe-me pela demora, é que eu estou dependendo de dois amigos para me ajudar na avaliação, mas em breve (espero que essa semana) eu posto o resultado, ok?
      abração! =)

      Excluir
    2. tudo bem, era só curiosidade mesmo... achei minha resposta péssima! hahaha... beijo!

      Excluir

Sua opinião = espinafre
Eu = Popeye
Spam = Brutus
~~
Fique à vontade, dê sua opinião, diga o que pensa, critique e elogie. Só não perca a chance de ser lido ou ouvido quando lhe for dada essa oportunidade! xD
Boa leitura, e vai pela sombra \o/

 
Base feita por Adália Sá | Editado por Luara Cardoso | Não retire os créditos